Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sueli Menezes
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3005
Resumo: Entendendo as políticas de gestão escolar determinadas pela atual legislação educacional brasileira no conjunto das políticas sociais e econômicas do projeto de globalização, tratamos de compreender, nesse processo, a questão da descentralização administrativa, que se traduz na gestão democrática e na autonomia escolar. Para isso, valemo-nos de dados, resultados de pesquisa participante realizada em 26 escolas da rede pública municipal. Tendo essa realidade presente, o trabalho trata, inicialmente, da globalização econômica e de suas conseqüências, especialmente a exclusão social, o que coloca grandes desafios ao processo educativo. Diante disto, são apresentadas alternativas que poderão ser assumidas por uma escola comprometida com a transformação social, desde que compreendidas as políticas educacionais no conjunto das políticas sociais em seu caráter mais amplo. Por fim, chega -se a conclusões, ainda que parciais, sobre a problemática das questões da gestão escolar diante das atuais políticas educacionais, tendo como referência a realidade escolar investigada.  
id UNB - 28_894c5e3b894460793e7b2e6c9829094d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3005
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolarGlobalização;Democracia;Autonomia;ExclusãoEntendendo as políticas de gestão escolar determinadas pela atual legislação educacional brasileira no conjunto das políticas sociais e econômicas do projeto de globalização, tratamos de compreender, nesse processo, a questão da descentralização administrativa, que se traduz na gestão democrática e na autonomia escolar. Para isso, valemo-nos de dados, resultados de pesquisa participante realizada em 26 escolas da rede pública municipal. Tendo essa realidade presente, o trabalho trata, inicialmente, da globalização econômica e de suas conseqüências, especialmente a exclusão social, o que coloca grandes desafios ao processo educativo. Diante disto, são apresentadas alternativas que poderão ser assumidas por uma escola comprometida com a transformação social, desde que compreendidas as políticas educacionais no conjunto das políticas sociais em seu caráter mais amplo. Por fim, chega -se a conclusões, ainda que parciais, sobre a problemática das questões da gestão escolar diante das atuais políticas educacionais, tendo como referência a realidade escolar investigada.  Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/300510.26512/lc.v8i14.3005Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 119-138Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 119-138Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 14 (2002); 119-1381981-04311516-489610.26512/lc.v8i14reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3005/2702Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Sueli Menezes2022-09-09T14:24:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3005Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:24:35Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar
title Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar
spellingShingle Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar
Pereira, Sueli Menezes
Globalização;
Democracia;
Autonomia;
Exclusão
title_short Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar
title_full Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar
title_fullStr Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar
title_full_unstemmed Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar
title_sort Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar
author Pereira, Sueli Menezes
author_facet Pereira, Sueli Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sueli Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização;
Democracia;
Autonomia;
Exclusão
topic Globalização;
Democracia;
Autonomia;
Exclusão
description Entendendo as políticas de gestão escolar determinadas pela atual legislação educacional brasileira no conjunto das políticas sociais e econômicas do projeto de globalização, tratamos de compreender, nesse processo, a questão da descentralização administrativa, que se traduz na gestão democrática e na autonomia escolar. Para isso, valemo-nos de dados, resultados de pesquisa participante realizada em 26 escolas da rede pública municipal. Tendo essa realidade presente, o trabalho trata, inicialmente, da globalização econômica e de suas conseqüências, especialmente a exclusão social, o que coloca grandes desafios ao processo educativo. Diante disto, são apresentadas alternativas que poderão ser assumidas por uma escola comprometida com a transformação social, desde que compreendidas as políticas educacionais no conjunto das políticas sociais em seu caráter mais amplo. Por fim, chega -se a conclusões, ainda que parciais, sobre a problemática das questões da gestão escolar diante das atuais políticas educacionais, tendo como referência a realidade escolar investigada.  
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3005
10.26512/lc.v8i14.3005
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3005
identifier_str_mv 10.26512/lc.v8i14.3005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3005/2702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 119-138
Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 119-138
Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 14 (2002); 119-138
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v8i14
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649934876672