Modelagem de bancada de testes para avaliação do comportamento dinâmico de Powertrains de turbinas eólicas ou hidrocinéticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kalkmann, Anderson
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/11545
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015.
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spelling Kalkmann, AndersonMorais, Marcus Vinicius Girão deKALKMANN, Anderson. Modelagem de bancada de testes para avaliação do comportamento dinâmico de Powertrains de turbinas eólicas ou hidrocinéticas. 2015. xii, 101 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11545Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015.O presente trabalho apresenta a modelagem em MATLAB/ Simulink de uma bancada de testes de turbinas eólicas e hidrocinéticas. São desenvolvidos modelos que simulem o comportamento dinâmico de eixos, caixas de engrenagens e gerador síncrono de polo permanente. Além disso, modelos de dissipação de energia também são desenvolvidos e adicionados ao modelo da bancada. Com todos os modelos integrados, são então feitas algumas simulações iniciais a fim de se averiguar o comportamento do sistema. Valores de torque e potência nos eixos de baixa e alta rotação no decorrer do tempo são obtidos, bem como gráficos de evolução temporal da velocidade e deslocamento angular. A resposta em frequência do sistema é finalmente obtida, possibilitando também a identificação das frequências naturais. ______________________________________________________________________ ABSTRACTThis present work shows a modelling of a wind-hydrokinetic test rig using the MATLAB tool Simulink. Block models are developed to simulate the dynamic behavior of shafts, gearboxes, and permanent magnet synchronous generator. Furthermore, systems that introduce energy dissipation, such those due the gearboxes’ efficiency and those caused by the dissipative torque on the main bearing, are implemented on the test-rig model. Once all systems are modeled and integrated, some first simulations are ran, aiming to verify the behavior of the test-rig. Values of torque and power of the low and high speed shafts are calculated along the time as well as graphs of speed and angular position in time domain. The frequency response of the system is finally obtained, making it possible to identify the system’s natural frequencies.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-12-08T15:45:47Z No. of bitstreams: 1 2015_AndersonKalkmann.pdf: 3842745 bytes, checksum: f64f0e5a4f0142ceb4a696a06f0b30bd (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2015-12-09T11:43:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_AndersonKalkmann.pdf: 3842745 bytes, checksum: f64f0e5a4f0142ceb4a696a06f0b30bd (MD5)Made available in DSpace on 2015-12-09T11:45:29Z (GMT). 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