Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Beatriz dos Santos Clemente
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6562
Resumo: Quando observamos os processos de elaboração do discurso político, podemos perceber uma sensação de que a criatividade e o desenvolvimento de projetos para o bem comum têm perdido sua legitimidade e credibilidade ao longo dos anos. A profusão de imagens no discurso político, nos dias atuais, tem buscado o retorno do ideal de político observado desde a antiguidade, mas se diferencia pelas relações entre o discurso e a produção de sentido numa perspectiva não tradicional em que os cidadãos estão cada vez mais se desinteressando pela atividade política e eleitoral. No contexto atual, o discurso político volta-se para a busca de uma troca social visando à demonstração da capacidade do político de dizer e fazer. Para isso, o político engaja-se num projeto de influência que é recíproca e notamos um grande trabalho para fazer reconhecer-se socialmente por meio de um ethos de honestidade e de credibilidade relacionado ao empreendedorismo, ao trabalho e ao sucesso. A complexidade que envolve o fenômeno político sempre despertou o interesse de estudiosos de diversas disciplinas e ainda é um campo aberto para investigações. Por isso, com o intuito de realizar um estudo comparativo da argumentação e da busca pelo ethos no discurso de Aécio Neves e de Dilma Rousseff, nos propomos nesta pesquisa compreender como a imagem de si mesmo se projeta no discurso político durante o processo de enunciação e permite a co- construção de uma identidade por meio do discurso. Para isso, nos baseamos na Teoria Semiolinguística de Charaudeau por meio dos Modos de Organização do Discurso e suas concepções sobre o discurso político. O discurso político hoje se reconfigura em seu entrecruzamento entre a instância midiática, política, econômica e social numa relação contratual de ação e influência. Buscamos, então, a partir de artigos de Aécio Neves no portal Folha e entrevistas de Dilma Rousseff concedidas ao programa Café com a Presidenta, disponíveis on-line, analisar a estruturação do processo de semiotização da linguagem, verificando as estratégias adotadas para a constituição do ethos argumentativo vinculado aos imaginários sociodiscursivos. Pretendemos, assim, elucidar algumas questões que envolvem o discurso político, como os espaços de estratégias e de restrições do contrato de comunicação e os papéis sociais dos participantes dessa forma particular de enunciação.
id UFV_3b630542889d06bf64b7fa5d2baaf986
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/6562
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Machado, Beatriz dos Santos Clementehttp://lattes.cnpq.br/3779962462466265Melo, Mônica Santos de Souza2015-11-06T13:59:53Z2015-11-06T13:59:53Z2015-03-19MACHADO, Beatriz dos Santos Clemente. Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6562Quando observamos os processos de elaboração do discurso político, podemos perceber uma sensação de que a criatividade e o desenvolvimento de projetos para o bem comum têm perdido sua legitimidade e credibilidade ao longo dos anos. A profusão de imagens no discurso político, nos dias atuais, tem buscado o retorno do ideal de político observado desde a antiguidade, mas se diferencia pelas relações entre o discurso e a produção de sentido numa perspectiva não tradicional em que os cidadãos estão cada vez mais se desinteressando pela atividade política e eleitoral. No contexto atual, o discurso político volta-se para a busca de uma troca social visando à demonstração da capacidade do político de dizer e fazer. Para isso, o político engaja-se num projeto de influência que é recíproca e notamos um grande trabalho para fazer reconhecer-se socialmente por meio de um ethos de honestidade e de credibilidade relacionado ao empreendedorismo, ao trabalho e ao sucesso. A complexidade que envolve o fenômeno político sempre despertou o interesse de estudiosos de diversas disciplinas e ainda é um campo aberto para investigações. Por isso, com o intuito de realizar um estudo comparativo da argumentação e da busca pelo ethos no discurso de Aécio Neves e de Dilma Rousseff, nos propomos nesta pesquisa compreender como a imagem de si mesmo se projeta no discurso político durante o processo de enunciação e permite a co- construção de uma identidade por meio do discurso. Para isso, nos baseamos na Teoria Semiolinguística de Charaudeau por meio dos Modos de Organização do Discurso e suas concepções sobre o discurso político. O discurso político hoje se reconfigura em seu entrecruzamento entre a instância midiática, política, econômica e social numa relação contratual de ação e influência. Buscamos, então, a partir de artigos de Aécio Neves no portal Folha e entrevistas de Dilma Rousseff concedidas ao programa Café com a Presidenta, disponíveis on-line, analisar a estruturação do processo de semiotização da linguagem, verificando as estratégias adotadas para a constituição do ethos argumentativo vinculado aos imaginários sociodiscursivos. Pretendemos, assim, elucidar algumas questões que envolvem o discurso político, como os espaços de estratégias e de restrições do contrato de comunicação e os papéis sociais dos participantes dessa forma particular de enunciação.When we look at the development of political discourse processes, we can perceive a sense of creativity and the development of projects for the common good have lost their legitimacy and credibility over the years. The profusion of images in political discourse today, has sought the return of the observed political ideal since antiquity, but differs by the relations between discourse and the production of meaning in a non-traditional perspective in which citizens are increasingly is unconcerned by the political and electoral activity. In the current context, the political discourse turns to the search for a social exchange in order to demonstrate the political capacity to say and do. For this, the political engages in a project that influence is reciprocal and noticed a great job to recognize themselves socially through an ethos of honesty and credibility related to entrepreneurship, work and success. The complexity involved in the political phenomenon always aroused the interest of scholars from various disciplines and is still an open field for research. Therefore, in order to carry out a comparative study of argumentation and the search for the ethos in Aécio Neves discourse and Dilma Rousseff, we propose in this research to understand how the picture itself is projected into the political discourse during the enunciation process and allows the co- construction of an identity through discourse. For this, we based on Semiolinguistics Theory by Charaudeau through the Modes of Discourse Organization and his views on the political discourse. The political discourse today is reconfigured in its interweaving of the media instance, political, economic and social in a contractual relationship of action and influence. Nicer then from Aécio Neves articles in the portal Folha and interviews Dilma Rousseff granted Café com a Presidenta program, available online. Analyze the structure of the semiotic process of language, checking the strategies adopted for the constitution of argumentative ethos linked to sociodiscursivos imaginary. We intend thereby elucidate some issues involving the political discourse, as the spaces strategies and communication contract restrictions and social roles of the participants in this particular form of enunciation.porUniversidade Federal de ViçosaAnálise do discurso - Aspectos políticosSemiolinguísticaLinguísticaAnálise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma RousseffComparative analysis of the argument in the previous discourse to the election campaign Aécio Neves and Dilma Rousseffinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de LetrasMestre em LetrasViçosa - MG2015-03-19Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdfTexto completoapplication/pdf1255490https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/6562/1/texto%20completo.pdfe68f2c99a22abb324ebada8c77adb16bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/6562/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTtexto completo.pdf.txttexto completo.pdf.txtExtracted texttext/plain373379https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/6562/3/texto%20completo.pdf.txte8f75cd06e67952e8874b96df124d6daMD53THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3535https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/6562/4/texto%20completo.pdf.jpg8d056d2b2bf6c9275a85dbe12608679cMD54123456789/65622022-06-28 11:46:41.699oai:locus.ufv.br:123456789/6562Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452022-06-28T14:46:41LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff
dc.title.en.fl_str_mv Comparative analysis of the argument in the previous discourse to the election campaign Aécio Neves and Dilma Rousseff
title Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff
spellingShingle Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff
Machado, Beatriz dos Santos Clemente
Análise do discurso - Aspectos políticos
Semiolinguística
Linguística
title_short Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff
title_full Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff
title_fullStr Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff
title_full_unstemmed Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff
title_sort Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff
author Machado, Beatriz dos Santos Clemente
author_facet Machado, Beatriz dos Santos Clemente
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3779962462466265
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Beatriz dos Santos Clemente
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Mônica Santos de Souza
contributor_str_mv Melo, Mônica Santos de Souza
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Análise do discurso - Aspectos políticos
Semiolinguística
topic Análise do discurso - Aspectos políticos
Semiolinguística
Linguística
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Linguística
description Quando observamos os processos de elaboração do discurso político, podemos perceber uma sensação de que a criatividade e o desenvolvimento de projetos para o bem comum têm perdido sua legitimidade e credibilidade ao longo dos anos. A profusão de imagens no discurso político, nos dias atuais, tem buscado o retorno do ideal de político observado desde a antiguidade, mas se diferencia pelas relações entre o discurso e a produção de sentido numa perspectiva não tradicional em que os cidadãos estão cada vez mais se desinteressando pela atividade política e eleitoral. No contexto atual, o discurso político volta-se para a busca de uma troca social visando à demonstração da capacidade do político de dizer e fazer. Para isso, o político engaja-se num projeto de influência que é recíproca e notamos um grande trabalho para fazer reconhecer-se socialmente por meio de um ethos de honestidade e de credibilidade relacionado ao empreendedorismo, ao trabalho e ao sucesso. A complexidade que envolve o fenômeno político sempre despertou o interesse de estudiosos de diversas disciplinas e ainda é um campo aberto para investigações. Por isso, com o intuito de realizar um estudo comparativo da argumentação e da busca pelo ethos no discurso de Aécio Neves e de Dilma Rousseff, nos propomos nesta pesquisa compreender como a imagem de si mesmo se projeta no discurso político durante o processo de enunciação e permite a co- construção de uma identidade por meio do discurso. Para isso, nos baseamos na Teoria Semiolinguística de Charaudeau por meio dos Modos de Organização do Discurso e suas concepções sobre o discurso político. O discurso político hoje se reconfigura em seu entrecruzamento entre a instância midiática, política, econômica e social numa relação contratual de ação e influência. Buscamos, então, a partir de artigos de Aécio Neves no portal Folha e entrevistas de Dilma Rousseff concedidas ao programa Café com a Presidenta, disponíveis on-line, analisar a estruturação do processo de semiotização da linguagem, verificando as estratégias adotadas para a constituição do ethos argumentativo vinculado aos imaginários sociodiscursivos. Pretendemos, assim, elucidar algumas questões que envolvem o discurso político, como os espaços de estratégias e de restrições do contrato de comunicação e os papéis sociais dos participantes dessa forma particular de enunciação.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-06T13:59:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-06T13:59:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Beatriz dos Santos Clemente. Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6562
identifier_str_mv MACHADO, Beatriz dos Santos Clemente. Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.
url http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/6562/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/6562/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/6562/3/texto%20completo.pdf.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/6562/4/texto%20completo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e68f2c99a22abb324ebada8c77adb16b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e8f75cd06e67952e8874b96df124d6da
8d056d2b2bf6c9275a85dbe12608679c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1794528124062400512