Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Beatriz dos Santos Clemente
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6562
Resumo: Quando observamos os processos de elaboração do discurso político, podemos perceber uma sensação de que a criatividade e o desenvolvimento de projetos para o bem comum têm perdido sua legitimidade e credibilidade ao longo dos anos. A profusão de imagens no discurso político, nos dias atuais, tem buscado o retorno do ideal de político observado desde a antiguidade, mas se diferencia pelas relações entre o discurso e a produção de sentido numa perspectiva não tradicional em que os cidadãos estão cada vez mais se desinteressando pela atividade política e eleitoral. No contexto atual, o discurso político volta-se para a busca de uma troca social visando à demonstração da capacidade do político de dizer e fazer. Para isso, o político engaja-se num projeto de influência que é recíproca e notamos um grande trabalho para fazer reconhecer-se socialmente por meio de um ethos de honestidade e de credibilidade relacionado ao empreendedorismo, ao trabalho e ao sucesso. A complexidade que envolve o fenômeno político sempre despertou o interesse de estudiosos de diversas disciplinas e ainda é um campo aberto para investigações. Por isso, com o intuito de realizar um estudo comparativo da argumentação e da busca pelo ethos no discurso de Aécio Neves e de Dilma Rousseff, nos propomos nesta pesquisa compreender como a imagem de si mesmo se projeta no discurso político durante o processo de enunciação e permite a co- construção de uma identidade por meio do discurso. Para isso, nos baseamos na Teoria Semiolinguística de Charaudeau por meio dos Modos de Organização do Discurso e suas concepções sobre o discurso político. O discurso político hoje se reconfigura em seu entrecruzamento entre a instância midiática, política, econômica e social numa relação contratual de ação e influência. Buscamos, então, a partir de artigos de Aécio Neves no portal Folha e entrevistas de Dilma Rousseff concedidas ao programa Café com a Presidenta, disponíveis on-line, analisar a estruturação do processo de semiotização da linguagem, verificando as estratégias adotadas para a constituição do ethos argumentativo vinculado aos imaginários sociodiscursivos. Pretendemos, assim, elucidar algumas questões que envolvem o discurso político, como os espaços de estratégias e de restrições do contrato de comunicação e os papéis sociais dos participantes dessa forma particular de enunciação.