Pensando a educação popular e participação social para mulheres em situação de violência doméstica em Teresina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Vanessa Bezerra da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nascimento, Perrison Dantas do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2705
Resumo: Esta pesquisa de cunho clínico-qualitativo, vinculada ao CNPq/PIBIC, objetivou compreender os sentidos da violência doméstica sofrida pela mulher através de uma análise sistêmica do discurso das entrevistadas sobre a sua história e dinâmica familiar. Foram realizadas oito entrevistas semidirigidas, com mulheres que possuem idade de27 e 42 anos, em instituições especializadas ao atendimento desse público.Sentimentos de humilhação,vergonha, medo, solidão e abandono configuram a construção do papel de vítima no discurso das participantes. Percebeu-se sobre a necessidade de trabalhos com o suporte social das famílias de origem de forma a pensar estratégias que possibilitem a não reprodução na família atual da violência sofrida na infância, bem como a possibilidade de oferecer às mulheres espaços comunitários de apoio, fortalecendo as redes de suporte afetivo na vizinhança e na família ampliada, pois mesmo não querendo denunciar os parceiros, a maioria das entrevistadas relata o desejo de melhorar a relação conflituosa. Há um discurso de esperança nos relatos obtidos, revelando uma busca por autonomia e empoderamento. Portanto, é necessário trabalhar a educação popular e incentivar a participação social junto a essas mulheres a fim de facilitar o processo de autonomia, cidadania e enfrentamento da situação de violência doméstica/conjugal.
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