As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012)
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFU |
Download full: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29898 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3028 |
Summary: | Este trabalho tem como objetivo analisar o cenário artístico goiniense, mais especificamente o campo da dança, a partir dos anos 2000. O objeto central é a análise do espetáculo No Singular (2012), da Quasar Cia. De Dança, que se estabelece no cenário cultural a partir dos anos de 1990, como um grupo estável de produção artística, até, pelo menos, a segunda década dos anos 2000. A intenção é compreender e discutir determinadas interpretações construídas sobre a companhia em diversos âmbitos, tais como o acadêmico, jornalístico e a crítica especializada, a partir da recepção das obras produzidas e apresentadas pelo grupo. No campo da recepção, é perceptível a atribuição de certos valores à companhia, como as ideias de dança contemporânea, inovação, singularidade e isolamento, os quais foram questionados ao longo da pesquisa. Esses valores, ou ideias, estão normalmente atreladas ao coreógrafo da Quasar, Henrique Rodovalho, que surge como figura central em todo o contexto cultural do estado de Goiás, após o reconhecimento da companhia no anos de 1990. Nesse sentido, objetivamos discutir essas ideias a partir de uma reflexão mais ampla sobre a produção cultural, articulando com o que tem sido divulgado em trabalhos acadêmicos e nas notícias de jornais sobre arte e cultura na cidade de Goiânia. |
id |
UFU_f2d493111bee4033442719209a7a4902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/29898 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-09-15T12:58:42Z2020-09-15T12:58:42Z2020-06-26MAZZA, Samuel Nogueira. As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012). 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3028.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29898http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3028Este trabalho tem como objetivo analisar o cenário artístico goiniense, mais especificamente o campo da dança, a partir dos anos 2000. O objeto central é a análise do espetáculo No Singular (2012), da Quasar Cia. De Dança, que se estabelece no cenário cultural a partir dos anos de 1990, como um grupo estável de produção artística, até, pelo menos, a segunda década dos anos 2000. A intenção é compreender e discutir determinadas interpretações construídas sobre a companhia em diversos âmbitos, tais como o acadêmico, jornalístico e a crítica especializada, a partir da recepção das obras produzidas e apresentadas pelo grupo. No campo da recepção, é perceptível a atribuição de certos valores à companhia, como as ideias de dança contemporânea, inovação, singularidade e isolamento, os quais foram questionados ao longo da pesquisa. Esses valores, ou ideias, estão normalmente atreladas ao coreógrafo da Quasar, Henrique Rodovalho, que surge como figura central em todo o contexto cultural do estado de Goiás, após o reconhecimento da companhia no anos de 1990. Nesse sentido, objetivamos discutir essas ideias a partir de uma reflexão mais ampla sobre a produção cultural, articulando com o que tem sido divulgado em trabalhos acadêmicos e nas notícias de jornais sobre arte e cultura na cidade de Goiânia.This study aims to analyze the art scene, more specifically the dance scence, in the city of Goiânia from the 2000s. The main object of analysis is No Singular (2012), a performance by Quasar Cia. De Dança, a dance company established in the 1990s and kept active at least until the second half of the 2000s. This work’s intention is to understand and discuss interpretations about the company developed by academia, the media and art critics. The research questions values commonly attributed to the company’s work, such as contemporary dance, innovation, singularity and isolation. Such values, or ideas, are usually linked to Quasar’s choreographer Henrique Rodovalho, who rises as a central figure in Goiás State cultural scene, following the recognition of the dance company in the 1990s. In this context, the study’s goal is to discuss these ideas from a broader perspective about cultural production, establishing a dialogue with what has been released in academic papers and newspaper articles about art and culture in the city of Goiânia.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILDançaNo SingularQuasar Cia. De DançaDança ContemporâneaContemporary danceIsolamentoIsolationRecepçãoReceptionCrítica EspecializadaArt criticismAs recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012)The receptions of Quasar Cia. de Dança: influences and interpretations about the spectacle No Singular (2012)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRamos, Alcides FreireRamos, Rosangela PatriotaCosta, Rodrigo de Freitashttp://lattes.cnpq.br/4960498495113946Mazza, Samuel Nogueira17380420702reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALRecepcoesQuasarDanca.pdfRecepcoesQuasarDanca.pdfDissertação ou Teseapplication/pdf3086753https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29898/1/RecepcoesQuasarDanca.pdf20c4324bebc8592b3b7d5a261648f927MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29898/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29898/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53TEXTRecepcoesQuasarDanca.pdf.txtRecepcoesQuasarDanca.pdf.txtExtracted texttext/plain474510https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29898/4/RecepcoesQuasarDanca.pdf.txt1efa114aacc73ed4dcb45a4b47edb160MD54THUMBNAILRecepcoesQuasarDanca.pdf.jpgRecepcoesQuasarDanca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29898/5/RecepcoesQuasarDanca.pdf.jpg698034b6fbb96bba208cdb0f4e047b2bMD55123456789/298982020-09-16 03:18:43.169oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:08:13.972844Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The receptions of Quasar Cia. de Dança: influences and interpretations about the spectacle No Singular (2012) |
title |
As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012) |
spellingShingle |
As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012) Mazza, Samuel Nogueira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL No Singular Quasar Cia. De Dança Dança Contemporânea Contemporary dance Isolamento Isolation Recepção Reception Crítica Especializada Art criticism Dança |
title_short |
As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012) |
title_full |
As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012) |
title_fullStr |
As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012) |
title_full_unstemmed |
As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012) |
title_sort |
As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012) |
author |
Mazza, Samuel Nogueira |
author_facet |
Mazza, Samuel Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Alcides Freire |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ramos, Rosangela Patriota |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Costa, Rodrigo de Freitas |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4960498495113946 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazza, Samuel Nogueira |
contributor_str_mv |
Ramos, Alcides Freire Ramos, Rosangela Patriota Costa, Rodrigo de Freitas |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL No Singular Quasar Cia. De Dança Dança Contemporânea Contemporary dance Isolamento Isolation Recepção Reception Crítica Especializada Art criticism Dança |
dc.subject.por.fl_str_mv |
No Singular Quasar Cia. De Dança Dança Contemporânea Contemporary dance Isolamento Isolation Recepção Reception Crítica Especializada Art criticism |
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv |
Dança |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar o cenário artístico goiniense, mais especificamente o campo da dança, a partir dos anos 2000. O objeto central é a análise do espetáculo No Singular (2012), da Quasar Cia. De Dança, que se estabelece no cenário cultural a partir dos anos de 1990, como um grupo estável de produção artística, até, pelo menos, a segunda década dos anos 2000. A intenção é compreender e discutir determinadas interpretações construídas sobre a companhia em diversos âmbitos, tais como o acadêmico, jornalístico e a crítica especializada, a partir da recepção das obras produzidas e apresentadas pelo grupo. No campo da recepção, é perceptível a atribuição de certos valores à companhia, como as ideias de dança contemporânea, inovação, singularidade e isolamento, os quais foram questionados ao longo da pesquisa. Esses valores, ou ideias, estão normalmente atreladas ao coreógrafo da Quasar, Henrique Rodovalho, que surge como figura central em todo o contexto cultural do estado de Goiás, após o reconhecimento da companhia no anos de 1990. Nesse sentido, objetivamos discutir essas ideias a partir de uma reflexão mais ampla sobre a produção cultural, articulando com o que tem sido divulgado em trabalhos acadêmicos e nas notícias de jornais sobre arte e cultura na cidade de Goiânia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-15T12:58:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-15T12:58:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAZZA, Samuel Nogueira. As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012). 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3028. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29898 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3028 |
identifier_str_mv |
MAZZA, Samuel Nogueira. As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012). 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3028. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29898 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em História |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29898/1/RecepcoesQuasarDanca.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29898/2/license_rdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29898/3/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29898/4/RecepcoesQuasarDanca.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29898/5/RecepcoesQuasarDanca.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20c4324bebc8592b3b7d5a261648f927 9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 1efa114aacc73ed4dcb45a4b47edb160 698034b6fbb96bba208cdb0f4e047b2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1797425578242998272 |