Uma contribuição ao ensino-aprendizagem de deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Rodrigo Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33941
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.600
Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma visão de alguns estudiosos sobre a formação do conhecimento ao longo do tempo. Tais estudos sustentam uma base metodológica para entendermos que os gestos sincronizados de um deficiente visual, juntamente com os discursos, têm uma função comunicativa. As atividades práticas com objetos táteis estimulam o estudante, além de potencializar a sua compreensão sobre as atividades propostas. De forma sucinta, apontamos o Braille como um dos recursos para a alfabetização do deficiente visual. Ressaltamos também a necessidade da qualificação do corpo docente em relação a inclusão do deficiente visual e, sendo assim, propomos uma oficina de capacitação para o ensino de deficientes visuais. O trabalho traz várias alternativas de materiais didáticos para serem trabalhados com os deficientes visuais, no qual destacamos materiais de baixo custo e fáceis de serem produzidos. Baseando-se nas atividades manipulativas, apresentamos os números figurados ”triangulares e quadrangulares” de forma algébrica (recorrências lineares) e geométrica (números poligonais). E ainda fizemos uma reflexão sobre a educação inclusiva, baseando-nos nas avaliações de grande escala. E por fim, elaboramos uma sequência didática voltada para deficientes visuais, estruturada na utilização dos conceitos de números figurados, com ênfase nos números triangulares e quadrangulares, e na descrição recursiva dos modelos algébricos / geométricos associados. Tentamos vivenciar situações dos nossos estudantes envolvidos, buscando atingir as competências e habilidades inerentes. E com base nesta sequência didática, elaboramos um instrumento de acompanhamento para cada atividade, almejando atingir o mais alto grau de cognitividade. E ainda elaboramos quatro oficinas que constituiriam ações complementares às atividades propostas.
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spelling 2022-01-13T15:37:48Z2022-01-13T15:37:48Z2021-12-10BORGES, Rodrigo Gonçalves. Uma contribuição ao Ensino-Aprendizagem de deficientes visuais. 2021. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.600https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33941http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.600Neste trabalho, apresentamos uma visão de alguns estudiosos sobre a formação do conhecimento ao longo do tempo. Tais estudos sustentam uma base metodológica para entendermos que os gestos sincronizados de um deficiente visual, juntamente com os discursos, têm uma função comunicativa. As atividades práticas com objetos táteis estimulam o estudante, além de potencializar a sua compreensão sobre as atividades propostas. De forma sucinta, apontamos o Braille como um dos recursos para a alfabetização do deficiente visual. Ressaltamos também a necessidade da qualificação do corpo docente em relação a inclusão do deficiente visual e, sendo assim, propomos uma oficina de capacitação para o ensino de deficientes visuais. O trabalho traz várias alternativas de materiais didáticos para serem trabalhados com os deficientes visuais, no qual destacamos materiais de baixo custo e fáceis de serem produzidos. Baseando-se nas atividades manipulativas, apresentamos os números figurados ”triangulares e quadrangulares” de forma algébrica (recorrências lineares) e geométrica (números poligonais). E ainda fizemos uma reflexão sobre a educação inclusiva, baseando-nos nas avaliações de grande escala. E por fim, elaboramos uma sequência didática voltada para deficientes visuais, estruturada na utilização dos conceitos de números figurados, com ênfase nos números triangulares e quadrangulares, e na descrição recursiva dos modelos algébricos / geométricos associados. Tentamos vivenciar situações dos nossos estudantes envolvidos, buscando atingir as competências e habilidades inerentes. E com base nesta sequência didática, elaboramos um instrumento de acompanhamento para cada atividade, almejando atingir o mais alto grau de cognitividade. E ainda elaboramos quatro oficinas que constituiriam ações complementares às atividades propostas.In this work, we present a view of some scholars about the formation of knowledge over time. Such studies support a methodological basis for understanding that the synchronized gestures of a visually impaired person, together with speeches, have a communicative function. Practical activities with tactile objects stimulate the student, in addition to enhancing their understanding of the proposed activities. Briefly, we point out Braille as one of the resources for the literacy of the visually impaired. We also emphasize the need for qualification of the faculty in relation to the inclusion of the visually impaired and, therefore, we propose a training workshop for teaching the visually impaired. The work brings several alternatives for teaching materials to be worked with the visually impaired, in which we highlight low-cost materials that are easy to be produced. Based on the manipulative activities, we present the figured numbers "triangular and quadrangular"in an algebraic (linear recurrences) and geometric way (polygonal numbers). And we also reflected on inclusive education, based on large-scale assessments. Finally, we developed a didactic sequence aimed at the visually impaired, structured in the use of the concepts of figured numbers, with an emphasis on triangular and quadrangular numbers, and in the recursive description of the associated algebraic / geometric models. We try to experience situations of our students involved, seeking to achieve the inherent skills and abilities. And based on this didactic sequence, we created a monitoring tool for each activity, aiming to achieve the highest degree of cognition. We also created four workshops that would be complementary actions to the proposed activities.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)BrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIAMatemáticaDeficientes visuais - EducaçãoEnsino e aprendizagemMaterial didático - MatemáticaEducação inclusiva - BrasilNúmeros poligonaisRecorrentes linearesEnsino de deficientes visuaisPoygonal numbersLinear recurrentsTeaching the visually impairedUma contribuição ao ensino-aprendizagem de deficientes visuaisA contribution to the teaching-learning of the visually impairedinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMotta Junior, Walter dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0942874751442245Pereira, Gisliane Alveshttp://lattes.cnpq.br/3936572060555983Rezende, Germano Abud dehttp://lattes.cnpq.br/4057045968849847http://lattes.cnpq.br/8802308396362808Borges, Rodrigo Gonçalves84cd2ae68d-bee2-4439-b4c5-e934cf0ea76finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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