Formação de professores na perspectiva inclusiva: uma ação pedagógica em classe Hospitalar no setor de pediatria do Hospital Universitário de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3101 |
Resumo: | A formação de professores para a educação inclusiva implica o domínio de conhecimentos para atuar em diferentes situações escolares capazes de atender à diversidade humana. A classe hospitalar, modalidade de ensino da educação especial, presta atendimento pedagógico a crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de um trabalho desenvolvido no Estágio Supervisionado II, por meio de uma ação pedagógica em classe hospitalar, no Setor de Pediatria do Hospital Universitário de Brasília, durante três semestres consecutivos, no período de agosto de 2000 a abril de 2002. |
id |
UNB - 28_4b963f435cfeb7cd526a2ee7ce22933a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3101 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores na perspectiva inclusiva: uma ação pedagógica em classe Hospitalar no setor de pediatria do Hospital Universitário de BrasíliaClasse hospitalar;Estágio supervisionado;Formação de professores;Educação especial;Necessidades educacionais especiaisA formação de professores para a educação inclusiva implica o domínio de conhecimentos para atuar em diferentes situações escolares capazes de atender à diversidade humana. A classe hospitalar, modalidade de ensino da educação especial, presta atendimento pedagógico a crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de um trabalho desenvolvido no Estágio Supervisionado II, por meio de uma ação pedagógica em classe hospitalar, no Setor de Pediatria do Hospital Universitário de Brasília, durante três semestres consecutivos, no período de agosto de 2000 a abril de 2002. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/310110.26512/lc.v9i16.3101Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 141-154Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 141-154Linhas Críticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 141-1541981-04311516-489610.26512/lc.v9i16reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3101/2787Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFunguetto, Suzana SchwerzSoares, Marlene da Silva2022-09-12T21:02:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3101Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-12T21:02:47Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores na perspectiva inclusiva: uma ação pedagógica em classe Hospitalar no setor de pediatria do Hospital Universitário de Brasília |
title |
Formação de professores na perspectiva inclusiva: uma ação pedagógica em classe Hospitalar no setor de pediatria do Hospital Universitário de Brasília |
spellingShingle |
Formação de professores na perspectiva inclusiva: uma ação pedagógica em classe Hospitalar no setor de pediatria do Hospital Universitário de Brasília Funguetto, Suzana Schwerz Classe hospitalar; Estágio supervisionado; Formação de professores; Educação especial; Necessidades educacionais especiais |
title_short |
Formação de professores na perspectiva inclusiva: uma ação pedagógica em classe Hospitalar no setor de pediatria do Hospital Universitário de Brasília |
title_full |
Formação de professores na perspectiva inclusiva: uma ação pedagógica em classe Hospitalar no setor de pediatria do Hospital Universitário de Brasília |
title_fullStr |
Formação de professores na perspectiva inclusiva: uma ação pedagógica em classe Hospitalar no setor de pediatria do Hospital Universitário de Brasília |
title_full_unstemmed |
Formação de professores na perspectiva inclusiva: uma ação pedagógica em classe Hospitalar no setor de pediatria do Hospital Universitário de Brasília |
title_sort |
Formação de professores na perspectiva inclusiva: uma ação pedagógica em classe Hospitalar no setor de pediatria do Hospital Universitário de Brasília |
author |
Funguetto, Suzana Schwerz |
author_facet |
Funguetto, Suzana Schwerz Soares, Marlene da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Marlene da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Funguetto, Suzana Schwerz Soares, Marlene da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classe hospitalar; Estágio supervisionado; Formação de professores; Educação especial; Necessidades educacionais especiais |
topic |
Classe hospitalar; Estágio supervisionado; Formação de professores; Educação especial; Necessidades educacionais especiais |
description |
A formação de professores para a educação inclusiva implica o domínio de conhecimentos para atuar em diferentes situações escolares capazes de atender à diversidade humana. A classe hospitalar, modalidade de ensino da educação especial, presta atendimento pedagógico a crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de um trabalho desenvolvido no Estágio Supervisionado II, por meio de uma ação pedagógica em classe hospitalar, no Setor de Pediatria do Hospital Universitário de Brasília, durante três semestres consecutivos, no período de agosto de 2000 a abril de 2002. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3101 10.26512/lc.v9i16.3101 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3101 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v9i16.3101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3101/2787 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 141-154 Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 141-154 Linhas Críticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 141-154 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v9i16 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053649970528256 |