Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Ana Campos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/15673
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.
id UNB-2_30d499615971948ba85f9f7c78316161
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/15673
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Mendonça, Ana Campos deGranemann, Sérgio RonaldoMENDONÇA, Ana Campos de. Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros. 2016. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/15673Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.O transporte rodoviário de passageiros caracteriza-se como principal modalidade na movimentação interestadual brasileira de passageiros. Pesquisas apontam que quando o veículo é novo os custos de manutenção são baixos, cobrindo basicamente as revisões de rotina e a substituição de componentes. Porém, depois de certa idade, esses custos aumentam consideravelmente. Nesse contexto, uma decisão importante é o momento adequado para se desfazer de um veículo obsoleto. Esse projeto visa, portanto, desenvolver uma avaliação econômica da frota brasileira de ônibus convencionais interestaduais de passageiros, por meio da mensuração do momento ideal de renovação dessa frota. Para isso, realizou-se o cálculo da vida econômica dos veículos, correspondente a 9 anos, por meio do método do Custo Anual Uniforme Equivalente (CAUE), que define o período ótimo para a renovação. Com este projeto, portanto, foi estimado que 24% da quantidade total de ônibus convencionais interestaduais em uso estão acima da vida econômica ideal, e posteriormente, determinou-se o montante em reais necessário para renovar a frota envelhecida. Além disso, foram mensuradas as externalidades negativas de poluição atmosférica dos veículos antigos.Submitted by Aline Almeida (alinealmeida@bce.unb.br) on 2016-10-20T12:14:45Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdf: 1965802 bytes, checksum: d5a1f865358906daa51dbd56fd6ae656 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-01-11T17:38:49Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdf: 1965802 bytes, checksum: d5a1f865358906daa51dbd56fd6ae656 (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-11T17:38:49Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdf: 1965802 bytes, checksum: d5a1f865358906daa51dbd56fd6ae656 (MD5)The road transport of passengers is characterized as the main transportation mode among the interstate movement of passengers. Researches indicate that when the vehicle is new, the maintenance costs are low, basically covering the routine revisions and the replacement of components. However, after a certain period of time, these costs increase considerably. In this context, an important decision is the right time to get rid of an obsolete vehicle. This project therefore aims to develop an economic evaluation of the Brazilian fleet of conventional interstate passenger bus, by measuring the ideal time of the renewal of this fleet. For this, there was the calculation of the economic life of the vehicles, corresponding to 9 years by the method of Equivalent Uniform Annual Cost (CAUE, in Portuguese), which defines the optimal period for the renewal. With this project, therefore, it was estimated that the total amount of conventional interstate buses in use are above the ideal economic and later, the amount was determined in real need to renew the aging fleet. Moreover, the negative externalities of air pollution from old vehicles were measured, in a way of complementing the paper.ÔnibusTransporte públicoTransporte rodoviárioAvaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-01-11T17:38:49Z2017-01-11T17:38:49Z2016-06-30info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD55ORIGINAL2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdf2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdfapplication/pdf1969756http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/6/2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdf29acbea1085f30c18244a9f69acccb16MD5610483/156732019-05-09 10:45:54.484oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-05-09T13:45:54Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros
title Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros
spellingShingle Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros
Mendonça, Ana Campos de
Ônibus
Transporte público
Transporte rodoviário
title_short Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros
title_full Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros
title_fullStr Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros
title_full_unstemmed Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros
title_sort Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros
author Mendonça, Ana Campos de
author_facet Mendonça, Ana Campos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Ana Campos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Granemann, Sérgio Ronaldo
contributor_str_mv Granemann, Sérgio Ronaldo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ônibus
Transporte público
Transporte rodoviário
topic Ônibus
Transporte público
Transporte rodoviário
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-11T17:38:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-11T17:38:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDONÇA, Ana Campos de. Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros. 2016. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/15673
identifier_str_mv MENDONÇA, Ana Campos de. Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros. 2016. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/15673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/6/2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
29acbea1085f30c18244a9f69acccb16
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1798495685493915648