Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jorge Luiz da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Wanderlei Abadio de, Bono, Elvio Luciano, Dib, Marina Azôr, Bazon, Marina Rezende, Silva, Marta Angélica Iossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18049
Resumo: The present study consists of a systematic review of longitudinal studies investigating the association between school bullying and offensive behavior during adolescence and criminal behavior in adulthood. A bibliographic search was conducted in five international databases (ERIC, LILACS, Scopus, PsycINFO and Web of Science) and a national electronic library (Scielo). A total of 13 studies that met the inclusion criteria were selected. Most studies report a statistically significant relationship between bullying and illegal actions committed by adolescents and adults. In some of the analyzed studies a significant relationship remained after controlling for other risk factors during childhood, indicating that bullying is an independent risk factor and reinforcing the need to address and prevent school bullying at an early stage.
id UNB-4_b3cc5a0770ed0e4cdc3ffcb3acae8aa9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18049
network_acronym_str UNB-4
network_name_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository_id_str
spelling Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinaisTratamento e Prevenção Psicológica; Desvios da CondutaBullyingDelinquência juvenilCrimeRevisão de literaturaBullyingJuvenile delinquencyCrimeLiterature reviewThe present study consists of a systematic review of longitudinal studies investigating the association between school bullying and offensive behavior during adolescence and criminal behavior in adulthood. A bibliographic search was conducted in five international databases (ERIC, LILACS, Scopus, PsycINFO and Web of Science) and a national electronic library (Scielo). A total of 13 studies that met the inclusion criteria were selected. Most studies report a statistically significant relationship between bullying and illegal actions committed by adolescents and adults. In some of the analyzed studies a significant relationship remained after controlling for other risk factors during childhood, indicating that bullying is an independent risk factor and reinforcing the need to address and prevent school bullying at an early stage.O presente estudo consiste de uma revisão sistemática de estudos longitudinais que investigaram a associação entre bullying escolar e conduta infracional na adolescência e criminosa na idade adulta. Realizou-se uma busca bibliográfica em cinco bases de dados internacionais (ERIC, LILACS, Scopus, PsycINFO e Web of Science) e uma biblioteca eletrônica nacional (Scielo). Foram selecionados 13 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. A maioria dos trabalhos encontrou associação estatisticamente significativa entre bullying e cometimento de atos contrários à lei por adolescentes e adultos. Em alguns deles, a associação permaneceu significativa após o controle de outros fatores de risco na infância, sinalizando, assim, ser o bullying um fator de risco independente. Isso reforça a necessidade de se prevenir e enfrentar precocemente o bullying escolar.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2016-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18049Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 32 No. 1 (2016): Revista Psicologia: teoria e pesquisaPsicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 32 Núm. 1 (2016): Revista Psicologia: teoria e pesquisaPsicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 32 No. 1 (2016): Revista Psicologia: teoria e pesquisaPsicologia: Teoria e Pesquisa; v. 32 n. 1 (2016): Revista Psicologia: teoria e pesquisa1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18049/16544https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18049/17768Silva, Jorge Luiz daOliveira, Wanderlei Abadio deBono, Elvio LucianoDib, Marina AzôrBazon, Marina RezendeSilva, Marta Angélica Iossiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-19T19:52:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18049Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2018-11-19T19:52:49Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais
title Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais
spellingShingle Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais
Silva, Jorge Luiz da
Tratamento e Prevenção Psicológica; Desvios da Conduta
Bullying
Delinquência juvenil
Crime
Revisão de literatura
Bullying
Juvenile delinquency
Crime
Literature review
title_short Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais
title_full Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais
title_fullStr Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais
title_full_unstemmed Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais
title_sort Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais
author Silva, Jorge Luiz da
author_facet Silva, Jorge Luiz da
Oliveira, Wanderlei Abadio de
Bono, Elvio Luciano
Dib, Marina Azôr
Bazon, Marina Rezende
Silva, Marta Angélica Iossi
author_role author
author2 Oliveira, Wanderlei Abadio de
Bono, Elvio Luciano
Dib, Marina Azôr
Bazon, Marina Rezende
Silva, Marta Angélica Iossi
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jorge Luiz da
Oliveira, Wanderlei Abadio de
Bono, Elvio Luciano
Dib, Marina Azôr
Bazon, Marina Rezende
Silva, Marta Angélica Iossi
dc.subject.por.fl_str_mv Tratamento e Prevenção Psicológica; Desvios da Conduta
Bullying
Delinquência juvenil
Crime
Revisão de literatura
Bullying
Juvenile delinquency
Crime
Literature review
topic Tratamento e Prevenção Psicológica; Desvios da Conduta
Bullying
Delinquência juvenil
Crime
Revisão de literatura
Bullying
Juvenile delinquency
Crime
Literature review
description The present study consists of a systematic review of longitudinal studies investigating the association between school bullying and offensive behavior during adolescence and criminal behavior in adulthood. A bibliographic search was conducted in five international databases (ERIC, LILACS, Scopus, PsycINFO and Web of Science) and a national electronic library (Scielo). A total of 13 studies that met the inclusion criteria were selected. Most studies report a statistically significant relationship between bullying and illegal actions committed by adolescents and adults. In some of the analyzed studies a significant relationship remained after controlling for other risk factors during childhood, indicating that bullying is an independent risk factor and reinforcing the need to address and prevent school bullying at an early stage.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18049
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18049/16544
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18049/17768
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 32 No. 1 (2016): Revista Psicologia: teoria e pesquisa
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 32 Núm. 1 (2016): Revista Psicologia: teoria e pesquisa
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 32 No. 1 (2016): Revista Psicologia: teoria e pesquisa
Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 32 n. 1 (2016): Revista Psicologia: teoria e pesquisa
1806-3446
0102-3772
reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
collection Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv revistaptp@gmail.com
_version_ 1788355265411678208