SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELA DE TEMPO VIA ITERATED GREEDY SEARCH
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/15042 |
Resumo: | Neste artigo ´e tratado o Problema de Roteamento de Veículos com Janela de Tempo. O objetivo é atender um conjunto de clientes geograficamente distribuídos com um número de veículos limitado. É considerado um único depósito, onde os veículos partem e retornam após visitar todos os clientes de sua respectiva rota. Há uma janela de tempo associada ao depósito, que indica seu peróodo de funcionamento, além de uma janela de tempo pertencente a cada cliente, que indica o intervalo de tempo para iniciar o atendimento. Todos os veículos possuem a mesma capacidade de carga e há uma demanda correspondente a cada cliente. O algoritmo proposto combina a meta-heurística Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) e a Push-Forward Insertion Heuristic (PFIH) para gerar a solução inicial e é aplicado uma busca local para refinar a solução gerada através da meta-heurística Variable Neighborhood Descent (VND). Posteriormente, esta solução é refinada pela meta-heurística Iterated Greedy Search (IGS) de forma iterativa. A análise de resultados consiste em comparar as 56 instâncias propostas por Solomon (1987) com os melhores resultados da literatura.Keywords: Problema de Roteamento de Veículos com Janela de Tempo, GRASP, IGS, VND |
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SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELA DE TEMPO VIA ITERATED GREEDY SEARCHNeste artigo ´e tratado o Problema de Roteamento de Veículos com Janela de Tempo. O objetivo é atender um conjunto de clientes geograficamente distribuídos com um número de veículos limitado. É considerado um único depósito, onde os veículos partem e retornam após visitar todos os clientes de sua respectiva rota. Há uma janela de tempo associada ao depósito, que indica seu peróodo de funcionamento, além de uma janela de tempo pertencente a cada cliente, que indica o intervalo de tempo para iniciar o atendimento. Todos os veículos possuem a mesma capacidade de carga e há uma demanda correspondente a cada cliente. O algoritmo proposto combina a meta-heurística Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) e a Push-Forward Insertion Heuristic (PFIH) para gerar a solução inicial e é aplicado uma busca local para refinar a solução gerada através da meta-heurística Variable Neighborhood Descent (VND). Posteriormente, esta solução é refinada pela meta-heurística Iterated Greedy Search (IGS) de forma iterativa. A análise de resultados consiste em comparar as 56 instâncias propostas por Solomon (1987) com os melhores resultados da literatura.Keywords: Problema de Roteamento de Veículos com Janela de Tempo, GRASP, IGS, VNDPrograma de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/1504210.26512/ripe.v2i9.15042Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 9 (2016): COMPUTATIONAL INTELLIGENCE TECHNIQUES FOR OPTMIZATION AND DATA MODELING (I); 182-195Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 9 (2016): COMPUTATIONAL INTELLIGENCE TECHNIQUES FOR OPTMIZATION AND DATA MODELING (I); 182-1952447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/15042/13356Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Aguinaldo Alvesde Souza, Sérgio Ricardo2019-06-09T21:37:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15042Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-09T21:37:02Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Neste artigo ´e tratado o Problema de Roteamento de Veículos com Janela de Tempo. O objetivo é atender um conjunto de clientes geograficamente distribuídos com um número de veículos limitado. É considerado um único depósito, onde os veículos partem e retornam após visitar todos os clientes de sua respectiva rota. Há uma janela de tempo associada ao depósito, que indica seu peróodo de funcionamento, além de uma janela de tempo pertencente a cada cliente, que indica o intervalo de tempo para iniciar o atendimento. Todos os veículos possuem a mesma capacidade de carga e há uma demanda correspondente a cada cliente. O algoritmo proposto combina a meta-heurística Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) e a Push-Forward Insertion Heuristic (PFIH) para gerar a solução inicial e é aplicado uma busca local para refinar a solução gerada através da meta-heurística Variable Neighborhood Descent (VND). Posteriormente, esta solução é refinada pela meta-heurística Iterated Greedy Search (IGS) de forma iterativa. A análise de resultados consiste em comparar as 56 instâncias propostas por Solomon (1987) com os melhores resultados da literatura.Keywords: Problema de Roteamento de Veículos com Janela de Tempo, GRASP, IGS, VND |
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Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 9 (2016): COMPUTATIONAL INTELLIGENCE TECHNIQUES FOR OPTMIZATION AND DATA MODELING (I); 182-195 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 9 (2016): COMPUTATIONAL INTELLIGENCE TECHNIQUES FOR OPTMIZATION AND DATA MODELING (I); 182-195 2447-6102 reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
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