Avaliação da eficiência técnica das concessionárias ferroviárias no Brasil por meio da análise envoltória de dados
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12597 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015. |
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Prux, Guilherme FariasSerrano, André Luiz MarquesPRUX, Guilherme Farias. Avaliação da eficiência técnica das concessionárias ferroviárias no Brasil por meio da análise envoltória de dados. 2015. 53 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12597Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.A questão da infraestrutura ferroviária é um ponto indispensável para que o Brasil possa crescer e se desenvolver socioeconomicamente, principalmente tendo em vista que este é um dos principais meios de transporte utilizados no país para escoamento da produção. Considerando a futura expansão das malhas ferroviárias brasileiras previstas no Programa de Investimento em Logística (PIL) e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a prática adotada pelo governo, de conceder a administração de trechos ferroviários a empresas privadas tem sido uma boa alternativa para fazer frente ao problema da escassez de recursos e ao mesmo tempo contribuir para as melhorias necessárias referentes a infraestrutura do Brasil. Para que tal prática funcione de forma adequada é necessário acompanhar de maneira corrente a prestação de serviço das empresas ferroviárias. Este trabalho busca avaliar e identificar a eficiência produtiva de doze concessionárias ferroviárias de carga no Brasil entre os anos de 2010 a 2015. A fim de ranqueá-las e com isso embasar as decisões relativas às novas concessões ferroviárias nacionais. Tal análise foi elaborada por meio da Análise Envoltória de Dados, a partir de modelos CCR e BCC, com orientação a inputs, divididos em oito cenários de modo que cada concessionária representou uma unidade tomadora de decisão (DMU) e os dados(imputs e outputs) coletados para o estudo foram disponibilizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que seis entre os oito modelos testados podem vir a serem utilizados pela ANTT para controlar os níveis de eficiência das concessionárias ferroviárias. Porém a hipótese inicial que defendia que as ferrovias mais antigas obteriam maiores escores foi refutada. Dessa forma, é nítida a necessidade de estudos a respeito da gestão individual de cada empresa, de forma que o motivo das mudanças de eficiência observadas nesse trabalho possam ser compreendidas adequadamente.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-01-21T19:42:29Z No. of bitstreams: 1 2015_GuilhermeFariasPrux.pdf: 1148394 bytes, checksum: 0f3f39b57af10361dbefcff3d97d254c (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-24T16:07:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_GuilhermeFariasPrux.pdf: 1148394 bytes, checksum: 0f3f39b57af10361dbefcff3d97d254c (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-24T16:07:14Z (GMT). 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