CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PELA ATIVIDADE OPERACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capelletto, Lúcio Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/152
Resumo: O sistema financeiro tem sido objeto de estudo há muito tempo, em decorrência do papel relevante e central que desempenha no desenvolvimento econômico dos países. Com vistas a contribuir com a qualidade das pesquisas, o objetivo do artigo é apresentar uma metodologia capaz de classificar as instituições bancarias de acordo com as características da atividade operacional predominante na instituição, bem como identificar os indicadores financeiros mais discriminantes a formação dos grupos distintos. A correta classificação prévia dos bancos, com base na atividade operacional, resulta em melhor capacidade de análise e permite o desenvolvimento de modelos de avaliação da situação econômico-financeira com maior grau de precisão. Igualmente, a identificação da atividade operacional propicia estudos mais detalhados, focados em aspectos específicos de determinado segmento como a eficiência operacional ou a análise dos nichos de mercado a da concorrência. Para atingir o objetivo, o estudo utilizou técnicas estatísticas de análise multivariada, como análise fatorial, análise de clusters e análise discriminante. Os resultados dos testes evidenciaram características operacionais diferenciadas capazes de classificar as instituições bancárias conforme a atividade operacional preponderante, consubstanciadas nos indicadores financeiros identificados como mais relevantes no processo de classificação.
id UNB-21_0f32dc84c16ea0dccfa798e538bedd58
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/152
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PELA ATIVIDADE OPERACIONALO sistema financeiro tem sido objeto de estudo há muito tempo, em decorrência do papel relevante e central que desempenha no desenvolvimento econômico dos países. Com vistas a contribuir com a qualidade das pesquisas, o objetivo do artigo é apresentar uma metodologia capaz de classificar as instituições bancarias de acordo com as características da atividade operacional predominante na instituição, bem como identificar os indicadores financeiros mais discriminantes a formação dos grupos distintos. A correta classificação prévia dos bancos, com base na atividade operacional, resulta em melhor capacidade de análise e permite o desenvolvimento de modelos de avaliação da situação econômico-financeira com maior grau de precisão. Igualmente, a identificação da atividade operacional propicia estudos mais detalhados, focados em aspectos específicos de determinado segmento como a eficiência operacional ou a análise dos nichos de mercado a da concorrência. Para atingir o objetivo, o estudo utilizou técnicas estatísticas de análise multivariada, como análise fatorial, análise de clusters e análise discriminante. Os resultados dos testes evidenciaram características operacionais diferenciadas capazes de classificar as instituições bancárias conforme a atividade operacional preponderante, consubstanciadas nos indicadores financeiros identificados como mais relevantes no processo de classificação.Contabilidade Gestão e Governança2009-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/152Contabilidade Gestão e Governança; v. 9 n. 2 (2006)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/152/pdf_97Capelletto, Lúcio Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-10-21T20:00:57Zoai:oai.jamg.cloud:article/152Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2009-10-21T20:00:57Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PELA ATIVIDADE OPERACIONAL
title CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PELA ATIVIDADE OPERACIONAL
spellingShingle CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PELA ATIVIDADE OPERACIONAL
Capelletto, Lúcio Rodrigues
title_short CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PELA ATIVIDADE OPERACIONAL
title_full CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PELA ATIVIDADE OPERACIONAL
title_fullStr CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PELA ATIVIDADE OPERACIONAL
title_full_unstemmed CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PELA ATIVIDADE OPERACIONAL
title_sort CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PELA ATIVIDADE OPERACIONAL
author Capelletto, Lúcio Rodrigues
author_facet Capelletto, Lúcio Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capelletto, Lúcio Rodrigues
description O sistema financeiro tem sido objeto de estudo há muito tempo, em decorrência do papel relevante e central que desempenha no desenvolvimento econômico dos países. Com vistas a contribuir com a qualidade das pesquisas, o objetivo do artigo é apresentar uma metodologia capaz de classificar as instituições bancarias de acordo com as características da atividade operacional predominante na instituição, bem como identificar os indicadores financeiros mais discriminantes a formação dos grupos distintos. A correta classificação prévia dos bancos, com base na atividade operacional, resulta em melhor capacidade de análise e permite o desenvolvimento de modelos de avaliação da situação econômico-financeira com maior grau de precisão. Igualmente, a identificação da atividade operacional propicia estudos mais detalhados, focados em aspectos específicos de determinado segmento como a eficiência operacional ou a análise dos nichos de mercado a da concorrência. Para atingir o objetivo, o estudo utilizou técnicas estatísticas de análise multivariada, como análise fatorial, análise de clusters e análise discriminante. Os resultados dos testes evidenciaram características operacionais diferenciadas capazes de classificar as instituições bancárias conforme a atividade operacional preponderante, consubstanciadas nos indicadores financeiros identificados como mais relevantes no processo de classificação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares, Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/152
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/152/pdf_97
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 9 n. 2 (2006)
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315266705195008