Renegociações dos contratos de concessões rodoviárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Jéssica Tamara de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25250
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.965
Resumo: Os contratos de concessão, por serem complexos e de longa duração, são incompletos por natureza, e por isso estão sujeitos a renegociações para ajustá-los às contingências que não foram contempladas nos contratos. No entanto, o uso excessivo das renegociações é um alerta de comportamento oportunista que pode trazer prejuízos para a administração pública e para os usuários. Em razão disso, este estudo tem como objetivo investigar as variáveis associadas às renegociações dos contratos de concessão, na modalidade comum, das rodovias federais brasileiras. Para isso, foram coletados dados no site da ANTT referentes aos 22 contratos de concessão administrados por esta agência e dados políticos e econômicos do país. Foram levantadas doze hipóteses e, após a coleta, foram utilizadas técnicas da estatística descritiva e econométricas, regressão logística simples e múltipla. Conforme os resultados, foram aceitas seis hipóteses: as associações entre o tempo decorrido, o valor da tarifa básica, os índices qualidade regulatória, controle da corrupção e eficácia governamental e o ano de realização de eleições federais com a ocorrência de renegociações. Mas, foram rejeitadas as outras seis hipóteses de associação entre a ocorrência de renegociações com a duração do contrato, extensão concessionada, valor dos investimentos, variação do PIB, resultado financeiro e o indicador de governança do estado de direito.
id UFU_374a568b6ab332e611e9cea8a729cf33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/25250
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2019-05-27T13:47:49Z2019-05-27T13:47:49Z2019-02-18BESSA, Jéssica Tamara de. Renegociações dos contratos de concessões rodoviárias. 2019. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.965https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25250http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.965Os contratos de concessão, por serem complexos e de longa duração, são incompletos por natureza, e por isso estão sujeitos a renegociações para ajustá-los às contingências que não foram contempladas nos contratos. No entanto, o uso excessivo das renegociações é um alerta de comportamento oportunista que pode trazer prejuízos para a administração pública e para os usuários. Em razão disso, este estudo tem como objetivo investigar as variáveis associadas às renegociações dos contratos de concessão, na modalidade comum, das rodovias federais brasileiras. Para isso, foram coletados dados no site da ANTT referentes aos 22 contratos de concessão administrados por esta agência e dados políticos e econômicos do país. Foram levantadas doze hipóteses e, após a coleta, foram utilizadas técnicas da estatística descritiva e econométricas, regressão logística simples e múltipla. Conforme os resultados, foram aceitas seis hipóteses: as associações entre o tempo decorrido, o valor da tarifa básica, os índices qualidade regulatória, controle da corrupção e eficácia governamental e o ano de realização de eleições federais com a ocorrência de renegociações. Mas, foram rejeitadas as outras seis hipóteses de associação entre a ocorrência de renegociações com a duração do contrato, extensão concessionada, valor dos investimentos, variação do PIB, resultado financeiro e o indicador de governança do estado de direito.The concession contracts, because they are complex and long-lasting, are incomplete in nature, and therefore are subject to renegotiations to adjust them to the contingencies that were not contemplated in the contracts. However, the excessive use of renegotiations is an alert of opportunistic behavior that can harm public administration and users. As a result, this study aims to investigate the variables associated with the renegotiations of the concession contracts, in the common modality, of the Brazilian federal highways. For this purpose, data were collected on ANTT's website regarding the 22 concession contracts administered by this agency and the country's political and economic data. Twelve hypotheses were collected and, after the collection, descriptive and econometric statistics techniques, simple and multiple logistic regression were used. According to the results, six hypotheses were accepted: the associations between elapsed time, basic tariff value, regulatory quality indexes, corruption control and government effectiveness, and the year of federal elections with the occurrence of renegotiations. However, the other six hypotheses of association between the occurrence of renegotiations with the contract duration, concessioned extension, value of the investments, PIB variation, financial result and the governance indicator of the rule of law were rejected.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Ciências ContábeisBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASRenegociação de contratos de concessãoVariáveis associadas às renegociaçõesContabilidadeRenegociação de contratos administrativosContratos administrativos - RenegociaçãoTransporte rodoviário - Contratos administrativosRenegotiation of concession contractsVariables associated with renegotiationsRenegociações dos contratos de concessões rodoviáriasRenegotions of road concession contractsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAndrade, Maria Elisabeth Moreira Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/0096454436809091Tavares, MarceloReina, Diane Rossi Maximianohttp://lattes.cnpq.br/1116863222853895Bessa, Jéssica Tamara de58info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALRenegociaçãoContratosConcessões.pdfRenegociaçãoContratosConcessões.pdfDissertação ou Teseapplication/pdf1632522https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25250/1/Renegocia%c3%a7%c3%a3oContratosConcess%c3%b5es.pdf1311f7907e6132d7f884c7d20046c328MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25250/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTRenegociaçãoContratosConcessões.pdf.txtRenegociaçãoContratosConcessões.pdf.txtExtracted texttext/plain113775https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25250/3/Renegocia%c3%a7%c3%a3oContratosConcess%c3%b5es.pdf.txt053c8f0fb862e35d4a88741fda8b3c9aMD53THUMBNAILRenegociaçãoContratosConcessões.pdf.jpgRenegociaçãoContratosConcessões.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25250/4/Renegocia%c3%a7%c3%a3oContratosConcess%c3%b5es.pdf.jpgabcf3409e26980bffead325e3da4fdc4MD54123456789/252502019-05-28 03:06:19.619oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:08:15.207356Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Renegociações dos contratos de concessões rodoviárias
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Renegotions of road concession contracts
title Renegociações dos contratos de concessões rodoviárias
spellingShingle Renegociações dos contratos de concessões rodoviárias
Bessa, Jéssica Tamara de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Renegociação de contratos de concessão
Variáveis associadas às renegociações
Contabilidade
Renegociação de contratos administrativos
Contratos administrativos - Renegociação
Transporte rodoviário - Contratos administrativos
Renegotiation of concession contracts
Variables associated with renegotiations
title_short Renegociações dos contratos de concessões rodoviárias
title_full Renegociações dos contratos de concessões rodoviárias
title_fullStr Renegociações dos contratos de concessões rodoviárias
title_full_unstemmed Renegociações dos contratos de concessões rodoviárias
title_sort Renegociações dos contratos de concessões rodoviárias
author Bessa, Jéssica Tamara de
author_facet Bessa, Jéssica Tamara de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Maria Elisabeth Moreira Carvalho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0096454436809091
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tavares, Marcelo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Reina, Diane Rossi Maximiano
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1116863222853895
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, Jéssica Tamara de
contributor_str_mv Andrade, Maria Elisabeth Moreira Carvalho
Tavares, Marcelo
Reina, Diane Rossi Maximiano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Renegociação de contratos de concessão
Variáveis associadas às renegociações
Contabilidade
Renegociação de contratos administrativos
Contratos administrativos - Renegociação
Transporte rodoviário - Contratos administrativos
Renegotiation of concession contracts
Variables associated with renegotiations
dc.subject.por.fl_str_mv Renegociação de contratos de concessão
Variáveis associadas às renegociações
Contabilidade
Renegociação de contratos administrativos
Contratos administrativos - Renegociação
Transporte rodoviário - Contratos administrativos
Renegotiation of concession contracts
Variables associated with renegotiations
description Os contratos de concessão, por serem complexos e de longa duração, são incompletos por natureza, e por isso estão sujeitos a renegociações para ajustá-los às contingências que não foram contempladas nos contratos. No entanto, o uso excessivo das renegociações é um alerta de comportamento oportunista que pode trazer prejuízos para a administração pública e para os usuários. Em razão disso, este estudo tem como objetivo investigar as variáveis associadas às renegociações dos contratos de concessão, na modalidade comum, das rodovias federais brasileiras. Para isso, foram coletados dados no site da ANTT referentes aos 22 contratos de concessão administrados por esta agência e dados políticos e econômicos do país. Foram levantadas doze hipóteses e, após a coleta, foram utilizadas técnicas da estatística descritiva e econométricas, regressão logística simples e múltipla. Conforme os resultados, foram aceitas seis hipóteses: as associações entre o tempo decorrido, o valor da tarifa básica, os índices qualidade regulatória, controle da corrupção e eficácia governamental e o ano de realização de eleições federais com a ocorrência de renegociações. Mas, foram rejeitadas as outras seis hipóteses de associação entre a ocorrência de renegociações com a duração do contrato, extensão concessionada, valor dos investimentos, variação do PIB, resultado financeiro e o indicador de governança do estado de direito.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-27T13:47:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-27T13:47:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BESSA, Jéssica Tamara de. Renegociações dos contratos de concessões rodoviárias. 2019. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.965
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25250
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.965
identifier_str_mv BESSA, Jéssica Tamara de. Renegociações dos contratos de concessões rodoviárias. 2019. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.965
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25250
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25250/1/Renegocia%c3%a7%c3%a3oContratosConcess%c3%b5es.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25250/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25250/3/Renegocia%c3%a7%c3%a3oContratosConcess%c3%b5es.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25250/4/Renegocia%c3%a7%c3%a3oContratosConcess%c3%b5es.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1311f7907e6132d7f884c7d20046c328
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
053c8f0fb862e35d4a88741fda8b3c9a
abcf3409e26980bffead325e3da4fdc4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1797425578318495744