Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no SUS:: histórico, desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mega, Tacila Pires
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lopes, Ana Carolina de Freitas, Santos, Vania Cristina Canuto, Petramale, Clarice Alegre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3333
Resumo: As diretrizes clínicas visam ao aperfeiçoamento do cuidado ao paciente, trazendo recomendações a serem seguidas por profissionais, gestores e pacientes acerca de uma condição de saúde. No sistema público de saúde brasileiro, são denominadas como Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) e constituem-se como os documentos oficiais para garantir a assistência terapêutica integral. Objetivo: apresentar o processo de desenvolvimento e qualificação dos PCDT no Ministério da Saúde. Método: relato de experiência descritivo-reflexivo. Resultados: desenvolvidos desde o ano 2000, e com mais de 100 PCDT já publicados, a importância desses documentos como instrumento de gestão, informação e controle social é crescente. A incorporação da Saúde Baseada em Evidências, parcerias com instituições de excelência e a padronização de etapas para elaboração e atualização dos PCDT possibilitaram importantes avanços nesse processo. Para o aprimoramento contínuo desses documentos, o Ministério da Saúde propõe um guia metodológico para sua elaboração, ampliação da participação social, e a busca por novas estratégias de implementação. Espera-se, com isso, aumentar a credibilidade dos PCDT junto aos prescritores, gestores, agentes do direito e sociedade, qualificando a assistência à saúde no SUS com base na melhor evidência científica disponível, na transparência do processo e no empoderamento dos usuários do sistema.  
id UNB-27_ef10b819ff5cbe9d13525354714348d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3333
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no SUS:: histórico, desafios e perspectivasPolíticas de SaúdeGestãoAs diretrizes clínicas visam ao aperfeiçoamento do cuidado ao paciente, trazendo recomendações a serem seguidas por profissionais, gestores e pacientes acerca de uma condição de saúde. No sistema público de saúde brasileiro, são denominadas como Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) e constituem-se como os documentos oficiais para garantir a assistência terapêutica integral. Objetivo: apresentar o processo de desenvolvimento e qualificação dos PCDT no Ministério da Saúde. Método: relato de experiência descritivo-reflexivo. Resultados: desenvolvidos desde o ano 2000, e com mais de 100 PCDT já publicados, a importância desses documentos como instrumento de gestão, informação e controle social é crescente. A incorporação da Saúde Baseada em Evidências, parcerias com instituições de excelência e a padronização de etapas para elaboração e atualização dos PCDT possibilitaram importantes avanços nesse processo. Para o aprimoramento contínuo desses documentos, o Ministério da Saúde propõe um guia metodológico para sua elaboração, ampliação da participação social, e a busca por novas estratégias de implementação. Espera-se, com isso, aumentar a credibilidade dos PCDT junto aos prescritores, gestores, agentes do direito e sociedade, qualificando a assistência à saúde no SUS com base na melhor evidência científica disponível, na transparência do processo e no empoderamento dos usuários do sistema.  Universidade de Brasilia2015-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3333ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V. 6, Supl. 4(2015); Pág. 3275-3285Revista Gestão & Saúde; V. 6, Supl. 4(2015); Pág. 3275-32851982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3333/3019Mega, Tacila PiresLopes, Ana Carolina de FreitasSantos, Vania Cristina CanutoPetramale, Clarice Alegreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:09:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3333Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:09:42Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no SUS:: histórico, desafios e perspectivas
title Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no SUS:: histórico, desafios e perspectivas
spellingShingle Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no SUS:: histórico, desafios e perspectivas
Mega, Tacila Pires
Políticas de Saúde
Gestão
title_short Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no SUS:: histórico, desafios e perspectivas
title_full Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no SUS:: histórico, desafios e perspectivas
title_fullStr Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no SUS:: histórico, desafios e perspectivas
title_full_unstemmed Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no SUS:: histórico, desafios e perspectivas
title_sort Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no SUS:: histórico, desafios e perspectivas
author Mega, Tacila Pires
author_facet Mega, Tacila Pires
Lopes, Ana Carolina de Freitas
Santos, Vania Cristina Canuto
Petramale, Clarice Alegre
author_role author
author2 Lopes, Ana Carolina de Freitas
Santos, Vania Cristina Canuto
Petramale, Clarice Alegre
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mega, Tacila Pires
Lopes, Ana Carolina de Freitas
Santos, Vania Cristina Canuto
Petramale, Clarice Alegre
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de Saúde
Gestão
topic Políticas de Saúde
Gestão
description As diretrizes clínicas visam ao aperfeiçoamento do cuidado ao paciente, trazendo recomendações a serem seguidas por profissionais, gestores e pacientes acerca de uma condição de saúde. No sistema público de saúde brasileiro, são denominadas como Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) e constituem-se como os documentos oficiais para garantir a assistência terapêutica integral. Objetivo: apresentar o processo de desenvolvimento e qualificação dos PCDT no Ministério da Saúde. Método: relato de experiência descritivo-reflexivo. Resultados: desenvolvidos desde o ano 2000, e com mais de 100 PCDT já publicados, a importância desses documentos como instrumento de gestão, informação e controle social é crescente. A incorporação da Saúde Baseada em Evidências, parcerias com instituições de excelência e a padronização de etapas para elaboração e atualização dos PCDT possibilitaram importantes avanços nesse processo. Para o aprimoramento contínuo desses documentos, o Ministério da Saúde propõe um guia metodológico para sua elaboração, ampliação da participação social, e a busca por novas estratégias de implementação. Espera-se, com isso, aumentar a credibilidade dos PCDT junto aos prescritores, gestores, agentes do direito e sociedade, qualificando a assistência à saúde no SUS com base na melhor evidência científica disponível, na transparência do processo e no empoderamento dos usuários do sistema.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3333
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3333/3019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V. 6, Supl. 4(2015); Pág. 3275-3285
Revista Gestão & Saúde; V. 6, Supl. 4(2015); Pág. 3275-3285
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174681002835968