Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3258 |
Resumo: | O presente relato de experiência trata da descrição da Semana da Matemática, ocorrida no Timor-Leste em 2005. Ela é parte integrante do Projeto Piloto de Capacitação de Professores de Matemática, coordenado pelo Prof. Dr. Chateaubriand Nunes Amâncio, a partir da parceria do World Bank com o Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Desporto do Timor-Leste. A essa Semana agregou-se o grupo de professores de Matemática da Missão Brasileira de Cooperação Técnico Educacional/Programa de Capacitação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste. Expressa a visão de tal grupo no contexto da elucidação dos impasses e desdobramentos metodológicos ocorridos durante o evento. Desenvolvida na perspectiva da Educação Matemática, a Semana possibilitou um olhar crítico de descobrimento de novas possibilidades, passando a se constituir num referencial para o trabalho que o grupo desenvolverá no Timor-Leste. |
id |
UNB - 28_49ad9fd1dbf64c6265b32149854d34c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3258 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-LesteEducação matemática;Etnomatemática;Psicologia da matemática;AlgoritmosO presente relato de experiência trata da descrição da Semana da Matemática, ocorrida no Timor-Leste em 2005. Ela é parte integrante do Projeto Piloto de Capacitação de Professores de Matemática, coordenado pelo Prof. Dr. Chateaubriand Nunes Amâncio, a partir da parceria do World Bank com o Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Desporto do Timor-Leste. A essa Semana agregou-se o grupo de professores de Matemática da Missão Brasileira de Cooperação Técnico Educacional/Programa de Capacitação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste. Expressa a visão de tal grupo no contexto da elucidação dos impasses e desdobramentos metodológicos ocorridos durante o evento. Desenvolvida na perspectiva da Educação Matemática, a Semana possibilitou um olhar crítico de descobrimento de novas possibilidades, passando a se constituir num referencial para o trabalho que o grupo desenvolverá no Timor-Leste.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/325810.26512/lc.v11i21.3258Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 303-316Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 303-316Linhas Críticas; v. 11 n. 21 (2005); 303-3161981-04311516-489610.26512/lc.v11i21reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3258/2947Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Cleonice TerezinhaMoreira, ElianaSilva, Luiz Antonio Bernadino daCastro, Raimundo Santos deSá, Sandra Rodrigues de2022-08-11T15:37:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3258Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-08-11T15:37:29Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste |
title |
Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste |
spellingShingle |
Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste Fernandes, Cleonice Terezinha Educação matemática; Etnomatemática; Psicologia da matemática; Algoritmos |
title_short |
Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste |
title_full |
Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste |
title_fullStr |
Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste |
title_full_unstemmed |
Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste |
title_sort |
Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste |
author |
Fernandes, Cleonice Terezinha |
author_facet |
Fernandes, Cleonice Terezinha Moreira, Eliana Silva, Luiz Antonio Bernadino da Castro, Raimundo Santos de Sá, Sandra Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Eliana Silva, Luiz Antonio Bernadino da Castro, Raimundo Santos de Sá, Sandra Rodrigues de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Cleonice Terezinha Moreira, Eliana Silva, Luiz Antonio Bernadino da Castro, Raimundo Santos de Sá, Sandra Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática; Etnomatemática; Psicologia da matemática; Algoritmos |
topic |
Educação matemática; Etnomatemática; Psicologia da matemática; Algoritmos |
description |
O presente relato de experiência trata da descrição da Semana da Matemática, ocorrida no Timor-Leste em 2005. Ela é parte integrante do Projeto Piloto de Capacitação de Professores de Matemática, coordenado pelo Prof. Dr. Chateaubriand Nunes Amâncio, a partir da parceria do World Bank com o Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Desporto do Timor-Leste. A essa Semana agregou-se o grupo de professores de Matemática da Missão Brasileira de Cooperação Técnico Educacional/Programa de Capacitação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste. Expressa a visão de tal grupo no contexto da elucidação dos impasses e desdobramentos metodológicos ocorridos durante o evento. Desenvolvida na perspectiva da Educação Matemática, a Semana possibilitou um olhar crítico de descobrimento de novas possibilidades, passando a se constituir num referencial para o trabalho que o grupo desenvolverá no Timor-Leste. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3258 10.26512/lc.v11i21.3258 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3258 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v11i21.3258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3258/2947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 303-316 Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 303-316 Linhas Críticas; v. 11 n. 21 (2005); 303-316 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v11i21 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053650330189824 |