Avaliação da qualidade dos serviços prestados por uma unidade de saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Juliana da Rocha
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Elaine Judite de Amorim, Lima, Fernanda Fonseca, Henriques, Leandra Ferraz de Miranda, Gomes, Geraldo Magno Bezerra, Cabral, Luciana da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2922
Resumo: Objetivo: promover a avaliação da satisfação do usuário na Atenção Primária à Saúde, no que diz respeito à prestação do serviço de saúde. Métodos: trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, através de uma abordagem quantitativa. A investigação aconteceu com 186 famílias cadastradas na Unidade de Saúde da Família Vila São Miguel, Recife ”“ Pernambuco, no período de fevereiro a agosto de 2012, através de um questionário. Resultados: houve predominância do sexo feminino e os extremos etários variaram dos 18 aos 76 anos. A categoria profissional melhor avaliada pelos usuários foi o agente comunitário de saúde com 40,8%. Quanto ao sentimento de acolhimento, 86,6% dos entrevistados afirmaram sentir-se sempre acolhido pela equipe. No tocante a participação de ações educativas realizadas pela unidade, 87,1% dos participantes afirmaram nunca ter participado de nenhuma atividade. Conclusão: faz-se necessária a avaliação da equipe multiprofissional pelos usuários a fim de assegurar o planejamento e construção de ações que proporcionem uma melhoria no atendimento oferecido pela Atenção Básica. Descritores: Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Avaliação em Saúde.    
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