Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1616 |
Resumo: | Este trabalho pretende contribuir com as reflexões sobre o papel da sala de aula e da biblioteca escolar na formação de leitores. O texto apresenta resultados de pesquisa realizada em um município do interior de São Paulo e discute o desenvolvimento da competência leitora de alunos nesses dois espaços. Tem, portanto, a intenção de colaborar com as reflexões sobre formação de alunos leitores buscando respostas para aos seguintes questionamentos: Que procedimentos didáticos devem ser garantidos nas salas de aula quando o objetivo é a constituição de leitores? As bibliotecas escolares têm papeis específicos na formação do leitor? Quais são as possibilidades e os limites desses dois espaços para que o aluno se torne realmente um leitor pleno? |
id |
ULBRA-1_81b6706e7d1ad7deb21055bf1e7b3363 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1616 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolarEste trabalho pretende contribuir com as reflexões sobre o papel da sala de aula e da biblioteca escolar na formação de leitores. O texto apresenta resultados de pesquisa realizada em um município do interior de São Paulo e discute o desenvolvimento da competência leitora de alunos nesses dois espaços. Tem, portanto, a intenção de colaborar com as reflexões sobre formação de alunos leitores buscando respostas para aos seguintes questionamentos: Que procedimentos didáticos devem ser garantidos nas salas de aula quando o objetivo é a constituição de leitores? As bibliotecas escolares têm papeis específicos na formação do leitor? Quais são as possibilidades e os limites desses dois espaços para que o aluno se torne realmente um leitor pleno?Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Souza, Renata Junqueira deHernandes, Elianeth Dias KanthackBalsan, Silvana Ferreira de Souza2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1616TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino.2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1616/1250info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-15T12:20:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1616Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-02-15T12:20:12Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar |
title |
Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar |
spellingShingle |
Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar Souza, Renata Junqueira de |
title_short |
Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar |
title_full |
Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar |
title_fullStr |
Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar |
title_sort |
Espaços de formação do leitor - a leitura na sala de aula e na biblioteca escolar |
author |
Souza, Renata Junqueira de |
author_facet |
Souza, Renata Junqueira de Hernandes, Elianeth Dias Kanthack Balsan, Silvana Ferreira de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Hernandes, Elianeth Dias Kanthack Balsan, Silvana Ferreira de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Renata Junqueira de Hernandes, Elianeth Dias Kanthack Balsan, Silvana Ferreira de Souza |
description |
Este trabalho pretende contribuir com as reflexões sobre o papel da sala de aula e da biblioteca escolar na formação de leitores. O texto apresenta resultados de pesquisa realizada em um município do interior de São Paulo e discute o desenvolvimento da competência leitora de alunos nesses dois espaços. Tem, portanto, a intenção de colaborar com as reflexões sobre formação de alunos leitores buscando respostas para aos seguintes questionamentos: Que procedimentos didáticos devem ser garantidos nas salas de aula quando o objetivo é a constituição de leitores? As bibliotecas escolares têm papeis específicos na formação do leitor? Quais são as possibilidades e os limites desses dois espaços para que o aluno se torne realmente um leitor pleno? |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1616 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1616/1250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino. 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1788355316382957568 |