Efeitos da realidade virtual e videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano : uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olegário, Raphael Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/30017
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
id UNB-2_a622ad73bdea2bd8de4a09da1c6572fa
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/30017
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Olegário, Raphael LopesRibeiro, Alexandre Lima de AraújoMelo, Lídia Mara Aguiar Bezerra deOLEGÁRIO, Raphael Lopes. Efeitos da realidade virtual e videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano: uma revisão sistemática. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/30017Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.Introdução: A lesão cerebral traumática é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. Intervenções baseadas em Videogames e Realidade Virtual tem sido utilizado com sucesso na intervenção terapêutica baseada em exercícios sistematizados para o tratamento de indivíduos acometidos por traumatismos cranianos. Objetivo: Avaliar os efeitos de intervenções baseadas em Realidade Virtual e Videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano. Método: Trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura que seguiu as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Metaanalyses (PRISMA). Ensaios clínicos aleatorizados (ECA) e estudos prospectivos foram incluídos nesta revisão. Foram selecionadas as seguintes bases de dados para este estudo: Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE) pela Pubmeb, Cochrane library, PEDro e Scientific Electronic Library Online (sciELO). Resultados: Após busca nas bases de dados obtiveram-se 315 estudos, removeu-se as duplicatas resultando em 297 estudos. Realizou-se uma análise por meio do resumo e outros dados em concordância com os critérios de elegibilidade, resultando em 36 estudos para a leitura completa, após identificação dos estudos na integra, resultaram 8 estudos que compõem esta revisão. Conclusão: As tarefas baseadas em videogamers com intervenções sistematizadas apresentaram efeitos mais significativos nas variáveis referentes a atenção e memória de trabalho. Outros desfechos foram relatados no equilíbrio estático e dinâmico. As tarefas baseadas em realidade virtual apresentaram melhoria nos processos seletivos de memória e percepção da função da memóriaSubmitted by Luanna Maia (luanna.maia@unb.br) on 2022-02-24T14:06:49Z No. of bitstreams: 1 2019_RaphaelLopesOlegario_tcc.pdf: 783830 bytes, checksum: cf1af866c454bcb563202cd8e2e481e7 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna.maia@unb.br) on 2022-02-24T14:07:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_RaphaelLopesOlegario_tcc.pdf: 783830 bytes, checksum: cf1af866c454bcb563202cd8e2e481e7 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-24T14:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_RaphaelLopesOlegario_tcc.pdf: 783830 bytes, checksum: cf1af866c454bcb563202cd8e2e481e7 (MD5)Introduction: Traumatic brain injury is one of the leading causes of disability worldwide. Video-game and Virtual Reality-based interventions have been successfully used in systematic exercise-based therapeutic intervention for the treatment of individuals with head injuries. Objective: To evaluate the effects of interventions based on Virtual Reality and Video Games in schoolchildren with head trauma. Method: This is a systematic literature review study that followed the guidelines of the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Metaanalyzes (PRISMA). Randomized controlled trials (RCTs) and prospective studies were included in this review. The following databases were selected for this study: Online Medical Literature Analysis and Retrieval System (MEDLINE) by Pubmeb, Cochrane library, PEDro and Scientific Electronic Library Online (sciELO). Results: After searching the databases, 315 studies were obtained, duplicates were removed resulting in 297 studies. An analysis was performed by means of the abstract and other data in accordance with the eligibility criteria, resulting in 36 studies for full reading, after identification of the full studies, resulting in 8 studies that make up this review. Conclusion: Video-based tasks with systematized interventions had the most significant effects on attention and working memory variables. Other outcomes have been reported in static and dynamic balance. Virtual reality-based tasks improved memory selective processes and memory function perception.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessTraumatismos cerebraisRealidade virtualPacientes - reabilitaçãoEfeitos da realidade virtual e videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano : uma revisão sistemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-24T14:07:26Z2022-02-24T14:07:26Z2019porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30017/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_RaphaelLopesOlegario_tcc.pdf2019_RaphaelLopesOlegario_tcc.pdfapplication/pdf783830http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30017/1/2019_RaphaelLopesOlegario_tcc.pdfcf1af866c454bcb563202cd8e2e481e7MD5110483/300172022-02-24 11:07:26.368oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-24T14:07:26Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos da realidade virtual e videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano : uma revisão sistemática
title Efeitos da realidade virtual e videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano : uma revisão sistemática
spellingShingle Efeitos da realidade virtual e videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano : uma revisão sistemática
Olegário, Raphael Lopes
Traumatismos cerebrais
Realidade virtual
Pacientes - reabilitação
title_short Efeitos da realidade virtual e videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano : uma revisão sistemática
title_full Efeitos da realidade virtual e videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano : uma revisão sistemática
title_fullStr Efeitos da realidade virtual e videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano : uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Efeitos da realidade virtual e videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano : uma revisão sistemática
title_sort Efeitos da realidade virtual e videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano : uma revisão sistemática
author Olegário, Raphael Lopes
author_facet Olegário, Raphael Lopes
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Ribeiro, Alexandre Lima de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Olegário, Raphael Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Lídia Mara Aguiar Bezerra de
contributor_str_mv Melo, Lídia Mara Aguiar Bezerra de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Traumatismos cerebrais
Realidade virtual
Pacientes - reabilitação
topic Traumatismos cerebrais
Realidade virtual
Pacientes - reabilitação
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-24T14:07:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-24T14:07:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLEGÁRIO, Raphael Lopes. Efeitos da realidade virtual e videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano: uma revisão sistemática. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/30017
identifier_str_mv OLEGÁRIO, Raphael Lopes. Efeitos da realidade virtual e videogames em escolares acometidos por traumatismo craniano: uma revisão sistemática. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/30017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30017/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30017/1/2019_RaphaelLopesOlegario_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
cf1af866c454bcb563202cd8e2e481e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493173112930304