Produção textual de surdos sinalizantes de LIBRAS, em português escrito, a partir da modelização didática de gêneros textuais: a escrita de surdos em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Carlos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36289
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5332
Resumo: A prática da linguagem “produção textual” auxilia os sujeitos a desempenharem seu papel social, pois o sujeito que escreve bem pode atuar em diferentes práticas sociais, pode argumentar, posicionando-se em defesa de um ponto de vista; em suma, pode agir/interagir no mundo. Em nossa pesquisa, para o desenvolvimento de algumas dessas práticas, planejamos um trabalho com gêneros textuais, a partir da produção dos gêneros relato de experiência vivida e resumo de treze participantes surdos sinalizantes, o que nos permitiu realizar um estudo de caso durante a elaboração desta tese de doutorado. O objetivo geral do estudo foi investigar e analisar o desenvolvimento das capacidades de linguagem mobilizadas na produção dos gêneros relato de experiência vivida e resumo dos sujeitos surdos sinalizantes da Língua de Sinais Brasileira – Libras como primeira língua, em suas produções textuais em português escrito, por meio de sequências didáticas elaboradas para um curso de português ensinado com metodologia de ensino de segunda língua para surdos. Como objetivos específicos, buscamos: (a) verificar se o trabalho desenvolvido com sequências didáticas, ancorado em uma proposta de ensino de segunda língua, contribui para a produção textual dos participantes; (b) analisar as propriedades observáveis (características) expressas nas produções textuais nos gêneros relato de experiência vivida e resumo para construir sua representação por meio da ação de linguagem; (c) verificar se as capacidades de linguagem mobilizadas pelos participantes na produção inicial nos gêneros relato de experiência vivida e resumo apresentam diferenças nas produções finais dos textos nesses gêneros. Como aporte teórico-metodológico, sustentamos a pesquisa no Modelo Didático de Gênero (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004b), na Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), na metodologia de ensino de segunda língua (KRASHEN, 1982) e no modelo de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1997, 1999). A pesquisa também está ancorada, no que se refere ao gênero relato de experiência vivida, em estudos de Köche et al (2012) e, para o gênero resumo, Medeiros (2009), Machado; Lousada; Abreu-Tardelli (2004) e Cotentin-Rey (1995). Para a análise dos textos em Libras (usados apenas para a elaboração do Modelo Didático de Gênero), nos dois gêneros escolhidos, seguindo as características linguísticas da Libras, conforme Quadros e Karnopp (2004). A análise dos dados gerados por meio da produção inicial e da produção final de cada participante da pesquisa aponta que o trabalho desenvolvido na pesquisa contribui para o desenvolvimento das capacidades de linguagem necessárias à produção dos gêneros e indica, ainda, a necessidade da produção de textos em Libras, nos diferentes gêneros textuais, quer sejam aqueles do cotidiano, quer sejam os escolares, principalmente, da esfera universitária/acadêmica, para subsidiar o ensino de gêneros textuais em português escrito. Desta forma, nossa pesquisa contribui com os estudos surdos no contexto da educação bilingue, pois traz contribuições para diferentes grupos de pesquisa, como para o grupo Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações – Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino, assim como para a Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito para Surdos e para a formação de professores em cursos de graduação com fim específico na área de ensino de português escrito por e para surdos, sem deixar de lado todos aqueles que se interessam pela temática.
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spelling 2022-10-17T13:53:36Z2022-10-17T13:53:36Z2022-08-18OLIVEIRA, José Carlos de. Produção textual de surdos sinalizantes de Libras, em português escrito, a partir da modelização didática de gêneros textuais: a escrita de surdos em foco. 2022. 295 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) -Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5332.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36289http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5332A prática da linguagem “produção textual” auxilia os sujeitos a desempenharem seu papel social, pois o sujeito que escreve bem pode atuar em diferentes práticas sociais, pode argumentar, posicionando-se em defesa de um ponto de vista; em suma, pode agir/interagir no mundo. Em nossa pesquisa, para o desenvolvimento de algumas dessas práticas, planejamos um trabalho com gêneros textuais, a partir da produção dos gêneros relato de experiência vivida e resumo de treze participantes surdos sinalizantes, o que nos permitiu realizar um estudo de caso durante a elaboração desta tese de doutorado. O objetivo geral do estudo foi investigar e analisar o desenvolvimento das capacidades de linguagem mobilizadas na produção dos gêneros relato de experiência vivida e resumo dos sujeitos surdos sinalizantes da Língua de Sinais Brasileira – Libras como primeira língua, em suas produções textuais em português escrito, por meio de sequências didáticas elaboradas para um curso de português ensinado com metodologia de ensino de segunda língua para surdos. Como objetivos específicos, buscamos: (a) verificar se o trabalho desenvolvido com sequências didáticas, ancorado em uma proposta de ensino de segunda língua, contribui para a produção textual dos participantes; (b) analisar as propriedades observáveis (características) expressas nas produções textuais nos gêneros relato de experiência vivida e resumo para construir sua representação por meio da ação de linguagem; (c) verificar se as capacidades de linguagem mobilizadas pelos participantes na produção inicial nos gêneros relato de experiência vivida e resumo apresentam diferenças nas produções finais dos textos nesses gêneros. Como aporte teórico-metodológico, sustentamos a pesquisa no Modelo Didático de Gênero (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004b), na Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), na metodologia de ensino de segunda língua (KRASHEN, 1982) e no modelo de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1997, 1999). A pesquisa também está ancorada, no que se refere ao gênero relato de experiência vivida, em estudos de Köche et al (2012) e, para o gênero resumo, Medeiros (2009), Machado; Lousada; Abreu-Tardelli (2004) e Cotentin-Rey (1995). Para a análise dos textos em Libras (usados apenas para a elaboração do Modelo Didático de Gênero), nos dois gêneros escolhidos, seguindo as características linguísticas da Libras, conforme Quadros e Karnopp (2004). A análise dos dados gerados por meio da produção inicial e da produção final de cada participante da pesquisa aponta que o trabalho desenvolvido na pesquisa contribui para o desenvolvimento das capacidades de linguagem necessárias à produção dos gêneros e indica, ainda, a necessidade da produção de textos em Libras, nos diferentes gêneros textuais, quer sejam aqueles do cotidiano, quer sejam os escolares, principalmente, da esfera universitária/acadêmica, para subsidiar o ensino de gêneros textuais em português escrito. Desta forma, nossa pesquisa contribui com os estudos surdos no contexto da educação bilingue, pois traz contribuições para diferentes grupos de pesquisa, como para o grupo Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações – Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino, assim como para a Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito para Surdos e para a formação de professores em cursos de graduação com fim específico na área de ensino de português escrito por e para surdos, sem deixar de lado todos aqueles que se interessam pela temática.The practice of “textual production” language helps subjects to play their social role, because the subject who writes well can act in different social practices, can argue, positioning himself in defense of a point of view; In short, you can act/interact in the world. In our research, for the development of some of these practices, we plan to work with textual genres, from the production of genres report of lived experience and resume of thirteen deaf participants signaling, which allowed us to conduct a case study during the elaboration of this doctoral thesis. The general objective of the study was to investigate and analyze the development of language skills mobilized in the production of genres report of experienced and resume of deaf subjects signaling Brazilian sign language - Libras as the first language, in their textual productions in Portuguese written, by A means of didactic sequences elaborated for a Portuguese course taught with second -language teaching methodology for the deaf. As specific objectives, we have: (a) to verify that the work developed with didactic sequences, anchored in a second language teaching proposal, contributes to the textual production of the participants; (b) to analyze the observable properties (characteristics) expressed in textual productions in genres report of experience lived and summary to build their representation through language action; (c) to verify that the language skills mobilized by participants in initial production in genres report of experience lived and summary present differences in the final productions of texts in these genres. As a theoretical-methodological contribution, we support research in the textbook model (DOLZ;SCHNEUWLY, 2004b), in the didactic sequence (DOLZ; NOVERRAZ;SCHNEUWLY, 2004), the second-language teaching methodology (Krashen, 1982) and the model Analysis of Socio -Cursive Interactionism (BRONCKART, 1997, 1999). The research is also anchored regarding the genre report of experience lived, in studies by Köche et al (2012) and, for the genre Abstract, Medeiros (2009), Machado; Lousada; Abreu-Tardelli (2004) and Cotentin-Rey (1995). For the analysis of pounds texts (used only for the elaboration of the teaching model of gender), in the two chosen genres, following the linguistic characteristics of Libras, according to pictures and Karnopp (2004). The analysis of the data generated through the initial production and the final production of each research participant points out that the work developed in the research contributes to the development of the language capacities necessary for the production of genres and also indicates the need for text production In Libras, in the different textual genres, whether those in everyday life or the students, especially the university/academic sphere, to support the teaching of textual genres in written Portuguese. Thus, our research contributes to deaf studies in the context of bilingual education, as it brings contributions to different research groups, such as the group analysis of language, educational work and their relationships - learning, textual genres and teaching, as well as for Curriculum proposal for the teaching of Portuguese written for the deaf and for the training of teachers in undergraduate courses with specific end in the area of Portuguese teaching written by and for the deaf, without neglecting all those interested in the theme.RÉSUMÉ La pratique du langage "production textuelle" aide les sujets à jouer leur rôle social, car le sujet qui écrit bien peut agir dans différentes pratiques sociales, peut argumenter, se positionner pour défendre un point de vue ; en bref, peut agir/interagir dans le monde. Dans notre recherche, pour le développement de certaines de ces pratiques, nous avons planifié un travail avec des genres textuels, à partir de la production des genres le récit de l’expérience vécue et le résumé de treize participants sourds signants, ce qui nous a permis de réaliser une étude de cas lors de l’élaboration de cette thèse doctorale. L’objectif général de l’étude était d’enquêter et d’analyser le développement des compétences linguistiques mobilisées dans la production des genres le récit de l’expérience vécue et le résumé des sujets sourds signants de la Langue des Signes brésilienne – Libras comme première langue, dans leurs productions textuelles en portugais écrit, à travers des séquences didactiques elaborées pour un cours de portugais enseigné avec la méthodologie d’enseignement de langue seconde aux sourds. Comme objectifs spécifiques, nous cherchons à : (a) vérifier si le travail développé avec des séquences didactiques, ancré dans une proposition d’enseignement de la langue seconde, contribue à la production textuelle des participants; (b) analyser les propriétés observables (caractéristiques) exprimées dans les productions textuelles dans les genres le récit de l’expérience vécue et le résumé pour construire leur représentation par l’action langagière; (c) vérifier si les compétences linguistiques mobilisées par les participants dans la production initiale dans les genres le récit de l’expérience vécue et le résumé présentent des différences dans les productions finales des textes dans ces genres. Comme apport théorique et méthodologique, nous soutenons la recherche dans le Modèle Didactique du Genre (DOLZ et SCHNEUWLY, 2004b), dans la Séquence Didactique (DOLZ ; NOVERRAZ et SCHNEUWLY, 2004), dans la méthodologie de l'enseignement des langue seconde (KRASHEN, 1982) et dans le modèle d'analyse de l'Interactionnisme Sociodiscursif (BRONCKART, 1997, 1999). La recherche est également ancrée, en ce qui concerne le genre le récit d’expérience vécue, dans les études de Köche et al (2012) et, pour le genre résumé, Medeiros (2009), Machado; Lousada; Abreu-Tardelli (2004) et Cotentin-Rey (1995). Pour l’analyse des textes en Libras (utilisés uniquement pour l’élaboration du Modèle Didactique du Genre), dans les deux genres choisis, suivant les caractéristiques linguistiques de la Libras, selon Quadros et Karnopp (2004). L'analyse des données générées par la production initiale et la production finale de chaque participant à la recherche souligne que le travail développé dans la recherche contribue au développement des compétences linguistiques nécessaires à la production de genres et indique également la nécessité de produire des textes en Libras, dans les différents genres textuels, que ce soit ceux du quotidien ou ceux scolaires, principalement de la sphère universitaire/académique, pour soutenir l’enseignement des genres textuels en portugais écrit. De cette façon, notre recherche contribue aux études sourds dans le contexte de l'éducation bilingue, car elle apporte des contributions à différents groupes de recherche, comme pour le groupe Analyse du Langage, Travail Éducatif et ses relations - Apprentissage, Genres Textuels et L’enseignement, ainsi que pour la Proposition de Programme d’Études pour L'enseignement du Portugais Écrit pour les Sourds et pour la formation des enseignants dans la licence avec un objectif spécifique dans le domaine de l'enseignement du portugais écrit par et pour les sourds, sans laisser de côté tous ceux qui sont intéressés par le thème.Tese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALinguísticaLingua brasileira de sinaisSurdos - EducaçãoEducação de surdosDeaf educationCapacidades de LinguagemLanguage capabilitiesPortuguês EscritoPortuguese writtenLíngua de Sinais Brasileira (Libras)Brazilian sign language (pounds)Produção textualText productionGêneros TextuaisTextual genresProdução textual de surdos sinalizantes de LIBRAS, em português escrito, a partir da modelização didática de gêneros textuais: a escrita de surdos em focoTextual production of deaf signers of LIBRAS, in written Portuguese, from the didactic modeling of textual genres: the writing of the deaf in focusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisNascimento, Sandra Patrícia de FariaFelice, Maria Inês Vasconceloshttp://lattes.cnpq.br/1639990509404139Leurquin, Eulalia Vera Lúcia Fragahttp://lattes.cnpq.br/8481500214152887Reis, Flavianehttp://lattes.cnpq.br/1788112610150438Lousada, Eliane GouveaMello, Dilma Maria dehttp://lattes.cnpq.br/9488512592408753Oliveira, José Carlos de295efd01672-63c8-4c15-b279-3d6f42f6b10ereponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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Lingua brasileira de sinais
Surdos - Educação
description A prática da linguagem “produção textual” auxilia os sujeitos a desempenharem seu papel social, pois o sujeito que escreve bem pode atuar em diferentes práticas sociais, pode argumentar, posicionando-se em defesa de um ponto de vista; em suma, pode agir/interagir no mundo. Em nossa pesquisa, para o desenvolvimento de algumas dessas práticas, planejamos um trabalho com gêneros textuais, a partir da produção dos gêneros relato de experiência vivida e resumo de treze participantes surdos sinalizantes, o que nos permitiu realizar um estudo de caso durante a elaboração desta tese de doutorado. O objetivo geral do estudo foi investigar e analisar o desenvolvimento das capacidades de linguagem mobilizadas na produção dos gêneros relato de experiência vivida e resumo dos sujeitos surdos sinalizantes da Língua de Sinais Brasileira – Libras como primeira língua, em suas produções textuais em português escrito, por meio de sequências didáticas elaboradas para um curso de português ensinado com metodologia de ensino de segunda língua para surdos. Como objetivos específicos, buscamos: (a) verificar se o trabalho desenvolvido com sequências didáticas, ancorado em uma proposta de ensino de segunda língua, contribui para a produção textual dos participantes; (b) analisar as propriedades observáveis (características) expressas nas produções textuais nos gêneros relato de experiência vivida e resumo para construir sua representação por meio da ação de linguagem; (c) verificar se as capacidades de linguagem mobilizadas pelos participantes na produção inicial nos gêneros relato de experiência vivida e resumo apresentam diferenças nas produções finais dos textos nesses gêneros. Como aporte teórico-metodológico, sustentamos a pesquisa no Modelo Didático de Gênero (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004b), na Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), na metodologia de ensino de segunda língua (KRASHEN, 1982) e no modelo de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1997, 1999). A pesquisa também está ancorada, no que se refere ao gênero relato de experiência vivida, em estudos de Köche et al (2012) e, para o gênero resumo, Medeiros (2009), Machado; Lousada; Abreu-Tardelli (2004) e Cotentin-Rey (1995). Para a análise dos textos em Libras (usados apenas para a elaboração do Modelo Didático de Gênero), nos dois gêneros escolhidos, seguindo as características linguísticas da Libras, conforme Quadros e Karnopp (2004). A análise dos dados gerados por meio da produção inicial e da produção final de cada participante da pesquisa aponta que o trabalho desenvolvido na pesquisa contribui para o desenvolvimento das capacidades de linguagem necessárias à produção dos gêneros e indica, ainda, a necessidade da produção de textos em Libras, nos diferentes gêneros textuais, quer sejam aqueles do cotidiano, quer sejam os escolares, principalmente, da esfera universitária/acadêmica, para subsidiar o ensino de gêneros textuais em português escrito. Desta forma, nossa pesquisa contribui com os estudos surdos no contexto da educação bilingue, pois traz contribuições para diferentes grupos de pesquisa, como para o grupo Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações – Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino, assim como para a Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito para Surdos e para a formação de professores em cursos de graduação com fim específico na área de ensino de português escrito por e para surdos, sem deixar de lado todos aqueles que se interessam pela temática.
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