Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Poliany Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/23698
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
id UNB-2_b97a098713ee274416875e3c8b9537d1
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/23698
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Rocha, Poliany SilvaMendes, Felipe Augusto dos SantosROCHA, Poliany Silva. Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/23698Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.O presente estudo verificou a usabilidade e os efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva – Samsung Gear VR – em pacientes com Doença de Parkinson. Foi realizado um ensaio clínico controlado, quase experimental e cego, com uma amostra que consistiu em 40 participantes que foram alocados em dois grupos: Grupo Experimental Samsung Gear VR(n=20) e Grupo Controle (n=20). Após triagem e avaliação pré treinamento, o Grupo Experimental passou por 5 semanas de treinamento, duas vezes na semana, totalizando 10 sessões com treinamento composto por quatro jogos com o Oculus Samsung Gear VR. Ao final da primeira sessão, o Grupo Experimental respondeu ao questionário System Usability Scale (SUS). O Grupo Controle não realizou nenhuma intervenção fisioterapêutica neste período. Ambos os grupos realizaram avaliações após 7 dias e 30 dias do período determinado de treinamento. Foi encontrada uma melhora significativa na variável da velocidade da marcha (p=0,001) e as demais variáveis não mostraram resultados significativos nos testes motores realizados. A pontuação do questionário SUS (84,75 ±12,32) mostrou que a usabilidade do sistema Samsung Gear VR foi considerada aceitável, podendo ser qualificada como excelente.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-04-15T00:19:29Z No. of bitstreams: 1 2018_PolianySilvaRocha_tcc.pdf: 1569961 bytes, checksum: b1333d392824dcdb87780c4a86b1fc3d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-21T20:51:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_PolianySilvaRocha_tcc.pdf: 1569961 bytes, checksum: b1333d392824dcdb87780c4a86b1fc3d (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-21T20:51:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_PolianySilvaRocha_tcc.pdf: 1569961 bytes, checksum: b1333d392824dcdb87780c4a86b1fc3d (MD5)The present study verified the usability and motor effects of an immersive virtual reality training - Samsung Gear VR - in patients with Parkinson's Disease. A controlled, almost experimental and blind clinical trial was conducted with a sample consisting of 40 participants, who were allocated to two groups: Experimental Group Samsung Gear VR (n = 20) and Control Group (n = 20). After screening and pre-training evaluation, the Experimental Group underwent 5 weeks of training, twice a week, totaling 10 training sessions consisting of four games with the Oculus Samsung Gear VR. At the end of the first session, the Experimental Group answered the System Usability Scale (SUS) questionnaire. The Control Group did not perform any physiotherapeutic intervention during this period. Both groups performed evaluations after 7 days and 30 days of the given training period. There was a significant improvement in gait velocity variable (p = 0.001) and the other variables did not show significant results in the motor tests performed. The SUS questionnaire score (84.75 ± 12.32) showed that the usability of the Samsung Gear VR system was considered acceptable and could be described as excellent.Parkinson, Doença deJogos eletrônicosRealidade virtualTerapia de exposição à realidade virtualMarcha humanaVerificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de ParkinsonVerification of the usability and motor effects of an immersive virtual reality training in patients with Parkinson's diseaseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-04-21T20:51:01Z2020-04-21T20:51:01Z2018-12-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23698/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_PolianySilvaRocha_tcc.pdf2018_PolianySilvaRocha_tcc.pdfapplication/pdf1569961http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23698/1/2018_PolianySilvaRocha_tcc.pdfb1333d392824dcdb87780c4a86b1fc3dMD5110483/236982020-04-21 17:51:01.556oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-21T20:51:01Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Verification of the usability and motor effects of an immersive virtual reality training in patients with Parkinson's disease
title Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson
spellingShingle Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson
Rocha, Poliany Silva
Parkinson, Doença de
Jogos eletrônicos
Realidade virtual
Terapia de exposição à realidade virtual
Marcha humana
title_short Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson
title_full Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson
title_fullStr Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson
title_full_unstemmed Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson
title_sort Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson
author Rocha, Poliany Silva
author_facet Rocha, Poliany Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Poliany Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Felipe Augusto dos Santos
contributor_str_mv Mendes, Felipe Augusto dos Santos
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Parkinson, Doença de
Jogos eletrônicos
Realidade virtual
Terapia de exposição à realidade virtual
Marcha humana
topic Parkinson, Doença de
Jogos eletrônicos
Realidade virtual
Terapia de exposição à realidade virtual
Marcha humana
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-21T20:51:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-21T20:51:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Poliany Silva. Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/23698
identifier_str_mv ROCHA, Poliany Silva. Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/23698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23698/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23698/1/2018_PolianySilvaRocha_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
b1333d392824dcdb87780c4a86b1fc3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1798495782611976192