Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weller, Wivian; Universidade de Brasília (UnB)
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gauche, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB), Lopes, Alice Ribeiro Casimiro; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Laranjeiras, Cássio Costa; Universidade de Brasília (UnB), Scarpa, Daniela Lopes; Universidade de São Paulo (USP), Carvalho, Dione Lucchesi de; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Silva, Francisco Thiago; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz; Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), Lacerda, Hannah Dora Garcia; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Druck, Iole de Freitas; Universidade de São Paulo (USP), Borges, Lívia Freitas Fonseca; Universidade de Brasília (UnB), De Sordi, Mara Regina Lemes ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Borba, Marcelo de Carvalho ; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Carneiro, Maria Helena Silva ; Universidade de Brasília (UnB), Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales; Universidade de Brasília (UnB), Marandino, Martha; Universidade de São Paulo (USP), Nilton Silveira Domingues; Faculdade de Administração e Arte de Limeira (FAAL)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros da UnB
Texto Completo: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51
Resumo: Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida.
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