METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS INTENSIVOS DE BOVINOS DE CORTE COM UTILIZAÇÃO DO SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)

Bibliographic Details
Main Author: Guimaraes, Maria Clara de Carvalho
Publication Date: 2008
Other Authors: Baêta, Fernando da Costa, Tibiriçá, Antônio Cléber Gonçalves, Tinoco, Ilda de Fátima Ferreira, Menegali, Irene
Format: Article
Language: por
Source: Engenharia na Agricultura
Download full: https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/25
Summary: A indústria de produção animal é caracterizada por utilizar sistemas intensivos de criação. A intensificação desses sistemas da indicativos de que o futuro da produção não está no aumento do plantel, mas no aumento dos índices de produtividade. Um ambiente ideal, com instalações bem planejadas, conjugadas às práticas de manejo adequadas, conduz o animal à condição definida como bem-estar. Por meio de diagnósticos de sistemas intensivos de bovinos de corte em unidades produtivas no Norte do Estado de Minas Gerais, foram identificados os principais problemas existentes em cada unidade, classificando-os mediante o estudo de fluxos de atividades e instalações. Para proceder a análise dos dados levantados, o SLP (Systematic Layout Planning) foi utilizado na elaboração de convenções para identificação, visualização e classificação de atividades e inter-relações constituintes do sistema intensivo de bovinos de corte.
id UFV-2_e1ebca3ef6e28e8ee6cc522c6dbf4f20
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/25
network_acronym_str UFV-2
network_name_str Engenharia na Agricultura
repository_id_str
spelling METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS INTENSIVOS DE BOVINOS DE CORTE COM UTILIZAÇÃO DO SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)bovino de cortebem-estar animalplanejamento de instalaçõesA indústria de produção animal é caracterizada por utilizar sistemas intensivos de criação. A intensificação desses sistemas da indicativos de que o futuro da produção não está no aumento do plantel, mas no aumento dos índices de produtividade. Um ambiente ideal, com instalações bem planejadas, conjugadas às práticas de manejo adequadas, conduz o animal à condição definida como bem-estar. Por meio de diagnósticos de sistemas intensivos de bovinos de corte em unidades produtivas no Norte do Estado de Minas Gerais, foram identificados os principais problemas existentes em cada unidade, classificando-os mediante o estudo de fluxos de atividades e instalações. Para proceder a análise dos dados levantados, o SLP (Systematic Layout Planning) foi utilizado na elaboração de convenções para identificação, visualização e classificação de atividades e inter-relações constituintes do sistema intensivo de bovinos de corte.Universidade Federal de Viçosa - UFV2008-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/2510.13083/reveng.v16i3.29Engineering in Agriculture; Vol. 16 No. 3 (2008)Revista Engenharia na Agricultura - REVENG; v. 16 n. 3 (2008)2175-68131414-398410.13083/reveng.v16i3reponame:Engenharia na Agriculturainstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/25/21Guimaraes, Maria Clara de CarvalhoBaêta, Fernando da CostaTibiriçá, Antônio Cléber GonçalvesTinoco, Ilda de Fátima FerreiraMenegali, Ireneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T12:47:55Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/25Revistahttps://periodicos.ufv.br/revengPUBhttps://periodicos.ufv.br/reveng/oairevistaengenharianagricultura@gmail.com||andrerosa@ufv.br||tramitacao.reveng@gmail.com|| reveng@ufv.br2175-68131414-3984opendoar:2023-01-19T12:47:55Engenharia na Agricultura - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS INTENSIVOS DE BOVINOS DE CORTE COM UTILIZAÇÃO DO SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)
title METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS INTENSIVOS DE BOVINOS DE CORTE COM UTILIZAÇÃO DO SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)
spellingShingle METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS INTENSIVOS DE BOVINOS DE CORTE COM UTILIZAÇÃO DO SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)
Guimaraes, Maria Clara de Carvalho
bovino de corte
bem-estar animal
planejamento de instalações
title_short METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS INTENSIVOS DE BOVINOS DE CORTE COM UTILIZAÇÃO DO SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)
title_full METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS INTENSIVOS DE BOVINOS DE CORTE COM UTILIZAÇÃO DO SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)
title_fullStr METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS INTENSIVOS DE BOVINOS DE CORTE COM UTILIZAÇÃO DO SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)
title_full_unstemmed METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS INTENSIVOS DE BOVINOS DE CORTE COM UTILIZAÇÃO DO SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)
title_sort METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS INTENSIVOS DE BOVINOS DE CORTE COM UTILIZAÇÃO DO SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)
author Guimaraes, Maria Clara de Carvalho
author_facet Guimaraes, Maria Clara de Carvalho
Baêta, Fernando da Costa
Tibiriçá, Antônio Cléber Gonçalves
Tinoco, Ilda de Fátima Ferreira
Menegali, Irene
author_role author
author2 Baêta, Fernando da Costa
Tibiriçá, Antônio Cléber Gonçalves
Tinoco, Ilda de Fátima Ferreira
Menegali, Irene
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimaraes, Maria Clara de Carvalho
Baêta, Fernando da Costa
Tibiriçá, Antônio Cléber Gonçalves
Tinoco, Ilda de Fátima Ferreira
Menegali, Irene
dc.subject.por.fl_str_mv bovino de corte
bem-estar animal
planejamento de instalações
topic bovino de corte
bem-estar animal
planejamento de instalações
description A indústria de produção animal é caracterizada por utilizar sistemas intensivos de criação. A intensificação desses sistemas da indicativos de que o futuro da produção não está no aumento do plantel, mas no aumento dos índices de produtividade. Um ambiente ideal, com instalações bem planejadas, conjugadas às práticas de manejo adequadas, conduz o animal à condição definida como bem-estar. Por meio de diagnósticos de sistemas intensivos de bovinos de corte em unidades produtivas no Norte do Estado de Minas Gerais, foram identificados os principais problemas existentes em cada unidade, classificando-os mediante o estudo de fluxos de atividades e instalações. Para proceder a análise dos dados levantados, o SLP (Systematic Layout Planning) foi utilizado na elaboração de convenções para identificação, visualização e classificação de atividades e inter-relações constituintes do sistema intensivo de bovinos de corte.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/25
10.13083/reveng.v16i3.29
url https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/25
identifier_str_mv 10.13083/reveng.v16i3.29
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/25/21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv Engineering in Agriculture; Vol. 16 No. 3 (2008)
Revista Engenharia na Agricultura - REVENG; v. 16 n. 3 (2008)
2175-6813
1414-3984
10.13083/reveng.v16i3
reponame:Engenharia na Agricultura
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Engenharia na Agricultura
collection Engenharia na Agricultura
repository.name.fl_str_mv Engenharia na Agricultura - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv revistaengenharianagricultura@gmail.com||andrerosa@ufv.br||tramitacao.reveng@gmail.com|| reveng@ufv.br
_version_ 1788355356913565696