Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/15673 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016. |
id |
UNB-2_30d499615971948ba85f9f7c78316161 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/15673 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Mendonça, Ana Campos deGranemann, Sérgio RonaldoMENDONÇA, Ana Campos de. Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros. 2016. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/15673Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.O transporte rodoviário de passageiros caracteriza-se como principal modalidade na movimentação interestadual brasileira de passageiros. Pesquisas apontam que quando o veículo é novo os custos de manutenção são baixos, cobrindo basicamente as revisões de rotina e a substituição de componentes. Porém, depois de certa idade, esses custos aumentam consideravelmente. Nesse contexto, uma decisão importante é o momento adequado para se desfazer de um veículo obsoleto. Esse projeto visa, portanto, desenvolver uma avaliação econômica da frota brasileira de ônibus convencionais interestaduais de passageiros, por meio da mensuração do momento ideal de renovação dessa frota. Para isso, realizou-se o cálculo da vida econômica dos veículos, correspondente a 9 anos, por meio do método do Custo Anual Uniforme Equivalente (CAUE), que define o período ótimo para a renovação. Com este projeto, portanto, foi estimado que 24% da quantidade total de ônibus convencionais interestaduais em uso estão acima da vida econômica ideal, e posteriormente, determinou-se o montante em reais necessário para renovar a frota envelhecida. Além disso, foram mensuradas as externalidades negativas de poluição atmosférica dos veículos antigos.Submitted by Aline Almeida (alinealmeida@bce.unb.br) on 2016-10-20T12:14:45Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdf: 1965802 bytes, checksum: d5a1f865358906daa51dbd56fd6ae656 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-01-11T17:38:49Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdf: 1965802 bytes, checksum: d5a1f865358906daa51dbd56fd6ae656 (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-11T17:38:49Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdf: 1965802 bytes, checksum: d5a1f865358906daa51dbd56fd6ae656 (MD5)The road transport of passengers is characterized as the main transportation mode among the interstate movement of passengers. Researches indicate that when the vehicle is new, the maintenance costs are low, basically covering the routine revisions and the replacement of components. However, after a certain period of time, these costs increase considerably. In this context, an important decision is the right time to get rid of an obsolete vehicle. This project therefore aims to develop an economic evaluation of the Brazilian fleet of conventional interstate passenger bus, by measuring the ideal time of the renewal of this fleet. For this, there was the calculation of the economic life of the vehicles, corresponding to 9 years by the method of Equivalent Uniform Annual Cost (CAUE, in Portuguese), which defines the optimal period for the renewal. With this project, therefore, it was estimated that the total amount of conventional interstate buses in use are above the ideal economic and later, the amount was determined in real need to renew the aging fleet. Moreover, the negative externalities of air pollution from old vehicles were measured, in a way of complementing the paper.ÔnibusTransporte públicoTransporte rodoviárioAvaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-01-11T17:38:49Z2017-01-11T17:38:49Z2016-06-30info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD55ORIGINAL2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdf2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdfapplication/pdf1969756http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/6/2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdf29acbea1085f30c18244a9f69acccb16MD5610483/156732019-05-09 10:45:54.484oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-05-09T13:45:54Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros |
title |
Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros |
spellingShingle |
Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros Mendonça, Ana Campos de Ônibus Transporte público Transporte rodoviário |
title_short |
Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros |
title_full |
Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros |
title_fullStr |
Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros |
title_full_unstemmed |
Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros |
title_sort |
Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros |
author |
Mendonça, Ana Campos de |
author_facet |
Mendonça, Ana Campos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Ana Campos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Granemann, Sérgio Ronaldo |
contributor_str_mv |
Granemann, Sérgio Ronaldo |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Ônibus Transporte público Transporte rodoviário |
topic |
Ônibus Transporte público Transporte rodoviário |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-11T17:38:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-01-11T17:38:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENDONÇA, Ana Campos de. Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros. 2016. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/15673 |
identifier_str_mv |
MENDONÇA, Ana Campos de. Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros. 2016. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/15673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15673/6/2016_AnaCamposdeMendonca_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174 29acbea1085f30c18244a9f69acccb16 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1798495685493915648 |