Seleção de progênies do cruzamento entre cultivares de cafeeiros Icatu e Catuaí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Cristiano de Andrade
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho,Gladyston Rodrigues, Botelho,César Elias, Ferreira,André Dominghetti, Rezende,Juliana Costa, Rezende,Ramiro Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2015000100062
Resumo: Os programas de melhoramento devem ser dinâmicos e contínuos, de modo a disponibilizarem sempre novos cultivares de cafeeiros, com fatores de resistência complexos, que se constituam em eficientes barreiras para as novas raças fisiológicas do fungo H. vastatrix. Por essa razão, objetivou-se, com este trabalho, avaliar o comportamento agronômico, a resistência à ferrugem e a ocorrência de cercosporiose em progênies, provenientes do cruzamento dos grupos de cultivares Catuaí e Icatu, em dois ambientes de Minas Gerais. Os experimentos foram implantados nas Fazendas Experimentais da EPAMIG, em São Sebastião do Paraíso e Três Pontas - MG. O delineamento experimental adotado foi o látice quadrado 6 x 6, com 3 repetições. Nos dois ambientes, foram realizadas avaliações de produtividade, vigor vegetativo, percentagem de grãos com peneira 17 acima e reação à ferrugem e à cercosporiose, nos anos agrícolas 2009/2010 e 2010/2011. O desempenho das progênies avaliadas, para produtividade, em Três Pontas, foi superior quando comparado ao de São Sebastião do Paraíso. A progênie H 6-47-10 Cova 3 destacou-se entre as mais promissoras, sugerindo boas possibilidades de progresso genético na seleção.
id UFV-5_2deae9baf85714cdb5e5a391da33911e
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2015000100062
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Seleção de progênies do cruzamento entre cultivares de cafeeiros Icatu e CatuaíCoffea arabica L.melhoramento genéticoprodutividadeferrugemcercosporioseOs programas de melhoramento devem ser dinâmicos e contínuos, de modo a disponibilizarem sempre novos cultivares de cafeeiros, com fatores de resistência complexos, que se constituam em eficientes barreiras para as novas raças fisiológicas do fungo H. vastatrix. Por essa razão, objetivou-se, com este trabalho, avaliar o comportamento agronômico, a resistência à ferrugem e a ocorrência de cercosporiose em progênies, provenientes do cruzamento dos grupos de cultivares Catuaí e Icatu, em dois ambientes de Minas Gerais. Os experimentos foram implantados nas Fazendas Experimentais da EPAMIG, em São Sebastião do Paraíso e Três Pontas - MG. O delineamento experimental adotado foi o látice quadrado 6 x 6, com 3 repetições. Nos dois ambientes, foram realizadas avaliações de produtividade, vigor vegetativo, percentagem de grãos com peneira 17 acima e reação à ferrugem e à cercosporiose, nos anos agrícolas 2009/2010 e 2010/2011. O desempenho das progênies avaliadas, para produtividade, em Três Pontas, foi superior quando comparado ao de São Sebastião do Paraíso. A progênie H 6-47-10 Cova 3 destacou-se entre as mais promissoras, sugerindo boas possibilidades de progresso genético na seleção.Universidade Federal de Viçosa2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2015000100062Revista Ceres v.62 n.1 2015reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/0034-737X201562010008info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Cristiano de AndradeCarvalho,Gladyston RodriguesBotelho,César EliasFerreira,André DominghettiRezende,Juliana CostaRezende,Ramiro Machadopor2015-04-23T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Seleção de progênies do cruzamento entre cultivares de cafeeiros Icatu e Catuaí
title Seleção de progênies do cruzamento entre cultivares de cafeeiros Icatu e Catuaí
spellingShingle Seleção de progênies do cruzamento entre cultivares de cafeeiros Icatu e Catuaí
Gomes,Cristiano de Andrade
Coffea arabica L.
melhoramento genético
produtividade
ferrugem
cercosporiose
title_short Seleção de progênies do cruzamento entre cultivares de cafeeiros Icatu e Catuaí
title_full Seleção de progênies do cruzamento entre cultivares de cafeeiros Icatu e Catuaí
title_fullStr Seleção de progênies do cruzamento entre cultivares de cafeeiros Icatu e Catuaí
title_full_unstemmed Seleção de progênies do cruzamento entre cultivares de cafeeiros Icatu e Catuaí
title_sort Seleção de progênies do cruzamento entre cultivares de cafeeiros Icatu e Catuaí
author Gomes,Cristiano de Andrade
author_facet Gomes,Cristiano de Andrade
Carvalho,Gladyston Rodrigues
Botelho,César Elias
Ferreira,André Dominghetti
Rezende,Juliana Costa
Rezende,Ramiro Machado
author_role author
author2 Carvalho,Gladyston Rodrigues
Botelho,César Elias
Ferreira,André Dominghetti
Rezende,Juliana Costa
Rezende,Ramiro Machado
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Cristiano de Andrade
Carvalho,Gladyston Rodrigues
Botelho,César Elias
Ferreira,André Dominghetti
Rezende,Juliana Costa
Rezende,Ramiro Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Coffea arabica L.
melhoramento genético
produtividade
ferrugem
cercosporiose
topic Coffea arabica L.
melhoramento genético
produtividade
ferrugem
cercosporiose
dc.description.none.fl_txt_mv Os programas de melhoramento devem ser dinâmicos e contínuos, de modo a disponibilizarem sempre novos cultivares de cafeeiros, com fatores de resistência complexos, que se constituam em eficientes barreiras para as novas raças fisiológicas do fungo H. vastatrix. Por essa razão, objetivou-se, com este trabalho, avaliar o comportamento agronômico, a resistência à ferrugem e a ocorrência de cercosporiose em progênies, provenientes do cruzamento dos grupos de cultivares Catuaí e Icatu, em dois ambientes de Minas Gerais. Os experimentos foram implantados nas Fazendas Experimentais da EPAMIG, em São Sebastião do Paraíso e Três Pontas - MG. O delineamento experimental adotado foi o látice quadrado 6 x 6, com 3 repetições. Nos dois ambientes, foram realizadas avaliações de produtividade, vigor vegetativo, percentagem de grãos com peneira 17 acima e reação à ferrugem e à cercosporiose, nos anos agrícolas 2009/2010 e 2010/2011. O desempenho das progênies avaliadas, para produtividade, em Três Pontas, foi superior quando comparado ao de São Sebastião do Paraíso. A progênie H 6-47-10 Cova 3 destacou-se entre as mais promissoras, sugerindo boas possibilidades de progresso genético na seleção.
description Os programas de melhoramento devem ser dinâmicos e contínuos, de modo a disponibilizarem sempre novos cultivares de cafeeiros, com fatores de resistência complexos, que se constituam em eficientes barreiras para as novas raças fisiológicas do fungo H. vastatrix. Por essa razão, objetivou-se, com este trabalho, avaliar o comportamento agronômico, a resistência à ferrugem e a ocorrência de cercosporiose em progênies, provenientes do cruzamento dos grupos de cultivares Catuaí e Icatu, em dois ambientes de Minas Gerais. Os experimentos foram implantados nas Fazendas Experimentais da EPAMIG, em São Sebastião do Paraíso e Três Pontas - MG. O delineamento experimental adotado foi o látice quadrado 6 x 6, com 3 repetições. Nos dois ambientes, foram realizadas avaliações de produtividade, vigor vegetativo, percentagem de grãos com peneira 17 acima e reação à ferrugem e à cercosporiose, nos anos agrícolas 2009/2010 e 2010/2011. O desempenho das progênies avaliadas, para produtividade, em Três Pontas, foi superior quando comparado ao de São Sebastião do Paraíso. A progênie H 6-47-10 Cova 3 destacou-se entre as mais promissoras, sugerindo boas possibilidades de progresso genético na seleção.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2015000100062
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2015000100062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-737X201562010008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.62 n.1 2015
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006781863460864