Análise da estrutura do mercado brasileiro de caminhões, 1990-2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alberes Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cirino, Jader Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://doi.org/10.5007/2175-8085.2013v16n2p11
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24491
Resumo: O presente artigo teve como objetivo analisar a estrutura de mercado da indústria brasileira de caminhões no período de 1990 a 2010, dado que este setor mostra-se de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do país ao promover a integração dos demais setores e/ou regiões em toda estrutura produtiva e de distribuição. O referencial teórico utilizado para a análise baseou-se na abordagem da Organização Industrial sob o Paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, buscando-se investigar os principais elementos que caracterizam a estrutura de mercado, dentre eles: a parcela de mercado, a taxa de concentração e o índice sumário de Herindahl-Hirschman. Os dados para a análise foram obtidos através de publicações da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Automóveis). A análise permitiu a conclusão de que o mercado estudado se encontra fortemente oligopolizado, além de apresentar barreiras à entrada de novas irmas.
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