“Graduação em dança? Isso existe?” Impactos de estereótipos na identidade de estudantes do curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Mariana Cristina Tavares da Silva Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://locus.ufv.br//handle/123456789/25858
Resumo: O corpo é construído por nossas intenções, hábitos e costumes. Se constitui de significado e simbologia, provenientes de uma construção histórica, social e cultural. Sendo ele um elemento de apropriação da dança, para o desenvolvimento expressivo e performático em cena e na arte, possibilita que ela seja compreendida, realizada e apreciada em diversos contextos e realidades diferentes, o que acaba caracterizando e identificando o sujeito/dançarino por determinadas significações e representações, para determinado grupo social. Devido à forma como a dança é vivenciada, compreendida e contextualizada e por haver uma variedade de áreas com que o profissional pode atuar, observa-se que uma construção de estereótipos, relacionados com o gênero, a sexualidade, o hobby, o nível salarial, entre outros, podem impactar na formação da identidade do indivíduo, o qual a procura como formação profissional em cursos superiores de Dança. Assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar e discutir os estereótipos enfrentados por estudantes do curso superior em Dança da UFV em relação aos aspectos acadêmicos, socioculturais e familiares, verificando como eles impactam na identidade do próprio estudante. O estudo trata de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva e buscou, por uma abordagem crítico-dialética, discutir alguns conceitos, esclarecer e refletir acerca da realidade encontrada sobre a visão dos próprios graduandos sobre os estereótipos que enfrentam na graduação em Dança. Trata-se de um estudo de caso, visto que o fenômeno estudado está ligado diretamente aos alunos do curso de graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa-MG. A entrevista semiestruturada foi o instrumento empregado para a coleta de dados. Os resultados foram analisados de forma qualitativa, articulando-se as falas dos entrevistados com os referenciais teóricos sobre o tema. Dentre os estereótipos mencionados pelos estudantes se destacaram a associação do curso de graduação em Dança a uma aprendizagem direcionada apenas para a prática, com o foco na execução de movimentos dentro de distintas modalidades de dança. Outro aspecto foi a associação da dança apenas ao entretenimento e ao feminino, desconsiderando suas especificidades. Destacou-se, ainda, a visão da Dança como uma profissão que não oferece status social e não traz um retorno financeiro favorável. Esses estereótipos trazem uma desvalorização do estudante de graduação em Dança pelo não reconhecimento da relevância e dos objetivos do seu processo de formação acadêmica e em decorrência de tais estereótipos, alguns estudantes desistem da formação acadêmica na área.
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spelling Romarco, Evanize Kelli SivieroAmorim, Mariana Cristina Tavares da Silva Souzahttp://lattes.cnpq.br/9685972355655212Farias, Rita de Cássia Pereira2019-06-17T17:05:10Z2019-06-17T17:05:10Z2018-07-06AMORIM, Mariana Cristina Tavares da Silva Souza. “Graduação em dança? Isso existe?” Impactos de estereótipos na identidade de estudantes do curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.http://locus.ufv.br//handle/123456789/25858O corpo é construído por nossas intenções, hábitos e costumes. Se constitui de significado e simbologia, provenientes de uma construção histórica, social e cultural. Sendo ele um elemento de apropriação da dança, para o desenvolvimento expressivo e performático em cena e na arte, possibilita que ela seja compreendida, realizada e apreciada em diversos contextos e realidades diferentes, o que acaba caracterizando e identificando o sujeito/dançarino por determinadas significações e representações, para determinado grupo social. Devido à forma como a dança é vivenciada, compreendida e contextualizada e por haver uma variedade de áreas com que o profissional pode atuar, observa-se que uma construção de estereótipos, relacionados com o gênero, a sexualidade, o hobby, o nível salarial, entre outros, podem impactar na formação da identidade do indivíduo, o qual a procura como formação profissional em cursos superiores de Dança. Assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar e discutir os estereótipos enfrentados por estudantes do curso superior em Dança da UFV em relação aos aspectos acadêmicos, socioculturais e familiares, verificando como eles impactam na identidade do próprio estudante. O estudo trata de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva e buscou, por uma abordagem crítico-dialética, discutir alguns conceitos, esclarecer e refletir acerca da realidade encontrada sobre a visão dos próprios graduandos sobre os estereótipos que enfrentam na graduação em Dança. Trata-se de um estudo de caso, visto que o fenômeno estudado está ligado diretamente aos alunos do curso de graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa-MG. A entrevista semiestruturada foi o instrumento empregado para a coleta de dados. Os resultados foram analisados de forma qualitativa, articulando-se as falas dos entrevistados com os referenciais teóricos sobre o tema. Dentre os estereótipos mencionados pelos estudantes se destacaram a associação do curso de graduação em Dança a uma aprendizagem direcionada apenas para a prática, com o foco na execução de movimentos dentro de distintas modalidades de dança. Outro aspecto foi a associação da dança apenas ao entretenimento e ao feminino, desconsiderando suas especificidades. Destacou-se, ainda, a visão da Dança como uma profissão que não oferece status social e não traz um retorno financeiro favorável. Esses estereótipos trazem uma desvalorização do estudante de graduação em Dança pelo não reconhecimento da relevância e dos objetivos do seu processo de formação acadêmica e em decorrência de tais estereótipos, alguns estudantes desistem da formação acadêmica na área.The body is built by our intention, habits and custom. It is constituded of meaning and symbology, which come from a historic, social and cultural construction. Being an element of appropriation of dance, to the expressive and performative development in scene and art, it allows dance to be understood, performed and appreciated in different contexts and different realities, which turns out to characterize and to identify the subject/dancer by certain representations and meanings, for a particular social group. Due to the way how dance is experienced, understood and contextualized and because there is a variety of fields where the professional may work, it is observed that a construction of stereotypes, related to gender, sexuality, hobby, wage level, among others, can impact on an individual ́s identity formation, who seeks to dance, as professional training, in higher Dance education. Thus, this research aims to identify and discuss the stereotypes faced by higher Dance education students at UFV in relation to academic, sociocultural and familiar aspects, verifying how these aspects impact on the identity of the student. This study is an exploratory and descriptive research, and seeked, by a critical-dialetic approach, to discuss some concepts, to clarify and to consider the reality found through the students' own vision of the stereotypes they face in higher Dance education. This is a case study, since the phenomenon studied is directly linked to the students of the undergraduate course of Dance at the Federal University of Viçosa – MG. The semi- structured interview was the procedure used to collect data. The results were qualitatively interpreted, articulating the speech of the interviewed with the theoretical references on the subject. Among the stereotypes mentioned by the students, the one that stood out the most was the association of the higher Dance education to a learning directed only to the practice, focused on the execution of movements according to the dance modalities. Another aspect was the association of Dance only to entertainment and the feminine, disregarding its specificities. It standed out, yet, the view of Dance as a profession that does not offer social status and does not bring a favorable financial return. These stereotypes bring a devaluation of the Dance students by not recognizing the importance and the objectives of their academic formation process and, because of such stereotypes, some students give up on the academic formation on this field.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaDançaEstereótipos (Psicologia social)Identidade de gênero na dançaEstudantes de dançaEnsino superior - DançaIdentidade socialEconomia Doméstica“Graduação em dança? Isso existe?” Impactos de estereótipos na identidade de estudantes do curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa"Graduation in dance? Does this exist?" Impacts of stereotypes on the students identity of the undergraduate course of Dance at the Universidade Federal de Viçosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Economia DomésticaMestre em Economia DomésticaViçosa - MG2018-07-06Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1454887https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/25858/1/texto%20completo.pdf310be0adb619b21f7f434b9188e6d7abMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/25858/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/258582019-06-17 14:05:32.518oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452019-06-17T17:05:32LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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