Observando as práticas de leitura da cultura digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1199 |
Resumo: | À revelia das práticas de formação de leitores, jovens estudantes cada vez mais hiperleem, deslizando por textos que ao mesmo tempo produzem e consomem. Ao serem instados à leitura linear, principalmente em livro, sentem dificuldades na verticalização do ato de interpretar. É a partir dessa questão que se dá a pergunta sobre se a formação de leitores deve persistir centralizando a tecnologia da leitura linear, aos moldes do livro – que evoca o “estacionamento”, o silêncio, a leitura intensiva –, ou se deve dispersar na formação de leitores da cultura digital, que saibam navegar com competência por diferentes textos. Neste modelo, é preciso que os leitores saibam selecionar a tecnologia de leitura de cada suporte – mídia, linguagem, intenção, modo textual, o que evoca o conhecimento e compreensão do universo desses sistemas digitais. O Observatório da Leitura na Cultura Digital, projeto de pesquisa do Mestrado em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, tem procurado interpretar de que modo os leitores movimentam-se no universo dos textos, como selecionam seus suportes, como os acessam e de que forma interagem com eles e a eles respondem. A partir dos estudos da neurociência, a exemplo de Stanislas Dehaene e Nicholas Carr, das teorias da Semiótica, a partir de Lúcia Santaella, este trabalho busca mostrar alguns dos resultados das pesquisas do Observatório, baseado em práticas pedagógicas e entrevistas. |
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