“Sou uma alma da belle époque”: a família carioca na visão emblemática de Nelson Rodrigues - 1916-1962

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leandro Antônio dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29029
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.336
Resumo: A tese de doutorado que se apresenta tem por objetivo diagnosticar a concepção estilística e histórica de Nelson Rodrigues (1916-1962) sobre o Rio de Janeiro, no período em que fixou residência na cidade. Desvenda-se uma ampla capacidade do escritor de adentrar à realidade a qual estava inserido, seja no campo teatral ou jornalístico, espaços que transmitiu impressões sobre a vida; bem como, destacar a experiência de Nelson Rodrigues enquanto produtor de cultura escrita no Rio de Janeiro e de mobilizar o eixo temático da família carioca imersa na transformação do espaço citadino. A pesquisa busca ancorar o seu referencial teórico no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg que procura decifrar a realidade a partir dos detalhes, sinais, indícios e da visão emblemática de uma determinada realidade social. Isso significa que o olhar está voltado para o comum, o banal, e o cotidiano que se torna matéria prima original na representação do homem moderno. Logo, a família é uma categoria presente, de forma atuante, na historicidade do pensamento de Nelson Rodrigues, habilidoso em retratar a sociabilidade carioca da zona norte. Imbuído de uma imaginação criativa e sensível ao real, nesse processo, está a cidade como panorama de transformação dos indivíduos que nela habitam, corporificando práticas sociais diferentes. Por esse viés, a percepção de várias cidades dentro de uma só, alimenta toda a habilidade do escritor em recriar pela ótica ficcional os seus tipos sociais, permeados de ritmos de vivências urbanas, revelando a heterogeneidade de sua narrativa. Procura-se através de uma metodologia de análise de suas obras teatrais e jornalísticas perceber o íntimo social de um escritor que busca, diante da época de sua vivência, situar sua concepção crítica sobre o que é estar sentindo as transformações históricas de seu tempo, numa eterna visão romântica da vida. Palavras-chave: Família. Moral. Teatro. Práticas. Cotidiano.
id UFU_96f794698bee5dd2ca53d00bc8ac7bc8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/29029
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2020-03-23T12:28:51Z2020-03-23T12:28:51Z2020-02-27SANTOS, Leandro Antônio dos. “Sou uma alma da belle époque”: a família carioca na visão emblemática de Nelson Rodrigues - 1916-1962. 2020. 224 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.336https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29029http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.336A tese de doutorado que se apresenta tem por objetivo diagnosticar a concepção estilística e histórica de Nelson Rodrigues (1916-1962) sobre o Rio de Janeiro, no período em que fixou residência na cidade. Desvenda-se uma ampla capacidade do escritor de adentrar à realidade a qual estava inserido, seja no campo teatral ou jornalístico, espaços que transmitiu impressões sobre a vida; bem como, destacar a experiência de Nelson Rodrigues enquanto produtor de cultura escrita no Rio de Janeiro e de mobilizar o eixo temático da família carioca imersa na transformação do espaço citadino. A pesquisa busca ancorar o seu referencial teórico no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg que procura decifrar a realidade a partir dos detalhes, sinais, indícios e da visão emblemática de uma determinada realidade social. Isso significa que o olhar está voltado para o comum, o banal, e o cotidiano que se torna matéria prima original na representação do homem moderno. Logo, a família é uma categoria presente, de forma atuante, na historicidade do pensamento de Nelson Rodrigues, habilidoso em retratar a sociabilidade carioca da zona norte. Imbuído de uma imaginação criativa e sensível ao real, nesse processo, está a cidade como panorama de transformação dos indivíduos que nela habitam, corporificando práticas sociais diferentes. Por esse viés, a percepção de várias cidades dentro de uma só, alimenta toda a habilidade do escritor em recriar pela ótica ficcional os seus tipos sociais, permeados de ritmos de vivências urbanas, revelando a heterogeneidade de sua narrativa. Procura-se através de uma metodologia de análise de suas obras teatrais e jornalísticas perceber o íntimo social de um escritor que busca, diante da época de sua vivência, situar sua concepção crítica sobre o que é estar sentindo as transformações históricas de seu tempo, numa eterna visão romântica da vida. Palavras-chave: Família. Moral. Teatro. Práticas. Cotidiano.The doctoral thesis presented here aims to diagnose Nelson Rodrigues' stylistic and historical conception (1916-1962) about Rio de Janeiro, during the period when he took up residence in the city. A wide capacity of the writer to discover the reality to which he was inserted, both in the theatrical and journalistic fields, reveals spaces that transmitted impressions about life; as well as to highlight Nelson Rodrigues' experience as a producer of written culture in Rio de Janeiro and to mobilize the thematic axis of the carioca family immersed in the transformation of the city space. The research seeks to anchor its theoretical framework in the indicative paradigm of Carlo Ginzburg that seeks to decipher reality from the details, signs, evidence and the emblematic vision of a given social reality. This means that the gaze is turned to the common, the banal, and the everyday that becomes the original raw material in the representation of modern man. Therefore, the family is an active category, present in the historicity of Nelson Rodrigues' thinking, skilled in portraying Rio's sociability in the northern zone. Imbued with a creative imagination and sensitive to the real, in this process, the city is seen as a panorama of transformation of the individuals who inhabit it, embodying different social practices. Due to this bias, the perception of several cities within one, feeds all the writer's ability to recreate his social types through fictional optics, permeated by the rhythms of urban experiences, revealing the heterogeneity of his narrative. Through a methodology of analysis of his theatrical and journalistic works, he seeks to perceive the social intimacy of a writer who, in view of the time of his experience, seeks to situate his critical conception of what it is to be feeling the historical transformations of his time, in a eternal romantic view of life. Keywords: Family. Moral. Theater. Practices. Daily.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICAFamíliaMoralTeatroPráticasCotidianoFamilyTheaterPracticesDaily“Sou uma alma da belle époque”: a família carioca na visão emblemática de Nelson Rodrigues - 1916-1962“I am a soul of belle époque”: the carioca family in the emblematic vision of Nelson Rodrigues - 1916-1962info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSantos, Regma Maria doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721709H2&tokenCaptchar=03AERD8Xo1q9dzrrW7hF_WuKRWRcEhpHyvXiDfrdcbLciK7uRNDnH3okPWjlpx80J5ZFZWWwUwGWxMWs8o_vupd0lmx74qST3WOsydm0MNesPSFtGpm-DJ7lqgx67FmTNPa5OBueoldgCgNFwTjEYulgEJCF23nuCoIQiF6T0giIwUV3eMJ1yt61QKEeyRh1WuCbhNReP_dxG82-Lgk-geLbMe43swewGiCzQQopbefDb5SK2Yo60E3PFX1dK0JUFOzBe9QhfCy1ONdXURbFuek34RG2YEb3WzMh4A-7XPHAtwa7bBFdPs4T3Iij_dM4GARUQPK1H7PIgpHVAO_9RrrXsonsH8YFd548NKtOVT2w1O-zSzPuqmUspO9bt51eT0Y7s0H4Cw3hWxM5ms-08FQKstVfxbeVRk1wPereira, Kenia Maria de Almeidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727342A7&tokenCaptchar=03AERD8XpjDyfgfn7KrJ1uUDg_g3YQgvM9NsGomS0OFzCEYWOh7hNi478j41_xxpF-CIf3RjYfrIF0fG4TVRFtF0RxN8VMqgaOA0wuZPUQq4WJFtj4k_ALcnp2U8wwXjTWz8DCpe6sc8BKj16jJp30Bct7O_wD5aHGDM-u1sZWndPZlEt4VOe0Cq4FrSyvtuhPF2yuy1ZpdQoi5fhpWU6n61VaQOW4-No2V8le-ZhFSCiuqlvQsMKLd37P5e3oRni9q0kTG3WIkB28bB4OlDrwDM4jthwU8hvMd8vbUhrY1bYA-I1bXuAzqJoNQ4KZaJOYkkuudp27y-blHCI5pEPKzHzz1n1bfIgfcuV57o5EheZVI_-4FlqMzSJp04f0sKSvquhbHFkuX17EauX2lmyL_ZBaeok7yma1oAFernandes Júnior, Antôniohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706154Z0&tokenCaptchar=03AERD8Xo87aN6jMEUzRwD4qihJW30TEr60HA_PlZhMDH2lXlBGA5hAm4W02fJg6GUfUlBP_deBHVVV4LO8Lca306x93IQA7gaV5NCfvP9ssT_fgQfIhLq7RmbACe1iu2VJfEWjG4apg1i8bqEmGCYklIUe5JdvXJC1L8--k4jBDw0xeFY3-MxjoD488CCm9a4xuile1b45ainqD62u3BUxCLv1Ucchy6zgmT8_v387Uvtr-z7iDOnAyl9lUUQ3mJ3mC68VWMCKQmUglg9e2tu__ICIN5RIX6PTdlmZpJsMYsVH41653bAI9Y3pH34u6_dBLyni1oj5Fu_4KyXqQQkcpwVnEZtw5mOcvphXix9Ro0NJx3iRqDZKDeoaYh3czLLNHsqkGhloPQ9GoX3_Ft7s9Qa6ChhbcU0kwArantes, Luiz Humberto Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7&tokenCaptchar=03AERD8Xpqw6yPfKJsgsdyXKrbgHorfC7EeZFtF2PvWqFlbQtr4IeNXA0nojVYJysy2FKmbZs7wwg4xJO7Zg5z0cWUDEHLKrw5zeX5NbrgHqasBhGbkob-U7v0_KDU_2jBc0Y7xibyEzqil2C1PbhrIIPT_UDt-Vq_-wO2yu5zp2f4c1VdZeY_O2dWpAo_EV3If-fRYJL8tYODcmd8xXwALbPHzFOceQ_75qikSCXXQ4vCGFWUugoNl-kk1RQ1jhSDVuvzxm0r_pLEEwpEh1ils_R_gzHKTsY6bbJfdM79qMMZGu74DHMSOJEjxS7e1uF50gy1sADT1l-ng1SfU43Q2xpMsk8vbvpRQQ41H9PM5V4RcyHty98Q2PK3ujyaUfAIYWUKUMic_z4aWFN61TqqioaM4uGe-IkaswMenezes, Marcos Antônio dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707905Z2&tokenCaptchar=03AERD8XpZaGRCmNXDTrorZRiQTjziZs73nacRX6vFe4HaZWGND6mg0FXiVp5kkkvWhYq498DNkIs5zu_DLUnl7YvMHE_vOYKoSfOvY5UEILkp7LKxR5JxNDV2Agmeetu7-p8LfkxrfU67jGk9T7o9XsM6HJSRb1bOuo3vO33Gv5CxMqDpUBisbEw_5dNA7Vs1-671t6O4G0jaHs992Krmq1TfqbGz6o9sZ158D6naMnW1SESY9gBbjXXh4OwGA8jhHDFy6jG9WBsjqLqiK0ICMVXu2mSSPM121v2qvj-y_PRjSJtq9pAIDud6gf2j4I0CS2A0-fOr-Bm2Fjk-hxiNOPnXa96IIQyPR9WToeirNPTO1BXhQm0H74I7TGua2-5CYBB8tyLqe03LrxayarYihee6Sr-3bIalwAhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440181Z4&tokenCaptchar=03AERD8XqS_9H5_fgs2ejrsSvbVw6fEw2HMN4AncQTH2_OuVX2c0Jn5_IrdwsaygLrg9lx2dHgM9w8mlwyWDpTUcrgvyLdDgPUP31L0b44h24l2FbdrQxHUOLWTPnzH9Vcpuca5TbVOMDHxr5mD4IK6_ep7WTJmTv60V9xEyjU5Qi25N2GkQEaM-myIT7Bz3ybmvZcouEQljs8B7VAID66zf5kQeI6Gc6rihdSLAZlU9rZt2uV94aZAWaoAPA8XuSjUmR4RLY7EF6Sj-PR3wciSOQztCBFrDQBdsMt8Z_pEW2GNgJD4RaiAhLbG5RQBZ1hQbCZ9PWJZhpi5dxhWtyc404OU6PQvez2uMCCESjTJEG7po2IgpjR_ua8s2vePAGkeBLPj3dgM253LrlXMzuP0x7g1RJHQQz5QQSantos, Leandro Antônio dos22470992978reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29029/8/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD58LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29029/9/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD59TEXTSouUmaAlma.pdf.txtSouUmaAlma.pdf.txtExtracted texttext/plain525101https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29029/11/SouUmaAlma.pdf.txtf2c3d311e920e5b6670aca51b8870238MD511THUMBNAILSouUmaAlma.pdf.jpgSouUmaAlma.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29029/12/SouUmaAlma.pdf.jpg5569321380d95bfa56a72df324b42527MD512ORIGINALSouUmaAlma.pdfSouUmaAlma.pdfapplication/pdf1659846https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29029/10/SouUmaAlma.pdffdcca50b3bb01c79ebb3989ec116381eMD510123456789/290292020-03-24 03:12:07.106oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:21:16.535030Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Sou uma alma da belle époque”: a família carioca na visão emblemática de Nelson Rodrigues - 1916-1962
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv “I am a soul of belle époque”: the carioca family in the emblematic vision of Nelson Rodrigues - 1916-1962
title “Sou uma alma da belle époque”: a família carioca na visão emblemática de Nelson Rodrigues - 1916-1962
spellingShingle “Sou uma alma da belle époque”: a família carioca na visão emblemática de Nelson Rodrigues - 1916-1962
Santos, Leandro Antônio dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
Família
Moral
Teatro
Práticas
Cotidiano
Family
Theater
Practices
Daily
title_short “Sou uma alma da belle époque”: a família carioca na visão emblemática de Nelson Rodrigues - 1916-1962
title_full “Sou uma alma da belle époque”: a família carioca na visão emblemática de Nelson Rodrigues - 1916-1962
title_fullStr “Sou uma alma da belle époque”: a família carioca na visão emblemática de Nelson Rodrigues - 1916-1962
title_full_unstemmed “Sou uma alma da belle époque”: a família carioca na visão emblemática de Nelson Rodrigues - 1916-1962
title_sort “Sou uma alma da belle époque”: a família carioca na visão emblemática de Nelson Rodrigues - 1916-1962
author Santos, Leandro Antônio dos
author_facet Santos, Leandro Antônio dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Regma Maria dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721709H2&tokenCaptchar=03AERD8Xo1q9dzrrW7hF_WuKRWRcEhpHyvXiDfrdcbLciK7uRNDnH3okPWjlpx80J5ZFZWWwUwGWxMWs8o_vupd0lmx74qST3WOsydm0MNesPSFtGpm-DJ7lqgx67FmTNPa5OBueoldgCgNFwTjEYulgEJCF23nuCoIQiF6T0giIwUV3eMJ1yt61QKEeyRh1WuCbhNReP_dxG82-Lgk-geLbMe43swewGiCzQQopbefDb5SK2Yo60E3PFX1dK0JUFOzBe9QhfCy1ONdXURbFuek34RG2YEb3WzMh4A-7XPHAtwa7bBFdPs4T3Iij_dM4GARUQPK1H7PIgpHVAO_9RrrXsonsH8YFd548NKtOVT2w1O-zSzPuqmUspO9bt51eT0Y7s0H4Cw3hWxM5ms-08FQKstVfxbeVRk1w
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, Kenia Maria de Almeida
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727342A7&tokenCaptchar=03AERD8XpjDyfgfn7KrJ1uUDg_g3YQgvM9NsGomS0OFzCEYWOh7hNi478j41_xxpF-CIf3RjYfrIF0fG4TVRFtF0RxN8VMqgaOA0wuZPUQq4WJFtj4k_ALcnp2U8wwXjTWz8DCpe6sc8BKj16jJp30Bct7O_wD5aHGDM-u1sZWndPZlEt4VOe0Cq4FrSyvtuhPF2yuy1ZpdQoi5fhpWU6n61VaQOW4-No2V8le-ZhFSCiuqlvQsMKLd37P5e3oRni9q0kTG3WIkB28bB4OlDrwDM4jthwU8hvMd8vbUhrY1bYA-I1bXuAzqJoNQ4KZaJOYkkuudp27y-blHCI5pEPKzHzz1n1bfIgfcuV57o5EheZVI_-4FlqMzSJp04f0sKSvquhbHFkuX17EauX2lmyL_ZBaeok7yma1oA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernandes Júnior, Antônio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706154Z0&tokenCaptchar=03AERD8Xo87aN6jMEUzRwD4qihJW30TEr60HA_PlZhMDH2lXlBGA5hAm4W02fJg6GUfUlBP_deBHVVV4LO8Lca306x93IQA7gaV5NCfvP9ssT_fgQfIhLq7RmbACe1iu2VJfEWjG4apg1i8bqEmGCYklIUe5JdvXJC1L8--k4jBDw0xeFY3-MxjoD488CCm9a4xuile1b45ainqD62u3BUxCLv1Ucchy6zgmT8_v387Uvtr-z7iDOnAyl9lUUQ3mJ3mC68VWMCKQmUglg9e2tu__ICIN5RIX6PTdlmZpJsMYsVH41653bAI9Y3pH34u6_dBLyni1oj5Fu_4KyXqQQkcpwVnEZtw5mOcvphXix9Ro0NJx3iRqDZKDeoaYh3czLLNHsqkGhloPQ9GoX3_Ft7s9Qa6ChhbcU0kw
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Arantes, Luiz Humberto Martins
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7&tokenCaptchar=03AERD8Xpqw6yPfKJsgsdyXKrbgHorfC7EeZFtF2PvWqFlbQtr4IeNXA0nojVYJysy2FKmbZs7wwg4xJO7Zg5z0cWUDEHLKrw5zeX5NbrgHqasBhGbkob-U7v0_KDU_2jBc0Y7xibyEzqil2C1PbhrIIPT_UDt-Vq_-wO2yu5zp2f4c1VdZeY_O2dWpAo_EV3If-fRYJL8tYODcmd8xXwALbPHzFOceQ_75qikSCXXQ4vCGFWUugoNl-kk1RQ1jhSDVuvzxm0r_pLEEwpEh1ils_R_gzHKTsY6bbJfdM79qMMZGu74DHMSOJEjxS7e1uF50gy1sADT1l-ng1SfU43Q2xpMsk8vbvpRQQ41H9PM5V4RcyHty98Q2PK3ujyaUfAIYWUKUMic_z4aWFN61TqqioaM4uGe-Ikasw
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Menezes, Marcos Antônio de
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707905Z2&tokenCaptchar=03AERD8XpZaGRCmNXDTrorZRiQTjziZs73nacRX6vFe4HaZWGND6mg0FXiVp5kkkvWhYq498DNkIs5zu_DLUnl7YvMHE_vOYKoSfOvY5UEILkp7LKxR5JxNDV2Agmeetu7-p8LfkxrfU67jGk9T7o9XsM6HJSRb1bOuo3vO33Gv5CxMqDpUBisbEw_5dNA7Vs1-671t6O4G0jaHs992Krmq1TfqbGz6o9sZ158D6naMnW1SESY9gBbjXXh4OwGA8jhHDFy6jG9WBsjqLqiK0ICMVXu2mSSPM121v2qvj-y_PRjSJtq9pAIDud6gf2j4I0CS2A0-fOr-Bm2Fjk-hxiNOPnXa96IIQyPR9WToeirNPTO1BXhQm0H74I7TGua2-5CYBB8tyLqe03LrxayarYihee6Sr-3bIalwA
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440181Z4&tokenCaptchar=03AERD8XqS_9H5_fgs2ejrsSvbVw6fEw2HMN4AncQTH2_OuVX2c0Jn5_IrdwsaygLrg9lx2dHgM9w8mlwyWDpTUcrgvyLdDgPUP31L0b44h24l2FbdrQxHUOLWTPnzH9Vcpuca5TbVOMDHxr5mD4IK6_ep7WTJmTv60V9xEyjU5Qi25N2GkQEaM-myIT7Bz3ybmvZcouEQljs8B7VAID66zf5kQeI6Gc6rihdSLAZlU9rZt2uV94aZAWaoAPA8XuSjUmR4RLY7EF6Sj-PR3wciSOQztCBFrDQBdsMt8Z_pEW2GNgJD4RaiAhLbG5RQBZ1hQbCZ9PWJZhpi5dxhWtyc404OU6PQvez2uMCCESjTJEG7po2IgpjR_ua8s2vePAGkeBLPj3dgM253LrlXMzuP0x7g1RJHQQz5QQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leandro Antônio dos
contributor_str_mv Santos, Regma Maria dos
Pereira, Kenia Maria de Almeida
Fernandes Júnior, Antônio
Arantes, Luiz Humberto Martins
Menezes, Marcos Antônio de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
Família
Moral
Teatro
Práticas
Cotidiano
Family
Theater
Practices
Daily
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Moral
Teatro
Práticas
Cotidiano
Family
Theater
Practices
Daily
description A tese de doutorado que se apresenta tem por objetivo diagnosticar a concepção estilística e histórica de Nelson Rodrigues (1916-1962) sobre o Rio de Janeiro, no período em que fixou residência na cidade. Desvenda-se uma ampla capacidade do escritor de adentrar à realidade a qual estava inserido, seja no campo teatral ou jornalístico, espaços que transmitiu impressões sobre a vida; bem como, destacar a experiência de Nelson Rodrigues enquanto produtor de cultura escrita no Rio de Janeiro e de mobilizar o eixo temático da família carioca imersa na transformação do espaço citadino. A pesquisa busca ancorar o seu referencial teórico no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg que procura decifrar a realidade a partir dos detalhes, sinais, indícios e da visão emblemática de uma determinada realidade social. Isso significa que o olhar está voltado para o comum, o banal, e o cotidiano que se torna matéria prima original na representação do homem moderno. Logo, a família é uma categoria presente, de forma atuante, na historicidade do pensamento de Nelson Rodrigues, habilidoso em retratar a sociabilidade carioca da zona norte. Imbuído de uma imaginação criativa e sensível ao real, nesse processo, está a cidade como panorama de transformação dos indivíduos que nela habitam, corporificando práticas sociais diferentes. Por esse viés, a percepção de várias cidades dentro de uma só, alimenta toda a habilidade do escritor em recriar pela ótica ficcional os seus tipos sociais, permeados de ritmos de vivências urbanas, revelando a heterogeneidade de sua narrativa. Procura-se através de uma metodologia de análise de suas obras teatrais e jornalísticas perceber o íntimo social de um escritor que busca, diante da época de sua vivência, situar sua concepção crítica sobre o que é estar sentindo as transformações históricas de seu tempo, numa eterna visão romântica da vida. Palavras-chave: Família. Moral. Teatro. Práticas. Cotidiano.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-23T12:28:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-23T12:28:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Leandro Antônio dos. “Sou uma alma da belle époque”: a família carioca na visão emblemática de Nelson Rodrigues - 1916-1962. 2020. 224 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.336
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29029
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.336
identifier_str_mv SANTOS, Leandro Antônio dos. “Sou uma alma da belle époque”: a família carioca na visão emblemática de Nelson Rodrigues - 1916-1962. 2020. 224 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.336
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29029
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29029/8/license_rdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29029/9/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29029/11/SouUmaAlma.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29029/12/SouUmaAlma.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29029/10/SouUmaAlma.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
f2c3d311e920e5b6670aca51b8870238
5569321380d95bfa56a72df324b42527
fdcca50b3bb01c79ebb3989ec116381e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1797425674030415872