Zeitgeist e comunicação : relações, influências e usos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Júlia Matias Carlos de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/12382
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.
id UNB-2_1563dc9009e6661cab4c401d554883e8
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/12382
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Araújo, Júlia Matias Carlos deSilva, Gustavo de Castro eARAÚJO, Júlia Matias Carlos de. Zeitgeist e comunicação: relações, influências e usos. 2015. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12382Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.Todas as sociedades vivem influenciadas por uma atmosfera social que é fruto do tempo em que se inserem. Este é o Zeitgeist, conceito alemão cuja tradução é espírito do tempo. A seguinte monografia irá analisa-lo como clima que se constrói na relação do contemporâneo com o imaginário coletivo pré-existente, com o objetivo de entender as relações, influências e usos do espírito do tempo na comunicação. A metodologia fenomenológica utilizada busca evidenciar aquilo que se esconde no que se mostra: o Zeitgeist que está intensamente presente na comunicação apesar de mal ser percebido. Analisar-se-á como o surgimento de novos veículos comunicacionais criam um clima social, a partir de uma abordagem histórica dos meios de comunicação pela perspectiva de Mcluhan, segundo o qual o meio é a mensagem. O conteúdo mediático também será analisado, como aquele que padroniza o imaginário coletivo e difunde o espírito do tempo. Além disso, os usos práticos do conceito serão relacionados às marcas, que precisam estar em constante atualização para acompanhar o tempo ao qual pertencem. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTAll societies living influenced by a social atmosphere that is the result of time in which they operate. This is the Zeitgeist, german concept which translates as spirit of the time. The following monograph will analyze it as a weather that is built by the relationship between the contemporary with the pre-existing collective imagination, in order to understand the relationships, influences and uses of spirit of the time in communication. The phenomenological methodology seeks to evidence what hides when it shows: the Zeitgeist that is intensely present in the communication, but is hardly noticed. It will examine how the emergence of new vehicles create a social climate, from a historical approach of the media by Mcluhan perspective, according to the medium is the message. The media content will also be examined, as one that standardizes the collective imagination and spreads the Zeitgeist. Moreover, the concept of practical uses will be analyzed in relation to brands that need to be constantly updated to keep track of time which they belong.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-16T15:21:02Z No. of bitstreams: 1 2015_JuliaMatiasCarlosdeAraujo.pdf: 904748 bytes, checksum: c0988da5c502ccf1d6649439006bd154 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-16T20:59:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_JuliaMatiasCarlosdeAraujo.pdf: 904748 bytes, checksum: c0988da5c502ccf1d6649439006bd154 (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-16T20:59:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_JuliaMatiasCarlosdeAraujo.pdf: 904748 bytes, checksum: c0988da5c502ccf1d6649439006bd154 (MD5)ZeitgeistImaginário coletivoZeitgeist - utilização mercadológicaZeitgeist e comunicação : relações, influências e usosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-03-16T20:59:49Z2016-03-16T20:59:49Z2016-03-16T20:59:49Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_JuliaMatiasCarlosdeAraujo.pdf2015_JuliaMatiasCarlosdeAraujo.pdfapplication/pdf904748http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12382/1/2015_JuliaMatiasCarlosdeAraujo.pdfc0988da5c502ccf1d6649439006bd154MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12382/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12382/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12382/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12382/5/license.txtedaa35bc0c47e7cbc8dcc61734686f53MD5510483/123822016-03-16 17:59:49.527oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-03-16T20:59:49Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Zeitgeist e comunicação : relações, influências e usos
title Zeitgeist e comunicação : relações, influências e usos
spellingShingle Zeitgeist e comunicação : relações, influências e usos
Araújo, Júlia Matias Carlos de
Zeitgeist
Imaginário coletivo
Zeitgeist - utilização mercadológica
title_short Zeitgeist e comunicação : relações, influências e usos
title_full Zeitgeist e comunicação : relações, influências e usos
title_fullStr Zeitgeist e comunicação : relações, influências e usos
title_full_unstemmed Zeitgeist e comunicação : relações, influências e usos
title_sort Zeitgeist e comunicação : relações, influências e usos
author Araújo, Júlia Matias Carlos de
author_facet Araújo, Júlia Matias Carlos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Júlia Matias Carlos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Gustavo de Castro e
contributor_str_mv Silva, Gustavo de Castro e
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Zeitgeist
Imaginário coletivo
Zeitgeist - utilização mercadológica
topic Zeitgeist
Imaginário coletivo
Zeitgeist - utilização mercadológica
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T20:59:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-16T20:59:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-16T20:59:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Júlia Matias Carlos de. Zeitgeist e comunicação: relações, influências e usos. 2015. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/12382
identifier_str_mv ARAÚJO, Júlia Matias Carlos de. Zeitgeist e comunicação: relações, influências e usos. 2015. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/12382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12382/1/2015_JuliaMatiasCarlosdeAraujo.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12382/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12382/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12382/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12382/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c0988da5c502ccf1d6649439006bd154
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
edaa35bc0c47e7cbc8dcc61734686f53
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1798495650344599552