Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cleonice Terezinha
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Moreira, Eliana, Silva, Luiz Antonio Bernadino da, Castro, Raimundo Santos de, Sá, Sandra Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3258
Resumo: O presente relato de experiência trata da descrição da Semana da Matemática, ocorrida no Timor-Leste em 2005. Ela é parte integrante do Projeto Piloto de Capacitação de Professores de Matemática, coordenado pelo Prof. Dr. Chateaubriand Nunes Amâncio, a partir da parceria do World Bank com o Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Desporto do Timor-Leste. A essa Semana agregou-se o grupo de professores de Matemática da Missão Brasileira de Cooperação Técnico Educacional/Programa de Capacitação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste. Expressa a visão de tal grupo no contexto da elucidação dos impasses e desdobramentos metodológicos ocorridos durante o evento. Desenvolvida na perspectiva da Educação Matemática, a Semana possibilitou um olhar crítico de descobrimento de novas possibilidades, passando a se constituir num referencial para o trabalho que o grupo desenvolverá no Timor-Leste.
id UNB - 28_49ad9fd1dbf64c6265b32149854d34c9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3258
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-LesteEducação matemática;Etnomatemática;Psicologia da matemática;AlgoritmosO presente relato de experiência trata da descrição da Semana da Matemática, ocorrida no Timor-Leste em 2005. Ela é parte integrante do Projeto Piloto de Capacitação de Professores de Matemática, coordenado pelo Prof. Dr. Chateaubriand Nunes Amâncio, a partir da parceria do World Bank com o Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Desporto do Timor-Leste. A essa Semana agregou-se o grupo de professores de Matemática da Missão Brasileira de Cooperação Técnico Educacional/Programa de Capacitação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste. Expressa a visão de tal grupo no contexto da elucidação dos impasses e desdobramentos metodológicos ocorridos durante o evento. Desenvolvida na perspectiva da Educação Matemática, a Semana possibilitou um olhar crítico de descobrimento de novas possibilidades, passando a se constituir num referencial para o trabalho que o grupo desenvolverá no Timor-Leste.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/325810.26512/lc.v11i21.3258Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 303-316Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 303-316Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 21 (2005); 303-3161981-04311516-489610.26512/lc.v11i21reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3258/2947Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Cleonice TerezinhaMoreira, ElianaSilva, Luiz Antonio Bernadino daCastro, Raimundo Santos deSá, Sandra Rodrigues de2022-08-11T15:37:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3258Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-08-11T15:37:29Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste
title Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste
spellingShingle Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste
Fernandes, Cleonice Terezinha
Educação matemática;
Etnomatemática;
Psicologia da matemática;
Algoritmos
title_short Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste
title_full Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste
title_fullStr Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste
title_full_unstemmed Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste
title_sort Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste
author Fernandes, Cleonice Terezinha
author_facet Fernandes, Cleonice Terezinha
Moreira, Eliana
Silva, Luiz Antonio Bernadino da
Castro, Raimundo Santos de
Sá, Sandra Rodrigues de
author_role author
author2 Moreira, Eliana
Silva, Luiz Antonio Bernadino da
Castro, Raimundo Santos de
Sá, Sandra Rodrigues de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cleonice Terezinha
Moreira, Eliana
Silva, Luiz Antonio Bernadino da
Castro, Raimundo Santos de
Sá, Sandra Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática;
Etnomatemática;
Psicologia da matemática;
Algoritmos
topic Educação matemática;
Etnomatemática;
Psicologia da matemática;
Algoritmos
description O presente relato de experiência trata da descrição da Semana da Matemática, ocorrida no Timor-Leste em 2005. Ela é parte integrante do Projeto Piloto de Capacitação de Professores de Matemática, coordenado pelo Prof. Dr. Chateaubriand Nunes Amâncio, a partir da parceria do World Bank com o Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Desporto do Timor-Leste. A essa Semana agregou-se o grupo de professores de Matemática da Missão Brasileira de Cooperação Técnico Educacional/Programa de Capacitação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste. Expressa a visão de tal grupo no contexto da elucidação dos impasses e desdobramentos metodológicos ocorridos durante o evento. Desenvolvida na perspectiva da Educação Matemática, a Semana possibilitou um olhar crítico de descobrimento de novas possibilidades, passando a se constituir num referencial para o trabalho que o grupo desenvolverá no Timor-Leste.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3258
10.26512/lc.v11i21.3258
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3258
identifier_str_mv 10.26512/lc.v11i21.3258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3258/2947
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 303-316
Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 303-316
Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 21 (2005); 303-316
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v11i21
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650330189824