Avaliação de Desempenho das Instituições de Ensino Superior pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klann, Roberto Carlos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: da Cunha, Paulo Roberto, Rengel, Silene, Scarpin, Jorge Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/363
Resumo: Este artigo trata das formas de avaliação de desempenho utilizadas por instituições do ensino superior de Santa Catarina, vinculadas ao Sistema Acafe, consideradas como entidades sem fins lucrativos. O objetivo do estudo é identificar de que forma essas instituições avaliam seu desempenho, buscando conhecer o grau de utilização dos indicadores, se essas organizações utilizam apenas indicadores econômico-financeiros, como de liquidez, rentabilidade, endividamento, ou também indicadores não financeiros, como número de pessoas atendidas, benefícios concedidos, entre outros. Também se procurou investigar se essas organizações exercem algum controle ou avaliação de seus projetos sociais. Por meio de uma pesquisa descritiva, os dados foram coletados com utilização de um questionário, de oito instituições das 14 que compunham a população de pesquisa. Na análise das respostas foram utilizadas técnicas da estatística descritiva, como média, mediana, desvio-padrão, entre outros. Os resultados apontam que as instituições avaliam seu desempenho com base principalmente em indicadores relativos à rentabilidade, ao faturamento, aos investimentos e à retenção de clientes. Conclui-se que as instituições analisadas, de maneira geral, avaliam o seu desempenho, utilizando-se de indicadores financeiros e não financeiros para tal, com foco na satisfação dos clientes, o que se justifica pela forma de arrecadação de recursos por parte dessas entidades, baseado principalmente na mensalidade paga pelos alunos.
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