Adequação de hardware e implementação de um sistema de controle de um robô aéreo com dois rotores articulados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cataldi, Gabriel Luiz Pedreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/19345
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2017.
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spelling Cataldi, Gabriel Luiz PedreiraBorges, Geovany AraújoCATALDI, Gabriel Luiz Pedreira. Adequação de hardware e implementação de um sistema de controle de um robô aéreo com dois rotores articulados. 2017. viii, 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19345Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2017.Um veículo aéreo tilt rotor é uma aeronave que consegue realizar voos estáveis de baixa velocidade, decolar e pousar na vertical como helicópteros, e atingir velocidades maiores de forma semelhante a um avião. Por isso é uma aeronave híbrida com muitas possibilidades de pesquisa, visto que apresenta uma adaptabilidade para diferentes situações. A proposta deste trabalho consiste: (i) na avaliação e no reajuste de todo o hardware e software do sistema robótico aéreo não tripulado (VANT) com dois rotores articulados do Laboratório de Robótica Aérea da Universidade de Brasília; (ii) e na implementação de um sistema de controle e estabilização para a aeronave com foco em seu controle de atitude e de orientação, com o objetivo de atingir um voo pairado estável. Para isso, uma abordagem direta foi utilizada baseada em controladores Proporcional (P) e Proporcional-Derivativo (PD), e um novo protótipo com um sistema eletrônico embarcado foi construído. Dois modos de controle foram implementados. O primeiro, utiliza um controlador P que atua no controle do veículo através da utilização de um joystick pelo usuário. O segundo, utiliza um controlador PD para realizar o controle da dinâmica de orientação do veículo nos três eixos de movimento: na guinada, na arfagem e na rolagem. Os resultados obtidos mostram o funcionamento de ambos os modos, levando a aeronave a um novo estágio de desenvolvimento capaz de voar.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-30T11:16:10Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_GabrielLuizPedreiraCataldi.pdf: 43101513 bytes, checksum: 9850d5e6e455d18889e47fa56a055b81 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-02-09T11:01:57Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_GabrielLuizPedreiraCataldi.pdf: 43101513 bytes, checksum: 9850d5e6e455d18889e47fa56a055b81 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-09T11:01:57Z (GMT). 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In order to do that, it was used a direct approach based on Proportional (P) and Proportional-Derivative (PD) controllers, and a new prototype with an electronic embedded system was built. Two control modes were implemented. The first one, uses a P controller that promotes the interface between the user and the joystick. And the second, uses a PD controller to control the vehicle orientation dynamics in the three axes of movement: yaw, pitch and roll. The results show that both modes are working and lead the aircraft to a new development stage capable of flying.Veículo aéreo não tripuladoRobóticaAdequação de hardware e implementação de um sistema de controle de um robô aéreo com dois rotores articuladosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-02-09T11:01:57Z2018-02-09T11:01:57Z2017-12info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19345/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19345/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19345/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19345/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55ORIGINAL2017_GabrielLuizPedreiraCataldi.pdf2017_GabrielLuizPedreiraCataldi.pdfapplication/pdf43101513http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19345/1/2017_GabrielLuizPedreiraCataldi.pdf9850d5e6e455d18889e47fa56a055b81MD5110483/193452018-02-09 09:01:57.163oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-02-09T11:01:57Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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