Políticas institucionais de gestão da diversidade: uma análise da Universidade Federal de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Marilda Magna
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19795
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.433
Resumo: A diversidade é um tema contemporâneo que adquiriu significativa relevância, sendo discutido no âmbito das organizações, empresas e academia, porém, ainda são raros os estudos sobre o gerenciamento da diversidade, principalmente, nas instituições públicas. A gestão da diversidade consiste em processos complexos que envolvem a todos, e não somente os indivíduos considerados parte de grupos minoritários. O fato de as organizações aumentarem sua força de trabalho, incluindo em seus quadros de funcionários pessoas pertencentes a grupos minoritários, não significa que esteja implementando a gestão da diversidade, visto que essa vai além do aumento da força de trabalho e da obrigatoriedade legal. Em sentido mais amplo, a diversidade envolve outros aspectos, como formação educacional, orientação sexual, idade, religião, origem, idioma, valores, atitudes, personalidade, história pessoal e profissional, origem geográfica, tempo de serviço, estilo de vida e outros. Esse contexto demanda que os gestores e suas equipes estejam preparados para conviverem com os grupos considerados diferentes, sendo desejável que as organizações implantem um modelo de gestão que trate de todas as dimensões da diversidade, o que significa um desafio para as organizações. Nas instituições de ensino superior públicas, pela sua natureza administrativa, a gestão da diversidade constitui-se em um desafio ainda mais sério para os gestores públicos. Isso porque no ambiente das universidades públicas, docentes, discentes e técnico-administrativos convivem em meio a diferenças que devem ser reconhecidas. Diante desse cenário, o problema central deste estudo consiste no seguinte questionamento: de que modo se caracterizam as políticas institucionalizadas de gestão da diversidade na Universidade Federal de Uberlândia/UFU? Para responder a essa questão, a presente pesquisa teve como objetivo geral caracterizar as políticas institucionais de gestão da diversidade da Universidade Federal de Uberlândia, e, para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de abordagem interpretativista, do tipo documental. Para a coleta do material empírico, foram analisados documentos institucionais, os quais foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo conforme Bardin (1977). Os principais resultados apontam que as políticas de diversidade na UFU priorizam o ensino e a extensão, sendo voltadas, em grande parte, para os discentes, estando o aspecto legal subjacente a essas políticas. Assim, constatamos o silêncio e a omissão da Universidade em relação a uma discussão sobre as políticas institucionais para a gestão da diversidade.