Observações anatômicas em plantas de Coffea arabica L. obtidas por enraizamento de estacas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus,Adriana Madeira Santos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Carvalho,Samuel Pereira de, Castro,Evaristo Mauro de, Gomes,Carlos Nick
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000200006
Resumo: Uma forma para se obter diminuição significativa de tempo e recursos despendidos nos programas de melhoramento de Coffea arabica L. é a clonagem de híbridos F1 por meio de estacas caulinares. Alguns estudos, em diferentes instituições, foram realizados buscando-se definir um método eficiente para esse tipo de clonagem. Com o objetivo de verificar-se a presença de barreiras anatômicas ao enraizamento de estacas caulinares do cafeeiro e a origem das raízes adventícias, bem como compara-las às raízes provenientes de plantas obtidas por semeadura, foram realizadas análises anatômicas no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG. Utilizaram-se estacas caulinares de cafeeiro dos cultivares Acaiá e Rubi e mudas obtidas por semeadura direta e por estaquia. Os cortes realizados nas estacas caulinares mostraram não existirem barreiras anatômicas ao enraizamento adventício. Nas estacas enraizadas, a origem do primórdio radicular foi próxima aos tecidos vasculares. Cortes histológicos nas raízes formadas nas estacas e nas raízes de mudas obtidas por semeadura confirmaram que elas apresentam as mesmas estruturas primárias.
id UFV-5_0073e80419f8838cf4899f322ffd1417
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2010000200006
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Observações anatômicas em plantas de Coffea arabica L. obtidas por enraizamento de estacasCafeeiroclonagembarreiras anatômicasUma forma para se obter diminuição significativa de tempo e recursos despendidos nos programas de melhoramento de Coffea arabica L. é a clonagem de híbridos F1 por meio de estacas caulinares. Alguns estudos, em diferentes instituições, foram realizados buscando-se definir um método eficiente para esse tipo de clonagem. Com o objetivo de verificar-se a presença de barreiras anatômicas ao enraizamento de estacas caulinares do cafeeiro e a origem das raízes adventícias, bem como compara-las às raízes provenientes de plantas obtidas por semeadura, foram realizadas análises anatômicas no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG. Utilizaram-se estacas caulinares de cafeeiro dos cultivares Acaiá e Rubi e mudas obtidas por semeadura direta e por estaquia. Os cortes realizados nas estacas caulinares mostraram não existirem barreiras anatômicas ao enraizamento adventício. Nas estacas enraizadas, a origem do primórdio radicular foi próxima aos tecidos vasculares. Cortes histológicos nas raízes formadas nas estacas e nas raízes de mudas obtidas por semeadura confirmaram que elas apresentam as mesmas estruturas primárias.Universidade Federal de Viçosa2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000200006Revista Ceres v.57 n.2 2010reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2010000200006info:eu-repo/semantics/openAccessJesus,Adriana Madeira SantosCarvalho,Samuel Pereira deCastro,Evaristo Mauro deGomes,Carlos Nickpor2012-06-20T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Observações anatômicas em plantas de Coffea arabica L. obtidas por enraizamento de estacas
title Observações anatômicas em plantas de Coffea arabica L. obtidas por enraizamento de estacas
spellingShingle Observações anatômicas em plantas de Coffea arabica L. obtidas por enraizamento de estacas
Jesus,Adriana Madeira Santos
Cafeeiro
clonagem
barreiras anatômicas
title_short Observações anatômicas em plantas de Coffea arabica L. obtidas por enraizamento de estacas
title_full Observações anatômicas em plantas de Coffea arabica L. obtidas por enraizamento de estacas
title_fullStr Observações anatômicas em plantas de Coffea arabica L. obtidas por enraizamento de estacas
title_full_unstemmed Observações anatômicas em plantas de Coffea arabica L. obtidas por enraizamento de estacas
title_sort Observações anatômicas em plantas de Coffea arabica L. obtidas por enraizamento de estacas
author Jesus,Adriana Madeira Santos
author_facet Jesus,Adriana Madeira Santos
Carvalho,Samuel Pereira de
Castro,Evaristo Mauro de
Gomes,Carlos Nick
author_role author
author2 Carvalho,Samuel Pereira de
Castro,Evaristo Mauro de
Gomes,Carlos Nick
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus,Adriana Madeira Santos
Carvalho,Samuel Pereira de
Castro,Evaristo Mauro de
Gomes,Carlos Nick
dc.subject.por.fl_str_mv Cafeeiro
clonagem
barreiras anatômicas
topic Cafeeiro
clonagem
barreiras anatômicas
dc.description.none.fl_txt_mv Uma forma para se obter diminuição significativa de tempo e recursos despendidos nos programas de melhoramento de Coffea arabica L. é a clonagem de híbridos F1 por meio de estacas caulinares. Alguns estudos, em diferentes instituições, foram realizados buscando-se definir um método eficiente para esse tipo de clonagem. Com o objetivo de verificar-se a presença de barreiras anatômicas ao enraizamento de estacas caulinares do cafeeiro e a origem das raízes adventícias, bem como compara-las às raízes provenientes de plantas obtidas por semeadura, foram realizadas análises anatômicas no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG. Utilizaram-se estacas caulinares de cafeeiro dos cultivares Acaiá e Rubi e mudas obtidas por semeadura direta e por estaquia. Os cortes realizados nas estacas caulinares mostraram não existirem barreiras anatômicas ao enraizamento adventício. Nas estacas enraizadas, a origem do primórdio radicular foi próxima aos tecidos vasculares. Cortes histológicos nas raízes formadas nas estacas e nas raízes de mudas obtidas por semeadura confirmaram que elas apresentam as mesmas estruturas primárias.
description Uma forma para se obter diminuição significativa de tempo e recursos despendidos nos programas de melhoramento de Coffea arabica L. é a clonagem de híbridos F1 por meio de estacas caulinares. Alguns estudos, em diferentes instituições, foram realizados buscando-se definir um método eficiente para esse tipo de clonagem. Com o objetivo de verificar-se a presença de barreiras anatômicas ao enraizamento de estacas caulinares do cafeeiro e a origem das raízes adventícias, bem como compara-las às raízes provenientes de plantas obtidas por semeadura, foram realizadas análises anatômicas no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG. Utilizaram-se estacas caulinares de cafeeiro dos cultivares Acaiá e Rubi e mudas obtidas por semeadura direta e por estaquia. Os cortes realizados nas estacas caulinares mostraram não existirem barreiras anatômicas ao enraizamento adventício. Nas estacas enraizadas, a origem do primórdio radicular foi próxima aos tecidos vasculares. Cortes histológicos nas raízes formadas nas estacas e nas raízes de mudas obtidas por semeadura confirmaram que elas apresentam as mesmas estruturas primárias.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2010000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.57 n.2 2010
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006778841464832