Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Ilma
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Edileuza, Xavier, Odiva, Fernandes, Rosana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3427
Resumo: Este estudo visa compreender o papel da Metodologia do Ensino Superior e da Organização do Trabalho Pedagógico no desenvolvimento da docência universitária. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, foram adotados os seguintes procedimentos para a coleta de dados: análise documental, entrevista, observação e grupo focal. As análises mostram que a formação pedagógica universitária privilegia a organização do trabalho pedagógico sob a ótica da heterogeneidade e da contextualização, enfatiza os princípios da unicidade entre teoria e prática e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mas deixa transparecer o contexto da educação básica. Ficou evidente a preocupação com a relação pedagógica, a formação e a participação dos pós-graduandos na produção do conhecimento e o estabelecimento da relação entre o plano proposto e a prática docente cotidiana. Conclui que essas disciplinas percorrem caminho ascendente no âmbito da pósgraduação, faz ponderações sobre a formação de docentes universitários e apresenta sugestões para seu fortalecimento.
id UNB - 28_cf8655c582843e9ec8fa8018a33229ef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3427
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduaçãoPós-graduação;Formação docente;Docência universitária;Trabalho pedagógicoEste estudo visa compreender o papel da Metodologia do Ensino Superior e da Organização do Trabalho Pedagógico no desenvolvimento da docência universitária. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, foram adotados os seguintes procedimentos para a coleta de dados: análise documental, entrevista, observação e grupo focal. As análises mostram que a formação pedagógica universitária privilegia a organização do trabalho pedagógico sob a ótica da heterogeneidade e da contextualização, enfatiza os princípios da unicidade entre teoria e prática e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mas deixa transparecer o contexto da educação básica. Ficou evidente a preocupação com a relação pedagógica, a formação e a participação dos pós-graduandos na produção do conhecimento e o estabelecimento da relação entre o plano proposto e a prática docente cotidiana. Conclui que essas disciplinas percorrem caminho ascendente no âmbito da pósgraduação, faz ponderações sobre a formação de docentes universitários e apresenta sugestões para seu fortalecimento.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/342710.26512/lc.v14i26.3427Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 61-78Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 61-78Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 61-781981-04311516-489610.26512/lc.v14i26reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3427/3115Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, IlmaSilva, EdileuzaXavier, OdivaFernandes, Rosana2022-09-09T16:12:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3427Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:12:54Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação
title Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação
spellingShingle Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação
Veiga, Ilma
Pós-graduação;
Formação docente;
Docência universitária;
Trabalho pedagógico
title_short Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação
title_full Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação
title_fullStr Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação
title_full_unstemmed Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação
title_sort Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação
author Veiga, Ilma
author_facet Veiga, Ilma
Silva, Edileuza
Xavier, Odiva
Fernandes, Rosana
author_role author
author2 Silva, Edileuza
Xavier, Odiva
Fernandes, Rosana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Ilma
Silva, Edileuza
Xavier, Odiva
Fernandes, Rosana
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação;
Formação docente;
Docência universitária;
Trabalho pedagógico
topic Pós-graduação;
Formação docente;
Docência universitária;
Trabalho pedagógico
description Este estudo visa compreender o papel da Metodologia do Ensino Superior e da Organização do Trabalho Pedagógico no desenvolvimento da docência universitária. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, foram adotados os seguintes procedimentos para a coleta de dados: análise documental, entrevista, observação e grupo focal. As análises mostram que a formação pedagógica universitária privilegia a organização do trabalho pedagógico sob a ótica da heterogeneidade e da contextualização, enfatiza os princípios da unicidade entre teoria e prática e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mas deixa transparecer o contexto da educação básica. Ficou evidente a preocupação com a relação pedagógica, a formação e a participação dos pós-graduandos na produção do conhecimento e o estabelecimento da relação entre o plano proposto e a prática docente cotidiana. Conclui que essas disciplinas percorrem caminho ascendente no âmbito da pósgraduação, faz ponderações sobre a formação de docentes universitários e apresenta sugestões para seu fortalecimento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3427
10.26512/lc.v14i26.3427
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3427
identifier_str_mv 10.26512/lc.v14i26.3427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3427/3115
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 61-78
Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 61-78
Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 61-78
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v14i26
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650465456128