Sob a custódia do tempo : formação de leitores em penitenciárias do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinoco , Robson Coelho ; Universidade de Brasília (UnB)
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Maria Luzineide P. da Costa
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros da UnB
Texto Completo: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/45
Resumo: Este livro destaca a essencial prática de leitura e o contexto do detento que “lê" o espaço da prisão e suas relações com tal prática, além da estrita questão jurídico-penal do criminoso e crime cometido. Relação com um tempo - a partir do ócio em excesso, ou à disposição em exagero - bem diferente do tempo das pessoas livres - no geral, vivido como “quase ausência”, face às atividades e obrigações diárias. Assim se contextualiza a relação aflitiva tempo e prisão, ao longo desta obra, em tipo de inimigo cruel que deve ser vencido. Como marca dessa relação, a referência temporal da pena se reveste, portanto, de outra pena imposta ao preso, que, para enfrentar esse inimigo, busca engajamento em alguma ocupação que “mate” o tempo que ele tem disponível - em média, nas prisões brasileiras, 85% dos presos ficam somente duas horas fora de cela, passando o restante do dia dentro dela, imerso nela, absorvido por ela. Tal realidade é invencível, mesmo institucionalmente,pois são muito poucas as atividades e projetos educacionais desenvolvidos, em espaços apropriados, com foco na realidade carcerária. Ainda, a carência de tais atividades e projetos, como "ler”, associada a condições superprecárias de encarceramento, compromete um objetivo de cumprir pena no Brasil, que é a ressocialização. Nesse contexto, resta ao preso aguardar seu tempo de pena ociosamente na cela ou no pátio, à mercê, por exemplo, da eficaz ação cooptadora de facções. Enfim, este livro não só propõe que presos "leiam”, como apresenta elementos para uma leitura produtiva e mesmo prazerosa.
id UNB-29_c9d90f7e0b2d6ff834426d6c8d37137c
oai_identifier_str oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/226
network_acronym_str UNB-29
network_name_str Portal de Livros da UnB
repository_id_str
spelling Sob a custódia do tempo : formação de leitores em penitenciárias do Distrito FederalPresos - Incentivo à leituraPenitenciárias - Distrito Federal - BrasilRessocializaçãoPresos - Incentivo à leituraPenitenciárias - Distrito Federal - BrasilRessocializaçãoEste livro destaca a essencial prática de leitura e o contexto do detento que “lê" o espaço da prisão e suas relações com tal prática, além da estrita questão jurídico-penal do criminoso e crime cometido. Relação com um tempo - a partir do ócio em excesso, ou à disposição em exagero - bem diferente do tempo das pessoas livres - no geral, vivido como “quase ausência”, face às atividades e obrigações diárias. Assim se contextualiza a relação aflitiva tempo e prisão, ao longo desta obra, em tipo de inimigo cruel que deve ser vencido. Como marca dessa relação, a referência temporal da pena se reveste, portanto, de outra pena imposta ao preso, que, para enfrentar esse inimigo, busca engajamento em alguma ocupação que “mate” o tempo que ele tem disponível - em média, nas prisões brasileiras, 85% dos presos ficam somente duas horas fora de cela, passando o restante do dia dentro dela, imerso nela, absorvido por ela. Tal realidade é invencível, mesmo institucionalmente,pois são muito poucas as atividades e projetos educacionais desenvolvidos, em espaços apropriados, com foco na realidade carcerária. Ainda, a carência de tais atividades e projetos, como "ler”, associada a condições superprecárias de encarceramento, compromete um objetivo de cumprir pena no Brasil, que é a ressocialização. Nesse contexto, resta ao preso aguardar seu tempo de pena ociosamente na cela ou no pátio, à mercê, por exemplo, da eficaz ação cooptadora de facções. Enfim, este livro não só propõe que presos "leiam”, como apresenta elementos para uma leitura produtiva e mesmo prazerosa.Portal de Livros da UnB2020-05-06Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/45Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/45/226/922Tinoco , Robson Coelho ; Universidade de Brasília (UnB)Ribeiro, Maria Luzineide P. da Costa info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-10T18:51:53ZPortal de Livros
dc.title.none.fl_str_mv Sob a custódia do tempo : formação de leitores em penitenciárias do Distrito Federal
title Sob a custódia do tempo : formação de leitores em penitenciárias do Distrito Federal
spellingShingle Sob a custódia do tempo : formação de leitores em penitenciárias do Distrito Federal
Tinoco , Robson Coelho ; Universidade de Brasília (UnB)
Presos - Incentivo à leitura
Penitenciárias - Distrito Federal - Brasil
Ressocialização
Presos - Incentivo à leitura
Penitenciárias - Distrito Federal - Brasil
Ressocialização
title_short Sob a custódia do tempo : formação de leitores em penitenciárias do Distrito Federal
title_full Sob a custódia do tempo : formação de leitores em penitenciárias do Distrito Federal
title_fullStr Sob a custódia do tempo : formação de leitores em penitenciárias do Distrito Federal
title_full_unstemmed Sob a custódia do tempo : formação de leitores em penitenciárias do Distrito Federal
title_sort Sob a custódia do tempo : formação de leitores em penitenciárias do Distrito Federal
author Tinoco , Robson Coelho ; Universidade de Brasília (UnB)
author_facet Tinoco , Robson Coelho ; Universidade de Brasília (UnB)
Ribeiro, Maria Luzineide P. da Costa
author_role author
author2 Ribeiro, Maria Luzineide P. da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tinoco , Robson Coelho ; Universidade de Brasília (UnB)
Ribeiro, Maria Luzineide P. da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Presos - Incentivo à leitura
Penitenciárias - Distrito Federal - Brasil
Ressocialização
Presos - Incentivo à leitura
Penitenciárias - Distrito Federal - Brasil
Ressocialização
topic Presos - Incentivo à leitura
Penitenciárias - Distrito Federal - Brasil
Ressocialização
Presos - Incentivo à leitura
Penitenciárias - Distrito Federal - Brasil
Ressocialização
dc.description.none.fl_txt_mv

Este livro destaca a essencial prática de leitura e o contexto do detento que “lê" o espaço da prisão e suas relações com tal prática, além da estrita questão jurídico-penal do criminoso e crime cometido. Relação com um tempo - a partir do ócio em excesso, ou à disposição em exagero - bem diferente do tempo das pessoas livres - no geral, vivido como “quase ausência”, face às atividades e obrigações diárias. Assim se contextualiza a relação aflitiva tempo e prisão, ao longo desta obra, em tipo de inimigo cruel que deve ser vencido. Como marca dessa relação, a referência temporal da pena se reveste, portanto, de outra pena imposta ao preso, que, para enfrentar esse inimigo, busca engajamento em alguma ocupação que “mate” o tempo que ele tem disponível - em média, nas prisões brasileiras, 85% dos presos ficam somente duas horas fora de cela, passando o restante do dia dentro dela, imerso nela, absorvido por ela. Tal realidade é invencível, mesmo institucionalmente,pois são muito poucas as atividades e projetos educacionais desenvolvidos, em espaços apropriados, com foco na realidade carcerária. Ainda, a carência de tais atividades e projetos, como "ler”, associada a condições superprecárias de encarceramento, compromete um objetivo de cumprir pena no Brasil, que é a ressocialização. Nesse contexto, resta ao preso aguardar seu tempo de pena ociosamente na cela ou no pátio, à mercê, por exemplo, da eficaz ação cooptadora de facções. Enfim, este livro não só propõe que presos "leiam”, como apresenta elementos para uma leitura produtiva e mesmo prazerosa.
description Este livro destaca a essencial prática de leitura e o contexto do detento que “lê" o espaço da prisão e suas relações com tal prática, além da estrita questão jurídico-penal do criminoso e crime cometido. Relação com um tempo - a partir do ócio em excesso, ou à disposição em exagero - bem diferente do tempo das pessoas livres - no geral, vivido como “quase ausência”, face às atividades e obrigações diárias. Assim se contextualiza a relação aflitiva tempo e prisão, ao longo desta obra, em tipo de inimigo cruel que deve ser vencido. Como marca dessa relação, a referência temporal da pena se reveste, portanto, de outra pena imposta ao preso, que, para enfrentar esse inimigo, busca engajamento em alguma ocupação que “mate” o tempo que ele tem disponível - em média, nas prisões brasileiras, 85% dos presos ficam somente duas horas fora de cela, passando o restante do dia dentro dela, imerso nela, absorvido por ela. Tal realidade é invencível, mesmo institucionalmente,pois são muito poucas as atividades e projetos educacionais desenvolvidos, em espaços apropriados, com foco na realidade carcerária. Ainda, a carência de tais atividades e projetos, como "ler”, associada a condições superprecárias de encarceramento, compromete um objetivo de cumprir pena no Brasil, que é a ressocialização. Nesse contexto, resta ao preso aguardar seu tempo de pena ociosamente na cela ou no pátio, à mercê, por exemplo, da eficaz ação cooptadora de facções. Enfim, este livro não só propõe que presos "leiam”, como apresenta elementos para uma leitura produtiva e mesmo prazerosa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv Texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/45
url https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/45/226/922
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
dc.source.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB;
reponame:Portal de Livros da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Portal de Livros da UnB
collection Portal de Livros da UnB
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1729203454522425344