‘Uma festa de Luluzinha’ : análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Gabriela Pereira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/23764
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.
id UNB-2_0521e5e1c9de06a22f141c19e0ae9070
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/23764
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling França, Gabriela Pereira deMarques, Teresa Cristina de NovaesFRANÇA, Gabriela Pereira de. ‘Uma festa de Luluzinha’: análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983). 2019. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/23764Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.O presente trabalho estará inserido no papel desempenhado pelo teatro durante o regime militar. Para isso, será utilizada a peça Homem não entra (1974-1983), cujo título é autoexplicativo, sendo ela destinada ao público exclusivamente feminino. A peça em questão foi produzida, encenada, dirigida e organizada por mulheres, bem como foram elas responsáveis pela sonoplastia do espetáculo. O trabalho tem por objetivo analisar de forma crítica a peça e buscar o entendimento da mensagem que as autoras propuseram com a ênfase na temática da sexualidade da mulher brasileira à época. Além disso, o respectivo trabalho lançou luz ao modo com o qual a censura tratava as peças teatrais, tomando-se como exemplo a relação conflituosa que as autoras de “Homem não entra” tiveram com o aparelho do censor.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2019-12-04T21:53:31Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_GabrielaPereiraDeFranca_tcc.pdf: 8901355 bytes, checksum: a9509807a836baa6de6190a42dd64aa7 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-27T21:08:42Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_GabrielaPereiraDeFranca_tcc.pdf: 8901355 bytes, checksum: a9509807a836baa6de6190a42dd64aa7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-27T21:08:42Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_GabrielaPereiraDeFranca_tcc.pdf: 8901355 bytes, checksum: a9509807a836baa6de6190a42dd64aa7 (MD5)The present work will be part of the role played by the theater during the military regime. For that, the piece man does not enter (1974-1983), whose title is self-explanatory, will be used, being intended for the exclusively female audience. The piece in question was produced, staged, directed and organized by women, as well as they were responsible for the sound design of the show. The objective of this study is to critically analyze the piece and seek the understanding of the message that the authors proposed with the emphasis on the theme of Brazilian women 's sexuality at the time. In addition, their work shed light on the way in which censorship treated the plays, taking as an example the conflicting relationship that the authors of "Man does not enter" had with the censor's apparatus.SexualidadeCensuraTeatroBrasil - história 1964-1985Feminismo‘Uma festa de Luluzinha’ : análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-04-27T21:08:42Z2020-04-27T21:08:42Z2019-02-13info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23764/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23764/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23764/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23764/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2019_GabrielaPereiraDeFranca_tcc.pdf2019_GabrielaPereiraDeFranca_tcc.pdfapplication/pdf8901355http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23764/1/2019_GabrielaPereiraDeFranca_tcc.pdfa9509807a836baa6de6190a42dd64aa7MD5110483/237642020-04-27 18:08:42.591oai:bdm.unb.br:10483/23764w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-27T21:08:42Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ‘Uma festa de Luluzinha’ : análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983)
title ‘Uma festa de Luluzinha’ : análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983)
spellingShingle ‘Uma festa de Luluzinha’ : análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983)
França, Gabriela Pereira de
Sexualidade
Censura
Teatro
Brasil - história 1964-1985
Feminismo
title_short ‘Uma festa de Luluzinha’ : análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983)
title_full ‘Uma festa de Luluzinha’ : análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983)
title_fullStr ‘Uma festa de Luluzinha’ : análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983)
title_full_unstemmed ‘Uma festa de Luluzinha’ : análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983)
title_sort ‘Uma festa de Luluzinha’ : análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983)
author França, Gabriela Pereira de
author_facet França, Gabriela Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Gabriela Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Teresa Cristina de Novaes
contributor_str_mv Marques, Teresa Cristina de Novaes
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Sexualidade
Censura
Teatro
Brasil - história 1964-1985
Feminismo
topic Sexualidade
Censura
Teatro
Brasil - história 1964-1985
Feminismo
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-02-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-27T21:08:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-27T21:08:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRANÇA, Gabriela Pereira de. ‘Uma festa de Luluzinha’: análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983). 2019. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/23764
identifier_str_mv FRANÇA, Gabriela Pereira de. ‘Uma festa de Luluzinha’: análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983). 2019. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/23764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23764/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23764/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23764/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23764/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23764/1/2019_GabrielaPereiraDeFranca_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
a9509807a836baa6de6190a42dd64aa7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1798495770602635264