MODELAGEM DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO UTILIZANDO O MÉTODO ESTENDIDO DOS ELEMENTOS FINITOS (XFEM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castañeda, Jaime A.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bendezu, Marko A. L., Romanel, Celso, Roehl, Deane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21747
Resumo: Um dos principais objetivos da engenharia de petróleo é desenvolver e aplicar técnicas capazes de aumentar a produtividade de poços de petróleo, incluindo a estimulação do maciço rochoso através de operações de fraturamento hidráulico. Estudos sobre a propagação de fraturas podem ser feitos analiticamente para situações simplificadas envolvendo homogeneidade, isotropia e condições de contorno simples, ou por meio de métodos numéricos, como o método dos elementos finitos para casos mais complexos. A aplicação da formulação convencional do método dos elementos finitos tem a desvantagem de necessitar a atualização da malha de elementos à medida que a fratura se propaga, o que implica em maior esforço computacional e perda de precisão numérica na transferência de resultados da antiga para a nova malha. A aplicação do método estendido dos elementos finitos, em conjunto com o modelo de zona coesiva, apresenta a vantagem da fratura não ser fisicamente modelada, dispensando sucessivas gerações de malha. Neste artigo é apresentada uma simulação de fraturamento hidráulico comparando resultados analíticos com soluções numéricas obtidas pelo método estendido dos elementos finitos em modelagens bidimensionais (estado plano de deformação) e tridimensionais.
id UNB-19_a25d9a62bf2bfeb062e9b22b013802fc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21747
network_acronym_str UNB-19
network_name_str Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
repository_id_str
spelling MODELAGEM DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO UTILIZANDO O MÉTODO ESTENDIDO DOS ELEMENTOS FINITOS (XFEM)Geomecânica. Fraturamento Hidráulico. Método Estendido dos Elementos Finitos. Modelo de Zona Coesiva. Método dos Nós Fantasmas.Um dos principais objetivos da engenharia de petróleo é desenvolver e aplicar técnicas capazes de aumentar a produtividade de poços de petróleo, incluindo a estimulação do maciço rochoso através de operações de fraturamento hidráulico. Estudos sobre a propagação de fraturas podem ser feitos analiticamente para situações simplificadas envolvendo homogeneidade, isotropia e condições de contorno simples, ou por meio de métodos numéricos, como o método dos elementos finitos para casos mais complexos. A aplicação da formulação convencional do método dos elementos finitos tem a desvantagem de necessitar a atualização da malha de elementos à medida que a fratura se propaga, o que implica em maior esforço computacional e perda de precisão numérica na transferência de resultados da antiga para a nova malha. A aplicação do método estendido dos elementos finitos, em conjunto com o modelo de zona coesiva, apresenta a vantagem da fratura não ser fisicamente modelada, dispensando sucessivas gerações de malha. Neste artigo é apresentada uma simulação de fraturamento hidráulico comparando resultados analíticos com soluções numéricas obtidas pelo método estendido dos elementos finitos em modelagens bidimensionais (estado plano de deformação) e tridimensionais.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2174710.26512/ripe.v2i8.21747Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 8 (2016): COMPUTATIONAL GEOTECHNICS; 31-43Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 8 (2016): COMPUTATIONAL GEOTECHNICS; 31-432447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21747/20058Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastañeda, Jaime A.Bendezu, Marko A. L.Romanel, CelsoRoehl, Deane2019-06-07T18:45:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21747Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-07T18:45:07Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELAGEM DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO UTILIZANDO O MÉTODO ESTENDIDO DOS ELEMENTOS FINITOS (XFEM)
title MODELAGEM DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO UTILIZANDO O MÉTODO ESTENDIDO DOS ELEMENTOS FINITOS (XFEM)
spellingShingle MODELAGEM DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO UTILIZANDO O MÉTODO ESTENDIDO DOS ELEMENTOS FINITOS (XFEM)
Castañeda, Jaime A.
Geomecânica. Fraturamento Hidráulico. Método Estendido dos Elementos Finitos. Modelo de Zona Coesiva. Método dos Nós Fantasmas.
title_short MODELAGEM DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO UTILIZANDO O MÉTODO ESTENDIDO DOS ELEMENTOS FINITOS (XFEM)
title_full MODELAGEM DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO UTILIZANDO O MÉTODO ESTENDIDO DOS ELEMENTOS FINITOS (XFEM)
title_fullStr MODELAGEM DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO UTILIZANDO O MÉTODO ESTENDIDO DOS ELEMENTOS FINITOS (XFEM)
title_full_unstemmed MODELAGEM DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO UTILIZANDO O MÉTODO ESTENDIDO DOS ELEMENTOS FINITOS (XFEM)
title_sort MODELAGEM DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO UTILIZANDO O MÉTODO ESTENDIDO DOS ELEMENTOS FINITOS (XFEM)
author Castañeda, Jaime A.
author_facet Castañeda, Jaime A.
Bendezu, Marko A. L.
Romanel, Celso
Roehl, Deane
author_role author
author2 Bendezu, Marko A. L.
Romanel, Celso
Roehl, Deane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castañeda, Jaime A.
Bendezu, Marko A. L.
Romanel, Celso
Roehl, Deane
dc.subject.por.fl_str_mv Geomecânica. Fraturamento Hidráulico. Método Estendido dos Elementos Finitos. Modelo de Zona Coesiva. Método dos Nós Fantasmas.
topic Geomecânica. Fraturamento Hidráulico. Método Estendido dos Elementos Finitos. Modelo de Zona Coesiva. Método dos Nós Fantasmas.
description Um dos principais objetivos da engenharia de petróleo é desenvolver e aplicar técnicas capazes de aumentar a produtividade de poços de petróleo, incluindo a estimulação do maciço rochoso através de operações de fraturamento hidráulico. Estudos sobre a propagação de fraturas podem ser feitos analiticamente para situações simplificadas envolvendo homogeneidade, isotropia e condições de contorno simples, ou por meio de métodos numéricos, como o método dos elementos finitos para casos mais complexos. A aplicação da formulação convencional do método dos elementos finitos tem a desvantagem de necessitar a atualização da malha de elementos à medida que a fratura se propaga, o que implica em maior esforço computacional e perda de precisão numérica na transferência de resultados da antiga para a nova malha. A aplicação do método estendido dos elementos finitos, em conjunto com o modelo de zona coesiva, apresenta a vantagem da fratura não ser fisicamente modelada, dispensando sucessivas gerações de malha. Neste artigo é apresentada uma simulação de fraturamento hidráulico comparando resultados analíticos com soluções numéricas obtidas pelo método estendido dos elementos finitos em modelagens bidimensionais (estado plano de deformação) e tridimensionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21747
10.26512/ripe.v2i8.21747
url https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21747
identifier_str_mv 10.26512/ripe.v2i8.21747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21747/20058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 8 (2016): COMPUTATIONAL GEOTECHNICS; 31-43
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 8 (2016): COMPUTATIONAL GEOTECHNICS; 31-43
2447-6102
reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
collection Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv anflor@unb.br
_version_ 1798315226703069184