Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linsingen, Irlan von
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4536
Resumo: Engineering education guided only by technical competence is problematized and educational transformation opportunities afforded by the sociocultural, sociotechnical and environmental dimensions of knowledge are treated, based on STS studies, postcolonial studies and critical education. A proposed academic structure for a new campus of the Federal University of Santa Catarina is presented, joining three axes that favor interactions between technical disciplines and the humanities throughout the training in specific disciplines and other curricular activities, seeking to reduce the abyssal separation between the technical and the sociocultural in engineering.
id UNB - 28_42e903d21a880a0a03fde72ce6482a8e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4536
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitáriaFormação tecnológicaEducação CTSCurrículoCidadania sociotécnicaEstudos CTSFormación tecnológica;Educación CTS;Currículum;Ciudadanía sociotécnica;Estudios CTSTechnological education;STS education;Curriculum;Sociotechnical citizenship;STS studiesEngineering education guided only by technical competence is problematized and educational transformation opportunities afforded by the sociocultural, sociotechnical and environmental dimensions of knowledge are treated, based on STS studies, postcolonial studies and critical education. A proposed academic structure for a new campus of the Federal University of Santa Catarina is presented, joining three axes that favor interactions between technical disciplines and the humanities throughout the training in specific disciplines and other curricular activities, seeking to reduce the abyssal separation between the technical and the sociocultural in engineering.La enseñanza de la ingeniería guiada solo por competencia técnica es puesta en cuestión y las oportunidades de transformación educativas que presentan las dimensiones sociocultural, sociotécnica y ambiental del conocimiento son tratadas desde los estudios CTS, los estudios poscoloniales y la educación crítica. Se presenta una estructura académica para un nuevo campus de la Universidad Federal de Santa Catarina, articulado en tres ejes que favorecen la interacción entre las asignaturas técnicas y de las ciencias humanas al largo de la formación en las asignaturas específicas y otras actividades curriculares, con el objetivo de reducir la separación abismal entre lo técnico y lo sociocultural en la ingeniería.A formação em engenharia pautada apenas por competência técnica é problematizada, e possibilidades de transformação educacional propiciadas pelas dimensões sociocultural, sociotécnica e ambiental do conhecimento são tratadas a partir dos estudos CTS, dos estudos pós-coloniais e da educação crítica. É apresentada uma proposta de estrutura acadêmica para um novo câmpus da Universidade Federal de Santa Catarina, articulada em três eixos que favorecem interações entre os campos disciplinares técnicos e das ciências humanas ao longo da formação, em disciplinas específicas e demais atividades curriculares, buscando reduzir a separação abissal entre o técnico e o sociocultural na engenharia.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2015-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/453610.26512/lc.v21i45.4536Linhas Críticas; Vol. 21 No. 45 (2015): Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação; 297-317Linhas Críticas; Vol. 21 Núm. 45 (2015): Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação; 297-317Linhas Crí­ticas; v. 21 n. 45 (2015): Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação; 297-3171981-04311516-489610.26512/lc.v21i45reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4536/4139Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLinsingen, Irlan von2021-12-09T18:11:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4536Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2021-12-09T18:11:04Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária
title Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária
spellingShingle Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária
Linsingen, Irlan von
Formação tecnológica
Educação CTS
Currículo
Cidadania sociotécnica
Estudos CTS
Formación tecnológica;
Educación CTS;
Currículum;
Ciudadanía sociotécnica;
Estudios CTS
Technological education;
STS education;
Curriculum;
Sociotechnical citizenship;
STS studies
title_short Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária
title_full Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária
title_fullStr Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária
title_full_unstemmed Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária
title_sort Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária
author Linsingen, Irlan von
author_facet Linsingen, Irlan von
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Linsingen, Irlan von
dc.subject.por.fl_str_mv Formação tecnológica
Educação CTS
Currículo
Cidadania sociotécnica
Estudos CTS
Formación tecnológica;
Educación CTS;
Currículum;
Ciudadanía sociotécnica;
Estudios CTS
Technological education;
STS education;
Curriculum;
Sociotechnical citizenship;
STS studies
topic Formação tecnológica
Educação CTS
Currículo
Cidadania sociotécnica
Estudos CTS
Formación tecnológica;
Educación CTS;
Currículum;
Ciudadanía sociotécnica;
Estudios CTS
Technological education;
STS education;
Curriculum;
Sociotechnical citizenship;
STS studies
description Engineering education guided only by technical competence is problematized and educational transformation opportunities afforded by the sociocultural, sociotechnical and environmental dimensions of knowledge are treated, based on STS studies, postcolonial studies and critical education. A proposed academic structure for a new campus of the Federal University of Santa Catarina is presented, joining three axes that favor interactions between technical disciplines and the humanities throughout the training in specific disciplines and other curricular activities, seeking to reduce the abyssal separation between the technical and the sociocultural in engineering.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4536
10.26512/lc.v21i45.4536
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4536
identifier_str_mv 10.26512/lc.v21i45.4536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4536/4139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 21 No. 45 (2015): Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação; 297-317
Linhas Críticas; Vol. 21 Núm. 45 (2015): Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação; 297-317
Linhas Crí­ticas; v. 21 n. 45 (2015): Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação; 297-317
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v21i45
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053651712212992