O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Marcelo José
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Silva, Antonio João Hocayen da, Dornelas, Henrique Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2002v23n1p49
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17526
Resumo: O Endomarketing pode ser conceituado como um conjunto de atividades voltadas para o interior da organização, cuja finalidade é valorizar o ser humano. Para que as cooperativas de crédito sejam competitivas, elas devem adotar estratégias de Endomarketing, que combinem elementos de motivação, treinamento e comunicação. Procurou-se com o presente estudo, verificar como a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Universidade Federal de Viçosa – LTDA / UFV-CREDI e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e demais Profissionais da Saúde de Viçosa Ltda – UNICRED/VIÇOSA-MG estão utilizando as ferramentas oferecidas pelo Endomarketing. Na metodologia foi realizado um estudo acerca do Endomarketing e das cooperativas de crédito, para posteriormente realizar a aplicação de questionários aos funcionários e aos cooperados das cooperativas. Após a análise dos dados obtidos, chegou-se a conclusão de que a UFV-CREDI e a UNICRED/ VIÇOSA-MG estão conseguindo atingir os seus objetivos de forma eficaz, pois suas estratégias de Endomarketing têm apresentado resultados positivos, permitindo que as mesmas consigam captar novos cooperados bem como manter os seus cooperados e os seus funcionários motivados e satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas.
id UFV_687c3a7d95160c32982bbaef56e53177
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/17526
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Braga, Marcelo JoséSilva, Antonio João Hocayen daDornelas, Henrique Lopes2018-02-08T16:36:39Z2018-02-08T16:36:39Z2003-07-291679-0383http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2002v23n1p49http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17526O Endomarketing pode ser conceituado como um conjunto de atividades voltadas para o interior da organização, cuja finalidade é valorizar o ser humano. Para que as cooperativas de crédito sejam competitivas, elas devem adotar estratégias de Endomarketing, que combinem elementos de motivação, treinamento e comunicação. Procurou-se com o presente estudo, verificar como a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Universidade Federal de Viçosa – LTDA / UFV-CREDI e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e demais Profissionais da Saúde de Viçosa Ltda – UNICRED/VIÇOSA-MG estão utilizando as ferramentas oferecidas pelo Endomarketing. Na metodologia foi realizado um estudo acerca do Endomarketing e das cooperativas de crédito, para posteriormente realizar a aplicação de questionários aos funcionários e aos cooperados das cooperativas. Após a análise dos dados obtidos, chegou-se a conclusão de que a UFV-CREDI e a UNICRED/ VIÇOSA-MG estão conseguindo atingir os seus objetivos de forma eficaz, pois suas estratégias de Endomarketing têm apresentado resultados positivos, permitindo que as mesmas consigam captar novos cooperados bem como manter os seus cooperados e os seus funcionários motivados e satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas.Endomarketing can be considered as a group of activities concerned with the internal aspects of the organization, whose purpose is to value the human being. In order to become competitive, the Credit Unions should adopt Endomarketing strategies that combine motivation, training and communication elements. The purpose of the present work was to verify how the Credit Union of the Workers of the Federal University of Viçosa Ltd. / UFV-CREDI and the Credit Union of the Doctors and Health-related Professionals of Viçosa Ltd. – UNICRED/VIÇOSA – MG are using the tools offered by Endomarketing. In the methodology, a study concerning the Endomarketing and the Credit Unions war carried out. After that, the employees and the members of the Credit Unions were asked to answer a questionnaire. After the analysis of the obtained data, it was concluded that UFV-CREDI and UNICRED/VIÇOSA-MG have effectively reached their objectives because their Endomarketing strategies have presented positive results, making it possible for them to get new members as well as to keep their members and employees motivated and satisfied with the products and services offered by the Credit Unions. Key words: Credit Unions; Endomarketing; StrategiesporSemina: Ciências Sociais e Humanasv. 23, n.1, p. 49-62, Set. 2002Cooperativas de CréditoEndomarketingEstratégiasO emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo.pdfartigo.pdfTexto completoapplication/pdf245937https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17526/1/artigo.pdf824fcbe62659c1249e14760a4aa0e98cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17526/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo.pdf.jpgartigo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6028https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17526/3/artigo.pdf.jpg1c9265ae7cff24b74f28746aadf7a3f2MD53123456789/175262018-02-08 22:00:53.726oai:locus.ufv.br:123456789/17526Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-02-09T01:00:53LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa
title O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa
spellingShingle O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa
Braga, Marcelo José
Cooperativas de Crédito
Endomarketing
Estratégias
title_short O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa
title_full O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa
title_fullStr O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa
title_full_unstemmed O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa
title_sort O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa
author Braga, Marcelo José
author_facet Braga, Marcelo José
Silva, Antonio João Hocayen da
Dornelas, Henrique Lopes
author_role author
author2 Silva, Antonio João Hocayen da
Dornelas, Henrique Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Marcelo José
Silva, Antonio João Hocayen da
Dornelas, Henrique Lopes
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Cooperativas de Crédito
Endomarketing
Estratégias
topic Cooperativas de Crédito
Endomarketing
Estratégias
description O Endomarketing pode ser conceituado como um conjunto de atividades voltadas para o interior da organização, cuja finalidade é valorizar o ser humano. Para que as cooperativas de crédito sejam competitivas, elas devem adotar estratégias de Endomarketing, que combinem elementos de motivação, treinamento e comunicação. Procurou-se com o presente estudo, verificar como a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Universidade Federal de Viçosa – LTDA / UFV-CREDI e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e demais Profissionais da Saúde de Viçosa Ltda – UNICRED/VIÇOSA-MG estão utilizando as ferramentas oferecidas pelo Endomarketing. Na metodologia foi realizado um estudo acerca do Endomarketing e das cooperativas de crédito, para posteriormente realizar a aplicação de questionários aos funcionários e aos cooperados das cooperativas. Após a análise dos dados obtidos, chegou-se a conclusão de que a UFV-CREDI e a UNICRED/ VIÇOSA-MG estão conseguindo atingir os seus objetivos de forma eficaz, pois suas estratégias de Endomarketing têm apresentado resultados positivos, permitindo que as mesmas consigam captar novos cooperados bem como manter os seus cooperados e os seus funcionários motivados e satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-08T16:36:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-08T16:36:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2002v23n1p49
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17526
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1679-0383
identifier_str_mv 1679-0383
url http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2002v23n1p49
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv v. 23, n.1, p. 49-62, Set. 2002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Semina: Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Semina: Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17526/1/artigo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17526/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17526/3/artigo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 824fcbe62659c1249e14760a4aa0e98c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
1c9265ae7cff24b74f28746aadf7a3f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1798053124921884672