Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: uma produção multimodalizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sheilla Andrade
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reis, Maria da Glória Magalhães dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1450
Resumo: Resumo O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação de Linguística Aplicada da Universidade de Brasília; objetiva apresentar uma proposta de produção escrita apoiada em reflexões sobre leitura e escrita na contemporaneidade. A proposta consistiu na produção de um pôster biográfico sobre o líder religioso Dalai Lama, com o propósito de criar oportunidades para os aprendizes desenvolverem capacidades escritas, assim como, fazerem uso de ferramentas digitais. Como metodologia foi utilizada a pesquisa-ação. Esperou-se que a atividade permitisse os aprendizes ampliarem o conhecimento de mundo a partir do desenvolvimento da leitura e da escrita em língua inglesa. Os dados revelaram que apesar das dificuldades, de uso da língua e manuseio das ferramentas digitais, os participantes realizaram a atividade proposta e houve uma ampliação do conhecimento de mundo através da língua inglesa. Palavras-chave: Produção escrita. Ferramentas digitais. Modos semióticos.   Reading and writing practices in a contemporary society: a multimodal production Abstract This article is an excerpt of a master's research developed at the Applied Linguistics Graduate Program at the University of Brasilia; It aims to present a a written production propose supported by reading and writing reflections on the contemporary society. The proposal was the production of a biographical poster on the religious leader Dalai Lama, in order to create opportunities for learners to develop written capacities, as well as make use of digital tools. The methodology used was an action research. It was expected that the activity would allow learners to amplified the world knowledge from the development of reading and writing in English language. The data revealed that despite the difficulties of language use and handling of digital tools, participants performed the activity proposed and there was an expansion of knowledge of the world through the English language. Keywords: Written production. Digital tools. Semiotic modes.
id UNB-30_0b86daeb67096de53a0be72ea94ac50b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1450
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: uma produção multimodalizadaProdução escrita;Ferramentas digitais;Modos semióticosResumo O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação de Linguística Aplicada da Universidade de Brasília; objetiva apresentar uma proposta de produção escrita apoiada em reflexões sobre leitura e escrita na contemporaneidade. A proposta consistiu na produção de um pôster biográfico sobre o líder religioso Dalai Lama, com o propósito de criar oportunidades para os aprendizes desenvolverem capacidades escritas, assim como, fazerem uso de ferramentas digitais. Como metodologia foi utilizada a pesquisa-ação. Esperou-se que a atividade permitisse os aprendizes ampliarem o conhecimento de mundo a partir do desenvolvimento da leitura e da escrita em língua inglesa. Os dados revelaram que apesar das dificuldades, de uso da língua e manuseio das ferramentas digitais, os participantes realizaram a atividade proposta e houve uma ampliação do conhecimento de mundo através da língua inglesa. Palavras-chave: Produção escrita. Ferramentas digitais. Modos semióticos.   Reading and writing practices in a contemporary society: a multimodal production Abstract This article is an excerpt of a master's research developed at the Applied Linguistics Graduate Program at the University of Brasilia; It aims to present a a written production propose supported by reading and writing reflections on the contemporary society. The proposal was the production of a biographical poster on the religious leader Dalai Lama, in order to create opportunities for learners to develop written capacities, as well as make use of digital tools. The methodology used was an action research. It was expected that the activity would allow learners to amplified the world knowledge from the development of reading and writing in English language. The data revealed that despite the difficulties of language use and handling of digital tools, participants performed the activity proposed and there was an expansion of knowledge of the world through the English language. Keywords: Written production. Digital tools. Semiotic modes.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2017-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/145010.26512/rhla.v15i2.1450Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 2 (2016)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 2 (2016)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1450/1281Souza, Sheilla AndradeReis, Maria da Glória Magalhães dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1450Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:23.148587Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: uma produção multimodalizada
title Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: uma produção multimodalizada
spellingShingle Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: uma produção multimodalizada
Souza, Sheilla Andrade
Produção escrita;
Ferramentas digitais;
Modos semióticos
title_short Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: uma produção multimodalizada
title_full Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: uma produção multimodalizada
title_fullStr Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: uma produção multimodalizada
title_full_unstemmed Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: uma produção multimodalizada
title_sort Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: uma produção multimodalizada
author Souza, Sheilla Andrade
author_facet Souza, Sheilla Andrade
Reis, Maria da Glória Magalhães dos
author_role author
author2 Reis, Maria da Glória Magalhães dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sheilla Andrade
Reis, Maria da Glória Magalhães dos
dc.subject.por.fl_str_mv Produção escrita;
Ferramentas digitais;
Modos semióticos
topic Produção escrita;
Ferramentas digitais;
Modos semióticos
description Resumo O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação de Linguística Aplicada da Universidade de Brasília; objetiva apresentar uma proposta de produção escrita apoiada em reflexões sobre leitura e escrita na contemporaneidade. A proposta consistiu na produção de um pôster biográfico sobre o líder religioso Dalai Lama, com o propósito de criar oportunidades para os aprendizes desenvolverem capacidades escritas, assim como, fazerem uso de ferramentas digitais. Como metodologia foi utilizada a pesquisa-ação. Esperou-se que a atividade permitisse os aprendizes ampliarem o conhecimento de mundo a partir do desenvolvimento da leitura e da escrita em língua inglesa. Os dados revelaram que apesar das dificuldades, de uso da língua e manuseio das ferramentas digitais, os participantes realizaram a atividade proposta e houve uma ampliação do conhecimento de mundo através da língua inglesa. Palavras-chave: Produção escrita. Ferramentas digitais. Modos semióticos.   Reading and writing practices in a contemporary society: a multimodal production Abstract This article is an excerpt of a master's research developed at the Applied Linguistics Graduate Program at the University of Brasilia; It aims to present a a written production propose supported by reading and writing reflections on the contemporary society. The proposal was the production of a biographical poster on the religious leader Dalai Lama, in order to create opportunities for learners to develop written capacities, as well as make use of digital tools. The methodology used was an action research. It was expected that the activity would allow learners to amplified the world knowledge from the development of reading and writing in English language. The data revealed that despite the difficulties of language use and handling of digital tools, participants performed the activity proposed and there was an expansion of knowledge of the world through the English language. Keywords: Written production. Digital tools. Semiotic modes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1450
10.26512/rhla.v15i2.1450
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1450
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v15i2.1450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1450/1281
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 2 (2016)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 2 (2016)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345357766656