Ensinar e aprender literatura na escola: o que dizem os professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segabinazi, Daniela Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4785
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre a educação literária e a formação de professores de literatura no Brasil.  O estudo tem por objetivo mostrar os resultados sobre o que os professores e alunos do ensino médio de uma escola pública, da rede estadual da Paraíba, compreendem a respeito do ensino de literatura, quais as crenças e conhecimentos dispõem para dizer sobre a leitura literária na escola e quais os objetivos e metodologias para o ensino-aprendizagem do texto literário. Para a abordagem da discussão foram nossos referencias teóricos as OCNEM (2006), Rocco (1981) e Cereja (2005).
id ULBRA-1_76953d618001cb45c6fcf54e1be6840b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4785
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Ensinar e aprender literatura na escola: o que dizem os professores e alunosEste artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre a educação literária e a formação de professores de literatura no Brasil.  O estudo tem por objetivo mostrar os resultados sobre o que os professores e alunos do ensino médio de uma escola pública, da rede estadual da Paraíba, compreendem a respeito do ensino de literatura, quais as crenças e conhecimentos dispõem para dizer sobre a leitura literária na escola e quais os objetivos e metodologias para o ensino-aprendizagem do texto literário. Para a abordagem da discussão foram nossos referencias teóricos as OCNEM (2006), Rocco (1981) e Cereja (2005).Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Segabinazi, Daniela Maria2019-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/478510.17648/textura-2358-0801-21-45-4785TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 45 (2019): Dossiê: Literatura na Educação Básica – do texto literário ao ensino de literatura2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4785/3326Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-06T23:26:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4785Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-02-06T23:26:11Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender literatura na escola: o que dizem os professores e alunos
title Ensinar e aprender literatura na escola: o que dizem os professores e alunos
spellingShingle Ensinar e aprender literatura na escola: o que dizem os professores e alunos
Segabinazi, Daniela Maria
title_short Ensinar e aprender literatura na escola: o que dizem os professores e alunos
title_full Ensinar e aprender literatura na escola: o que dizem os professores e alunos
title_fullStr Ensinar e aprender literatura na escola: o que dizem os professores e alunos
title_full_unstemmed Ensinar e aprender literatura na escola: o que dizem os professores e alunos
title_sort Ensinar e aprender literatura na escola: o que dizem os professores e alunos
author Segabinazi, Daniela Maria
author_facet Segabinazi, Daniela Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Segabinazi, Daniela Maria
description Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre a educação literária e a formação de professores de literatura no Brasil.  O estudo tem por objetivo mostrar os resultados sobre o que os professores e alunos do ensino médio de uma escola pública, da rede estadual da Paraíba, compreendem a respeito do ensino de literatura, quais as crenças e conhecimentos dispõem para dizer sobre a leitura literária na escola e quais os objetivos e metodologias para o ensino-aprendizagem do texto literário. Para a abordagem da discussão foram nossos referencias teóricos as OCNEM (2006), Rocco (1981) e Cereja (2005).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4785
10.17648/textura-2358-0801-21-45-4785
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4785
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-21-45-4785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4785/3326
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 45 (2019): Dossiê: Literatura na Educação Básica – do texto literário ao ensino de literatura
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1788355315452870656