Cobertura morta e adubação orgânica na produção de alface e supressão de plantas daninhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Izabel Cristina Pereira Vaz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araujo,Alisson Vinicius de, Nascimento,Altina Lacerda, Cavalcanti,Thâmara Figueiredo Menezes, Santos,Leonardo David Tuffi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000400019
Resumo: Objetivou-se, neste trabalho, avaliar os efeitos da cobertura do solo e da adubação orgânica sobre a temperatura e a umidade do solo, a incidência de plantas daninhas e a produtividade da alface. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, em esquema fatorial (3 x 3), em que o primeiro fator corresponde aos tipos de cobertura morta (capim tifton, capim napier e ausência de cobertura) e, o segundo, aos adubos (esterco bovino, esterco de galinhas e ausência de adubação). Analisaram-se as variáveis temperatura e umidade do solo, o número de folhas produzidas pela alface, as massas de matéria fresca e seca da parte aérea, das plantas de alface e daninhas, e o levantamento fitossociológico das plantas infestantes. As plantas adubadas com esterco de galinhas apresentaram massas de matéria fresca e seca superiores às das plantas não adubadas. A cobertura morta com capim tifton proporcionou aumento da massa de matéria seca das plantas de alface, o que pode estar relacionado com a menor temperatura dos canteiros que receberam esse material como cobertura. Commelina benghalensis foi a planta infestante mais importante no cultivo orgânico de alface. A aplicação de adubos orgânicos e a cobertura morta com capins não foram capazes de suprimir plantas daninhas e manter a umidade do solo, em áreas de cultivo de alface.
id UFV-5_6380c7cd446ebdf4df03a5823860aead
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2013000400019
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Cobertura morta e adubação orgânica na produção de alface e supressão de plantas daninhastemperaturaumidade do solocomunidade infestanteCommelina benghalensis LObjetivou-se, neste trabalho, avaliar os efeitos da cobertura do solo e da adubação orgânica sobre a temperatura e a umidade do solo, a incidência de plantas daninhas e a produtividade da alface. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, em esquema fatorial (3 x 3), em que o primeiro fator corresponde aos tipos de cobertura morta (capim tifton, capim napier e ausência de cobertura) e, o segundo, aos adubos (esterco bovino, esterco de galinhas e ausência de adubação). Analisaram-se as variáveis temperatura e umidade do solo, o número de folhas produzidas pela alface, as massas de matéria fresca e seca da parte aérea, das plantas de alface e daninhas, e o levantamento fitossociológico das plantas infestantes. As plantas adubadas com esterco de galinhas apresentaram massas de matéria fresca e seca superiores às das plantas não adubadas. A cobertura morta com capim tifton proporcionou aumento da massa de matéria seca das plantas de alface, o que pode estar relacionado com a menor temperatura dos canteiros que receberam esse material como cobertura. Commelina benghalensis foi a planta infestante mais importante no cultivo orgânico de alface. A aplicação de adubos orgânicos e a cobertura morta com capins não foram capazes de suprimir plantas daninhas e manter a umidade do solo, em áreas de cultivo de alface.Universidade Federal de Viçosa2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000400019Revista Ceres v.60 n.4 2013reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2013000400019info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Izabel Cristina Pereira VazAraujo,Alisson Vinicius deNascimento,Altina LacerdaCavalcanti,Thâmara Figueiredo MenezesSantos,Leonardo David Tuffipor2013-09-18T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Cobertura morta e adubação orgânica na produção de alface e supressão de plantas daninhas
title Cobertura morta e adubação orgânica na produção de alface e supressão de plantas daninhas
spellingShingle Cobertura morta e adubação orgânica na produção de alface e supressão de plantas daninhas
Ferreira,Izabel Cristina Pereira Vaz
temperatura
umidade do solo
comunidade infestante
Commelina benghalensis L
title_short Cobertura morta e adubação orgânica na produção de alface e supressão de plantas daninhas
title_full Cobertura morta e adubação orgânica na produção de alface e supressão de plantas daninhas
title_fullStr Cobertura morta e adubação orgânica na produção de alface e supressão de plantas daninhas
title_full_unstemmed Cobertura morta e adubação orgânica na produção de alface e supressão de plantas daninhas
title_sort Cobertura morta e adubação orgânica na produção de alface e supressão de plantas daninhas
author Ferreira,Izabel Cristina Pereira Vaz
author_facet Ferreira,Izabel Cristina Pereira Vaz
Araujo,Alisson Vinicius de
Nascimento,Altina Lacerda
Cavalcanti,Thâmara Figueiredo Menezes
Santos,Leonardo David Tuffi
author_role author
author2 Araujo,Alisson Vinicius de
Nascimento,Altina Lacerda
Cavalcanti,Thâmara Figueiredo Menezes
Santos,Leonardo David Tuffi
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Izabel Cristina Pereira Vaz
Araujo,Alisson Vinicius de
Nascimento,Altina Lacerda
Cavalcanti,Thâmara Figueiredo Menezes
Santos,Leonardo David Tuffi
dc.subject.por.fl_str_mv temperatura
umidade do solo
comunidade infestante
Commelina benghalensis L
topic temperatura
umidade do solo
comunidade infestante
Commelina benghalensis L
dc.description.none.fl_txt_mv Objetivou-se, neste trabalho, avaliar os efeitos da cobertura do solo e da adubação orgânica sobre a temperatura e a umidade do solo, a incidência de plantas daninhas e a produtividade da alface. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, em esquema fatorial (3 x 3), em que o primeiro fator corresponde aos tipos de cobertura morta (capim tifton, capim napier e ausência de cobertura) e, o segundo, aos adubos (esterco bovino, esterco de galinhas e ausência de adubação). Analisaram-se as variáveis temperatura e umidade do solo, o número de folhas produzidas pela alface, as massas de matéria fresca e seca da parte aérea, das plantas de alface e daninhas, e o levantamento fitossociológico das plantas infestantes. As plantas adubadas com esterco de galinhas apresentaram massas de matéria fresca e seca superiores às das plantas não adubadas. A cobertura morta com capim tifton proporcionou aumento da massa de matéria seca das plantas de alface, o que pode estar relacionado com a menor temperatura dos canteiros que receberam esse material como cobertura. Commelina benghalensis foi a planta infestante mais importante no cultivo orgânico de alface. A aplicação de adubos orgânicos e a cobertura morta com capins não foram capazes de suprimir plantas daninhas e manter a umidade do solo, em áreas de cultivo de alface.
description Objetivou-se, neste trabalho, avaliar os efeitos da cobertura do solo e da adubação orgânica sobre a temperatura e a umidade do solo, a incidência de plantas daninhas e a produtividade da alface. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, em esquema fatorial (3 x 3), em que o primeiro fator corresponde aos tipos de cobertura morta (capim tifton, capim napier e ausência de cobertura) e, o segundo, aos adubos (esterco bovino, esterco de galinhas e ausência de adubação). Analisaram-se as variáveis temperatura e umidade do solo, o número de folhas produzidas pela alface, as massas de matéria fresca e seca da parte aérea, das plantas de alface e daninhas, e o levantamento fitossociológico das plantas infestantes. As plantas adubadas com esterco de galinhas apresentaram massas de matéria fresca e seca superiores às das plantas não adubadas. A cobertura morta com capim tifton proporcionou aumento da massa de matéria seca das plantas de alface, o que pode estar relacionado com a menor temperatura dos canteiros que receberam esse material como cobertura. Commelina benghalensis foi a planta infestante mais importante no cultivo orgânico de alface. A aplicação de adubos orgânicos e a cobertura morta com capins não foram capazes de suprimir plantas daninhas e manter a umidade do solo, em áreas de cultivo de alface.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000400019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000400019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2013000400019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.60 n.4 2013
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006780895625216