Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renata Junqueira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hernandes, Elianeth Dias Kanthack, Balsan, Silvana Ferreira de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1616
Resumo: Este trabalho pretende contribuir com as reflexões sobre o papel da sala de aula e da biblioteca escolar na formação de leitores. O texto apresenta resultados de pesquisa realizada em um município do interior de São Paulo e discute o desenvolvimento da competência leitora de alunos nesses dois espaços. Tem, portanto, a intenção de colaborar com as reflexões sobre formação de alunos leitores buscando respostas para aos seguintes questionamentos: Que procedimentos didáticos devem ser garantidos nas salas de aula quando o objetivo é a constituição de leitores? As bibliotecas escolares têm papeis específicos na formação do leitor? Quais são as possibilidades e os limites desses dois espaços para que o aluno se torne realmente um leitor pleno?
id ULBRA-1_81b6706e7d1ad7deb21055bf1e7b3363
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1616
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolarEste trabalho pretende contribuir com as reflexões sobre o papel da sala de aula e da biblioteca escolar na formação de leitores. O texto apresenta resultados de pesquisa realizada em um município do interior de São Paulo e discute o desenvolvimento da competência leitora de alunos nesses dois espaços. Tem, portanto, a intenção de colaborar com as reflexões sobre formação de alunos leitores buscando respostas para aos seguintes questionamentos: Que procedimentos didáticos devem ser garantidos nas salas de aula quando o objetivo é a constituição de leitores? As bibliotecas escolares têm papeis específicos na formação do leitor? Quais são as possibilidades e os limites desses dois espaços para que o aluno se torne realmente um leitor pleno?Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Souza, Renata Junqueira deHernandes, Elianeth Dias KanthackBalsan, Silvana Ferreira de Souza2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1616TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino.2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1616/1250info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-15T12:20:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1616Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-02-15T12:20:12Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar
title Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar
spellingShingle Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar
Souza, Renata Junqueira de
title_short Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar
title_full Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar
title_fullStr Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar
title_full_unstemmed Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar
title_sort Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar
author Souza, Renata Junqueira de
author_facet Souza, Renata Junqueira de
Hernandes, Elianeth Dias Kanthack
Balsan, Silvana Ferreira de Souza
author_role author
author2 Hernandes, Elianeth Dias Kanthack
Balsan, Silvana Ferreira de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de
Hernandes, Elianeth Dias Kanthack
Balsan, Silvana Ferreira de Souza
description Este trabalho pretende contribuir com as reflexões sobre o papel da sala de aula e da biblioteca escolar na formação de leitores. O texto apresenta resultados de pesquisa realizada em um município do interior de São Paulo e discute o desenvolvimento da competência leitora de alunos nesses dois espaços. Tem, portanto, a intenção de colaborar com as reflexões sobre formação de alunos leitores buscando respostas para aos seguintes questionamentos: Que procedimentos didáticos devem ser garantidos nas salas de aula quando o objetivo é a constituição de leitores? As bibliotecas escolares têm papeis específicos na formação do leitor? Quais são as possibilidades e os limites desses dois espaços para que o aluno se torne realmente um leitor pleno?
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1616
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1616/1250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino.
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1788355316382957568