Civitas in civibus est, non in parietibus (de urbis excidio 6,6). História e tempo eterno na ‘arquitetura cívica’ de Roma antiga em de Civitate dei de Santo Agostinho
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Archai (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/1271 |
Resumo: | Santo Agostinho não vê na crise da Cidade Pagã a simples ocasião de revanche, mas o „kairós”Ÿ de uma novidade que emerge entre „escombros”Ÿ. Sem precisar do recurso à „Fênix”Ÿ, a verdade cristã da eternidade, pela Ressurreição de Cristo, comunica ao tempo que se esgota e não se repete um novo horizonte. Este „tempo novo”Ÿ é apto para atravessar as coisas ambulantes e mutantes, e assim, a própria „morte da cidade”Ÿ não determina mais a „morte do homem”Ÿ. A inspiração da Cidade de Deus não é uma projeção política nos moldes que conhecemos na cultura clássica greco-latina. Em „De Civitate Dei”Ÿ, ao contrário, Santo Agostinho se serve da Fé cristã e do Evangelho para explicar esta missão da cidade de Deus peregrina no tempo. |
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Civitas in civibus est, non in parietibus (de urbis excidio 6,6). História e tempo eterno na ‘arquitetura cívica’ de Roma antiga em de Civitate dei de Santo AgostinhoCivitas in civibus est, non in parietibus (de urbis excidio 6,6). História e tempo eterno na ‘arquitetura cívica’ de Roma antiga em de Civitate dei de Santo AgostinhoCivitas in civibus est, non in parietibus (de urbis excidio 6,6). História e tempo eterno na ‘arquitetura cívica’ de Roma antiga em de Civitate dei de Santo AgostinhoCivitas in civibus est, non in parietibus (de urbis excidio 6,6). História e tempo eterno na ‘arquitetura cívica’ de Roma antiga em de Civitate dei de Santo AgostinhoSanto AgostinhoCultura ClássicaA Cidade antigaCristianismo Tardo-antigoDe Civitate DeiSanto Agostinho não vê na crise da Cidade Pagã a simples ocasião de revanche, mas o „kairós”Ÿ de uma novidade que emerge entre „escombros”Ÿ. Sem precisar do recurso à „Fênix”Ÿ, a verdade cristã da eternidade, pela Ressurreição de Cristo, comunica ao tempo que se esgota e não se repete um novo horizonte. Este „tempo novo”Ÿ é apto para atravessar as coisas ambulantes e mutantes, e assim, a própria „morte da cidade”Ÿ não determina mais a „morte do homem”Ÿ. A inspiração da Cidade de Deus não é uma projeção política nos moldes que conhecemos na cultura clássica greco-latina. Em „De Civitate Dei”Ÿ, ao contrário, Santo Agostinho se serve da Fé cristã e do Evangelho para explicar esta missão da cidade de Deus peregrina no tempo.Santo Agostinho não vê na crise da Cidade Pagã a simples ocasião de revanche, mas o „kairós”Ÿ de uma novidade que emerge entre „escombros”Ÿ. Sem precisar do recurso à „Fênix”Ÿ, a verdade cristã da eternidade, pela Ressurreição de Cristo, comunica ao tempo que se esgota e não se repete um novo horizonte. Este „tempo novo”Ÿ é apto para atravessar as coisas ambulantes e mutantes, e assim, a própria „morte da cidade”Ÿ não determina mais a „morte do homem”Ÿ. A inspiração da Cidade de Deus não é uma projeção política nos moldes que conhecemos na cultura clássica greco-latina. Em „De Civitate Dei”Ÿ, ao contrário, Santo Agostinho se serve da Fé cristã e do Evangelho para explicar esta missão da cidade de Deus peregrina no tempo.Santo Agostinho não vê na crise da Cidade Pagã a simples ocasião de revanche, mas o „kairós”Ÿ de uma novidade que emerge entre „escombros”Ÿ. Sem precisar do recurso à „Fênix”Ÿ, a verdade cristã da eternidade, pela Ressurreição de Cristo, comunica ao tempo que se esgota e não se repete um novo horizonte. Este „tempo novo”Ÿ é apto para atravessar as coisas ambulantes e mutantes, e assim, a própria „morte da cidade”Ÿ não determina mais a „morte do homem”Ÿ. A inspiração da Cidade de Deus não é uma projeção política nos moldes que conhecemos na cultura clássica greco-latina. Em „De Civitate Dei”Ÿ, ao contrário, Santo Agostinho se serve da Fé cristã e do Evangelho para explicar esta missão da cidade de Deus peregrina no tempo.Santo Agostinho não vê na crise da Cidade Pagã a simples ocasião de revanche, mas o „kairós”Ÿ de uma novidade que emerge entre „escombros”Ÿ. Sem precisar do recurso à „Fênix”Ÿ, a verdade cristã da eternidade, pela Ressurreição de Cristo, comunica ao tempo que se esgota e não se repete um novo horizonte. Este „tempo novo”Ÿ é apto para atravessar as coisas ambulantes e mutantes, e assim, a própria „morte da cidade”Ÿ não determina mais a „morte do homem”Ÿ. A inspiração da Cidade de Deus não é uma projeção política nos moldes que conhecemos na cultura clássica greco-latina. Em „De Civitate Dei”Ÿ, ao contrário, Santo Agostinho se serve da Fé cristã e do Evangelho para explicar esta missão da cidade de Deus peregrina no tempo.Cátedra UNESCO Archai (Universidade de Brasília); Imprensa da Universidade de Coimbra, Portugal; Annablume Editora, São Paulo, Brasil2010-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArticlesArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/1271Revista Archai; No. 2 (2009): Revista Archai nº2 (janeiro, 2009); 59-74Archai Journal; n. 2 (2009): Revista Archai nº2 (janeiro, 2009); 59-741984-249X2179-4960reponame:Revista Archai (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/1271/1106Santos, Pedro Paulo Alves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-30T14:42:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1271Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/archaiPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/oai||archaijournal@unb.br|| cornelli@unb.br1984-249X1984-249Xopendoar:2017-08-30T14:42:05Revista Archai (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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