Value Drivers das Empresas de Software: Análise no Nordeste Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Câmara, Samuel Façanha, Melo, Rodrigo Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/360
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas de software do nordeste brasileiro, na visão dos seus gestores. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semiestruturado, com objetivo exploratório. O universo desta pesquisa foi composto pelos gestores de 347 empresas de software dos Estados: do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e da Bahia. Entretanto, a análise foi feita sobre uma amostra de 81 empresas, o que representa 81 questionários válidos. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise fatorial. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não financeiros. Pode-se afirmar, ainda, que os fatores gerados sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas. Uma das sugestões de estudos futuros é aplicar o mesmo estudo para os outros estados brasileiros. Assim, será possível identificar a influência dos diversos direcionadores em cada estado e em cada região do Brasil. Outra sugestão para estudo é comparar, entre os diversos setores de atividade, o comportamento dos principais indicadores financeiros e não financeiros.
id UNB-21_3920ad44123cc0fd2dac676cb18d29ff
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/360
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling Value Drivers das Empresas de Software: Análise no Nordeste BrasileiroO presente estudo tem como objetivo identificar as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas de software do nordeste brasileiro, na visão dos seus gestores. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semiestruturado, com objetivo exploratório. O universo desta pesquisa foi composto pelos gestores de 347 empresas de software dos Estados: do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e da Bahia. Entretanto, a análise foi feita sobre uma amostra de 81 empresas, o que representa 81 questionários válidos. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise fatorial. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não financeiros. Pode-se afirmar, ainda, que os fatores gerados sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas. Uma das sugestões de estudos futuros é aplicar o mesmo estudo para os outros estados brasileiros. Assim, será possível identificar a influência dos diversos direcionadores em cada estado e em cada região do Brasil. Outra sugestão para estudo é comparar, entre os diversos setores de atividade, o comportamento dos principais indicadores financeiros e não financeiros.Contabilidade Gestão e Governança2012-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/360Contabilidade Gestão e Governança; v. 15 n. 2 (2012)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/360/pdfGuimarães Júnior, Francisco Roberto FariasCâmara, Samuel FaçanhaMelo, Rodrigo Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-13T16:31:15Zoai:oai.jamg.cloud:article/360Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2012-09-13T16:31:15Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Value Drivers das Empresas de Software: Análise no Nordeste Brasileiro
title Value Drivers das Empresas de Software: Análise no Nordeste Brasileiro
spellingShingle Value Drivers das Empresas de Software: Análise no Nordeste Brasileiro
Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
title_short Value Drivers das Empresas de Software: Análise no Nordeste Brasileiro
title_full Value Drivers das Empresas de Software: Análise no Nordeste Brasileiro
title_fullStr Value Drivers das Empresas de Software: Análise no Nordeste Brasileiro
title_full_unstemmed Value Drivers das Empresas de Software: Análise no Nordeste Brasileiro
title_sort Value Drivers das Empresas de Software: Análise no Nordeste Brasileiro
author Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
author_facet Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Câmara, Samuel Façanha
Melo, Rodrigo Santos de
author_role author
author2 Câmara, Samuel Façanha
Melo, Rodrigo Santos de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Câmara, Samuel Façanha
Melo, Rodrigo Santos de
description O presente estudo tem como objetivo identificar as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas de software do nordeste brasileiro, na visão dos seus gestores. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semiestruturado, com objetivo exploratório. O universo desta pesquisa foi composto pelos gestores de 347 empresas de software dos Estados: do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e da Bahia. Entretanto, a análise foi feita sobre uma amostra de 81 empresas, o que representa 81 questionários válidos. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise fatorial. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não financeiros. Pode-se afirmar, ainda, que os fatores gerados sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas. Uma das sugestões de estudos futuros é aplicar o mesmo estudo para os outros estados brasileiros. Assim, será possível identificar a influência dos diversos direcionadores em cada estado e em cada região do Brasil. Outra sugestão para estudo é comparar, entre os diversos setores de atividade, o comportamento dos principais indicadores financeiros e não financeiros.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares, Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/360
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/360/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 15 n. 2 (2012)
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315267156082688