Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14407 |
Resumo: | The use of a computer system for vehicle routing is essential for the competitiveness of companies working with distribution of resources and products. Despite high cost, such a system ofiers a guaranteed return on investment made. Using a Metaheuristics techniques combined with the resources currently ofiered by web, free development tools can be developed routing systems with features, performance and eficiency very close to commercial systems. In this work, was first performed a study of the theoretical foundations of Genetic Algorithms. Using the Java programming language, is implemented a set of routines common to the AGs, in the form of a library of development. With this routines, was developed an algorithm routes of vehicles with support for multiple routes and various types of calculations of costs between locations. To improve the performance of the algorithm implemented, we used the technique of local search 2opt, and are thus resulting in a Hybrid Genetic Algorithm. This algorithm was used as a core for the development of a functional prototype of a web vehicles routing system capable of handling the geographical coordinates of settlements in land surface and create routes on a map of vehicles considering the vehicular trafic routes . The system also generates a detailed list of routes and close to describing direction to be taken on each site to facilitate the work of a driver of the vehicle. |
id |
UFU_6ea81a929662e4e0b60e922d18c8246a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/14407 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:38:31Z2009-06-012016-06-22T18:38:31Z2008-12-05OLIVEIRA, Rodrigo César de. Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos. 2008. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14407The use of a computer system for vehicle routing is essential for the competitiveness of companies working with distribution of resources and products. Despite high cost, such a system ofiers a guaranteed return on investment made. Using a Metaheuristics techniques combined with the resources currently ofiered by web, free development tools can be developed routing systems with features, performance and eficiency very close to commercial systems. In this work, was first performed a study of the theoretical foundations of Genetic Algorithms. Using the Java programming language, is implemented a set of routines common to the AGs, in the form of a library of development. With this routines, was developed an algorithm routes of vehicles with support for multiple routes and various types of calculations of costs between locations. To improve the performance of the algorithm implemented, we used the technique of local search 2opt, and are thus resulting in a Hybrid Genetic Algorithm. This algorithm was used as a core for the development of a functional prototype of a web vehicles routing system capable of handling the geographical coordinates of settlements in land surface and create routes on a map of vehicles considering the vehicular trafic routes . The system also generates a detailed list of routes and close to describing direction to be taken on each site to facilitate the work of a driver of the vehicle.A utilização de um sistema computacional de roteirização de veículos é imprescindível para a competitividade de empresas que trabalham com distribuição de recursos e produtos. Apesar de demandar um alto custo, esse tipo de sistema oferece um retorno garantido do investimento feito. Utilizando-se as técnicas de Metaheurísticas combinadas com os recursos oferecidos livremente pela web é possível desenvolver sistemas de roteirização com funcionalidades, desempenho e eficiência bem próximos a sistemas comerciais. Nesse trabalho, primeiramente foi realizado um estudo dos fundamentos teóricos dos Algoritmos Genéticos. Utilizando-se a linguagem de programação Java, implementou-se um conjunto de rotinas comuns para os AGs, sob forma de uma biblioteca de desenvolvimento. De posse dessas rotinas, foi desenvolvido um algoritmo de roteirização de veículos com suporte a múltiplas rotas e diversos tipos de cálculos de custos entre localidades. Para a melhoria do desempenho do algoritmo implementado, utilizou-se a técnica de busca local 2opt, resultando-se assim em um Algoritmo Genético Híbrido. Esse algoritmo foi utilizado como núcleo para o desenvolvimento de um protótipo funcional de um sistema web de roteirização de veículos capaz de manipular as coordenadas geográficas de localidades na superfície terrestre e gerar um mapa com as rotas de veículos considerando as vias de circulação veiculares. O sistema gera também uma lista detalhada das rotas e descrevendo minunciosamente a direção a ser tomada em cada trecho, facilitando a atuação do condutor do veículo.Mestre em Ciênciasapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaUFUBREngenhariasAlgoritmos genéticos HíbridosRoteirizaçãootimizaçãoAlgoritmos genéticosHybrid genetic algorithmsRoutingOptimizationCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAUtilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisYamanaka, Keijihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8Soares, Alexsandro Santoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795877Y2Lima, Luciano Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713834D5Oliveira, Rodrigo César deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILRodrigo.pdf.jpgRodrigo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1416https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14407/3/Rodrigo.pdf.jpg0218bb944ce14b654e8676081850bb2cMD53ORIGINALRodrigo.pdfapplication/pdf2773009https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14407/1/Rodrigo.pdfba2e01c8e0a968633e7e28c32b3a86b0MD51TEXTRodrigo.pdf.txtRodrigo.pdf.txtExtracted texttext/plain89395https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14407/2/Rodrigo.pdf.txt3ade4449e6a4d2ca56126c9545621a79MD52123456789/144072016-06-23 03:54:59.679oai:repositorio.ufu.br:123456789/14407Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:08:03.264326Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos |
title |
Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos |
spellingShingle |
Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos Oliveira, Rodrigo César de Algoritmos genéticos Híbridos Roteirização otimização Algoritmos genéticos Hybrid genetic algorithms Routing Optimization CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
title_short |
Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos |
title_full |
Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos |
title_fullStr |
Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos |
title_full_unstemmed |
Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos |
title_sort |
Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos |
author |
Oliveira, Rodrigo César de |
author_facet |
Oliveira, Rodrigo César de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Yamanaka, Keiji |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Soares, Alexsandro Santos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795877Y2 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lima, Luciano Vieira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713834D5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rodrigo César de |
contributor_str_mv |
Yamanaka, Keiji Soares, Alexsandro Santos Lima, Luciano Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Algoritmos genéticos Híbridos Roteirização otimização Algoritmos genéticos |
topic |
Algoritmos genéticos Híbridos Roteirização otimização Algoritmos genéticos Hybrid genetic algorithms Routing Optimization CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hybrid genetic algorithms Routing Optimization |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
description |
The use of a computer system for vehicle routing is essential for the competitiveness of companies working with distribution of resources and products. Despite high cost, such a system ofiers a guaranteed return on investment made. Using a Metaheuristics techniques combined with the resources currently ofiered by web, free development tools can be developed routing systems with features, performance and eficiency very close to commercial systems. In this work, was first performed a study of the theoretical foundations of Genetic Algorithms. Using the Java programming language, is implemented a set of routines common to the AGs, in the form of a library of development. With this routines, was developed an algorithm routes of vehicles with support for multiple routes and various types of calculations of costs between locations. To improve the performance of the algorithm implemented, we used the technique of local search 2opt, and are thus resulting in a Hybrid Genetic Algorithm. This algorithm was used as a core for the development of a functional prototype of a web vehicles routing system capable of handling the geographical coordinates of settlements in land surface and create routes on a map of vehicles considering the vehicular trafic routes . The system also generates a detailed list of routes and close to describing direction to be taken on each site to facilitate the work of a driver of the vehicle. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-05 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-06-01 2016-06-22T18:38:31Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:38:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rodrigo César de. Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos. 2008. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14407 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Rodrigo César de. Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos. 2008. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Engenharias |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14407/3/Rodrigo.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14407/1/Rodrigo.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14407/2/Rodrigo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0218bb944ce14b654e8676081850bb2c ba2e01c8e0a968633e7e28c32b3a86b0 3ade4449e6a4d2ca56126c9545621a79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1797425577103196160 |