APLICAÇÃO DE EFLUENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM SOLO CULTIVADO COM GRAMA ESMERALDA (Zoysia japonica)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jaíza Ribeiro Mota e
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Luiz Fernando Coutinho de, Fia, Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia na Agricultura
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/871
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação de diferentes taxas de efluente proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto da Universidade Federal de Lavras nas características químicas do solo, na produtividade e na composição química da grama Esmeralda (Zoysia japonica). Avaliou-se o pH, condutividade elétrica (CE), matéria orgânica (MO), nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), sódio (Na), cálcio (Ca) e magnésio (Mg) do solo e a produtividade de matéria seca e os teores foliares de N, P, K, Na, Ca e Mg da grama Esmeralda. O esquema experimental adotado foi o delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância, empregando-se o teste F, e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, ambos a 5% de probabilidade. Após análise, verificou-se que a aplicação do efluente nas diferentes taxas proporcionou aumento significativo nos valores de pH, K, Ca, Mg, e Na do solo e na produtividade de matéria seca e nos teores foliares de N, P, K e Na da grama Esmeralda. No entanto, recomenda-se que a aplicação do efluente seja avaliada por períodos de monitoramento superiores aos deste trabalho, visto que é importante observar as variações climáticas, as condições do solo e o efeito da aplicação do efluente em longo prazo.
id UFV-2_47cbc156d9dd88beda0cf3d94d496c1b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/871
network_acronym_str UFV-2
network_name_str Engenharia na Agricultura
repository_id_str
spelling APLICAÇÃO DE EFLUENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM SOLO CULTIVADO COM GRAMA ESMERALDA (Zoysia japonica)água residuáriafertilidade do solonutrição de plantasreúso de águaEste estudo teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação de diferentes taxas de efluente proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto da Universidade Federal de Lavras nas características químicas do solo, na produtividade e na composição química da grama Esmeralda (Zoysia japonica). Avaliou-se o pH, condutividade elétrica (CE), matéria orgânica (MO), nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), sódio (Na), cálcio (Ca) e magnésio (Mg) do solo e a produtividade de matéria seca e os teores foliares de N, P, K, Na, Ca e Mg da grama Esmeralda. O esquema experimental adotado foi o delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância, empregando-se o teste F, e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, ambos a 5% de probabilidade. Após análise, verificou-se que a aplicação do efluente nas diferentes taxas proporcionou aumento significativo nos valores de pH, K, Ca, Mg, e Na do solo e na produtividade de matéria seca e nos teores foliares de N, P, K e Na da grama Esmeralda. No entanto, recomenda-se que a aplicação do efluente seja avaliada por períodos de monitoramento superiores aos deste trabalho, visto que é importante observar as variações climáticas, as condições do solo e o efeito da aplicação do efluente em longo prazo.Universidade Federal de Viçosa - UFV2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/87110.13083/reveng.v27i2.871Engineering in Agriculture; Vol. 27 No. 2 (2019); 157-169Revista Engenharia na Agricultura - REVENG; v. 27 n. 2 (2019); 157-1692175-68131414-3984reponame:Engenharia na Agriculturainstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/871/pdfCopyright (c) 2019 ENGENHARIA NA AGRICULTURA / Engineering in Agricultureinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jaíza Ribeiro Mota eOliveira, Luiz Fernando Coutinho deFia, Ronaldo2023-01-19T13:36:46Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/871Revistahttps://periodicos.ufv.br/revengPUBhttps://periodicos.ufv.br/reveng/oairevistaengenharianagricultura@gmail.com||andrerosa@ufv.br||tramitacao.reveng@gmail.com|| reveng@ufv.br2175-68131414-3984opendoar:2023-01-19T13:36:46Engenharia na Agricultura - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DE EFLUENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM SOLO CULTIVADO COM GRAMA ESMERALDA (Zoysia japonica)
title APLICAÇÃO DE EFLUENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM SOLO CULTIVADO COM GRAMA ESMERALDA (Zoysia japonica)
spellingShingle APLICAÇÃO DE EFLUENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM SOLO CULTIVADO COM GRAMA ESMERALDA (Zoysia japonica)
Silva, Jaíza Ribeiro Mota e
água residuária
fertilidade do solo
nutrição de plantas
reúso de água
title_short APLICAÇÃO DE EFLUENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM SOLO CULTIVADO COM GRAMA ESMERALDA (Zoysia japonica)
title_full APLICAÇÃO DE EFLUENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM SOLO CULTIVADO COM GRAMA ESMERALDA (Zoysia japonica)
title_fullStr APLICAÇÃO DE EFLUENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM SOLO CULTIVADO COM GRAMA ESMERALDA (Zoysia japonica)
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE EFLUENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM SOLO CULTIVADO COM GRAMA ESMERALDA (Zoysia japonica)
title_sort APLICAÇÃO DE EFLUENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM SOLO CULTIVADO COM GRAMA ESMERALDA (Zoysia japonica)
author Silva, Jaíza Ribeiro Mota e
author_facet Silva, Jaíza Ribeiro Mota e
Oliveira, Luiz Fernando Coutinho de
Fia, Ronaldo
author_role author
author2 Oliveira, Luiz Fernando Coutinho de
Fia, Ronaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jaíza Ribeiro Mota e
Oliveira, Luiz Fernando Coutinho de
Fia, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv água residuária
fertilidade do solo
nutrição de plantas
reúso de água
topic água residuária
fertilidade do solo
nutrição de plantas
reúso de água
description Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação de diferentes taxas de efluente proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto da Universidade Federal de Lavras nas características químicas do solo, na produtividade e na composição química da grama Esmeralda (Zoysia japonica). Avaliou-se o pH, condutividade elétrica (CE), matéria orgânica (MO), nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), sódio (Na), cálcio (Ca) e magnésio (Mg) do solo e a produtividade de matéria seca e os teores foliares de N, P, K, Na, Ca e Mg da grama Esmeralda. O esquema experimental adotado foi o delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância, empregando-se o teste F, e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, ambos a 5% de probabilidade. Após análise, verificou-se que a aplicação do efluente nas diferentes taxas proporcionou aumento significativo nos valores de pH, K, Ca, Mg, e Na do solo e na produtividade de matéria seca e nos teores foliares de N, P, K e Na da grama Esmeralda. No entanto, recomenda-se que a aplicação do efluente seja avaliada por períodos de monitoramento superiores aos deste trabalho, visto que é importante observar as variações climáticas, as condições do solo e o efeito da aplicação do efluente em longo prazo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/871
10.13083/reveng.v27i2.871
url https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/871
identifier_str_mv 10.13083/reveng.v27i2.871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/871/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ENGENHARIA NA AGRICULTURA / Engineering in Agriculture
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ENGENHARIA NA AGRICULTURA / Engineering in Agriculture
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv Engineering in Agriculture; Vol. 27 No. 2 (2019); 157-169
Revista Engenharia na Agricultura - REVENG; v. 27 n. 2 (2019); 157-169
2175-6813
1414-3984
reponame:Engenharia na Agricultura
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Engenharia na Agricultura
collection Engenharia na Agricultura
repository.name.fl_str_mv Engenharia na Agricultura - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv revistaengenharianagricultura@gmail.com||andrerosa@ufv.br||tramitacao.reveng@gmail.com|| reveng@ufv.br
_version_ 1800211146563649536