Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Enes, Yuri de Souza Odaguiri
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/28948
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
id UNB-2_c99ae6313bc4c79b18eb2665eee35c4e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/28948
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Enes, Yuri de Souza OdaguiriFiuza, Gisela DemoENES, Yuri de Souza Odaguiri. Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais. 2021. 161 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/28948Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.As redes sociais se tornaram realidade constante no cotidiano tanto de organizações quanto da população, bem como temática de destaque na literatura internacional. Durante o contexto de pandemia, a utilização das redes sociais se tornou ainda mais intensa, considerando a necessidade de isolamento social e os esforços organizacionais para manter contato com o consumidor. Nesse cenário, as organizações valeram-se cada vez mais de estratégias próprias do marketing de relacionamento e do Customer Relationship Management (CRM), de modo a construir e manter relacionamentos de longo prazo com seus clientes, para promover sua satisfação e lealdade. Considerando tais aspectos, o presente estudo se propôs a estudar o relacionamento dos usuários com as redes sociais. Para tal, buscou-se obter evidências de validade, por meio de um estudo multi-método, para uma escala que mensurasse esse relacionamento, denominada ERC Redes Sociais, dado que a literatura possuía uma lacuna no que tange a escalas de mensuração do relacionamento no contexto de redes sociais. Com vistas a proporcionar maior embasamento teórico para o desenvolvimento do estudo, realizaram-se revisões sistemáticas, com análises bibliométricas, da literatura internacional, entre 2015 e 2020, nas temáticas de redes sociais e marketing de relacionamento/CRM. Ademais, a fim de desenvolver a ERC Redes Sociais, procedeuse à etapa qualitativa do estudo, com a realização de entrevistas, análise de juízes, análise semântica e pré-teste, resultando em uma versão preliminar do instrumento. Em seguida, na etapa quantitativa, de modo a obter indícios de validação, realizou-se a análise fatorial exploratória da escala, prosseguindo-se à análise fatorial confirmatória, contando com uma amostra de 602 respondentes. Assim, identificaram-se evidências de confiabilidade, validade interna, de construto e de conteúdo, seguindo pressupostos indicados na literatura. Em complemento, investigou-se a percepção de usuários em relação aos aspectos essenciais para a criação e manutenção de um relacionamento com uma rede social, bem como se avaliou o índice de satisfação com as redes sociais dos usuários pesquisados. Enquanto principais resultados, destacam-se a construção e validação da ERC Redes Sociais, bem como a identificação dos fatores Lealdade, Conteúdo e Interação como aspectos fundamentais para o relacionamento de usuários com redes sociais, além de um índice de satisfação de 35%. Dessa forma, alcançaram-se os objetivos do estudo, contribuindo com as pesquisas do campo de marketing de relacionamento, CRM e redes sociais, e auxiliando na tomada de decisões gerenciais a respeito da temática, assim como colaborando para o aprimoramento de experiências dos usuários em redes sociais.Submitted by Amanda Marto (martoamanda2@gmail.com) on 2021-10-18T16:27:18Z No. of bitstreams: 1 2021_YuriDeSouzaOdaguiriEnes_tcc.pdf: 3691140 bytes, checksum: 7a9f1b5903ffaeb77b91ccbce2164267 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-10-18T18:06:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_YuriDeSouzaOdaguiriEnes_tcc.pdf: 3691140 bytes, checksum: 7a9f1b5903ffaeb77b91ccbce2164267 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-18T18:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_YuriDeSouzaOdaguiriEnes_tcc.pdf: 3691140 bytes, checksum: 7a9f1b5903ffaeb77b91ccbce2164267 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRedes sociais on-line - comportamento de usuáriosCRM (Custumer Relationship Management)Satisfação do consumidorCovid-19Comportamento do consumidorEvidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-10-18T18:06:52Z2021-10-18T18:06:52Z2021-03-30porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28948/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_YuriDeSouzaOdaguiriEnes_tcc.pdf2021_YuriDeSouzaOdaguiriEnes_tcc.pdfapplication/pdf3691140http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28948/1/2021_YuriDeSouzaOdaguiriEnes_tcc.pdf7a9f1b5903ffaeb77b91ccbce2164267MD5110483/289482021-10-18 15:06:52.318oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-18T18:06:52Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais
title Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais
spellingShingle Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais
Enes, Yuri de Souza Odaguiri
Redes sociais on-line - comportamento de usuários
CRM (Custumer Relationship Management)
Satisfação do consumidor
Covid-19
Comportamento do consumidor
title_short Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais
title_full Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais
title_fullStr Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais
title_full_unstemmed Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais
title_sort Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais
author Enes, Yuri de Souza Odaguiri
author_facet Enes, Yuri de Souza Odaguiri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Enes, Yuri de Souza Odaguiri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiuza, Gisela Demo
contributor_str_mv Fiuza, Gisela Demo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Redes sociais on-line - comportamento de usuários
CRM (Custumer Relationship Management)
Satisfação do consumidor
Covid-19
Comportamento do consumidor
topic Redes sociais on-line - comportamento de usuários
CRM (Custumer Relationship Management)
Satisfação do consumidor
Covid-19
Comportamento do consumidor
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-18T18:06:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-18T18:06:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ENES, Yuri de Souza Odaguiri. Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais. 2021. 161 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/28948
identifier_str_mv ENES, Yuri de Souza Odaguiri. Evidências de validade de uma escala de relacionamento com usuários de redes sociais. 2021. 161 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/28948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28948/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28948/1/2021_YuriDeSouzaOdaguiriEnes_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
7a9f1b5903ffaeb77b91ccbce2164267
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493160966225920