Poemas entre músicas:: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinoco, Robson Coelho
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Alexandria, Marília de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9736
Resumo: A partir do sentido dialógico de uma dada linguagem poético-musical pode se estruturar um processo didático com atividades que melhor relacionem literatura e música (popular e clássica). Referente à audição de músicas e leitura literária, essa didática objetiva entender os alunos como indivíduos representados por um forte componente dialógico de recepção ético-estética. Assim, no atual contexto social de globalização hiperfacetada e informações multissemióticas acredita-se que, à medida que o aluno-indivíduo perceba a relação dessa dialogia artística, a percepção da musicalidade implícita nos versos de poemas possibilitará que ela seja apreendida, também, como elemento melopoético contemporâneo. Para tanto, e apoiados em conceitos de Mikhail Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, os fundamentos teóricos de tal processo didático valorizam, basicamente, uma concepção comparada, dialógica e interacionista dessas linguagens artísticas. 
id UNB-5_d09b7656f2beb2d1a820f44d5622ca35
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9736
network_acronym_str UNB-5
network_name_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
repository_id_str
spelling Poemas entre músicas:: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporâneaA partir do sentido dialógico de uma dada linguagem poético-musical pode se estruturar um processo didático com atividades que melhor relacionem literatura e música (popular e clássica). Referente à audição de músicas e leitura literária, essa didática objetiva entender os alunos como indivíduos representados por um forte componente dialógico de recepção ético-estética. Assim, no atual contexto social de globalização hiperfacetada e informações multissemióticas acredita-se que, à medida que o aluno-indivíduo perceba a relação dessa dialogia artística, a percepção da musicalidade implícita nos versos de poemas possibilitará que ela seja apreendida, também, como elemento melopoético contemporâneo. Para tanto, e apoiados em conceitos de Mikhail Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, os fundamentos teóricos de tal processo didático valorizam, basicamente, uma concepção comparada, dialógica e interacionista dessas linguagens artísticas. Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia2011-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/973610.1590/2316-40183710Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 37 (2011): Literatura e outras linguagens; 157-169Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 37 (2011): Literatura e outras linguagens; 157-1692316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9736/8599Tinoco, Robson CoelhoAlexandria, Marília deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-30T16:33:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9736Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-30T16:33:51Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Poemas entre músicas:: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea
title Poemas entre músicas:: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea
spellingShingle Poemas entre músicas:: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea
Tinoco, Robson Coelho
title_short Poemas entre músicas:: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea
title_full Poemas entre músicas:: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea
title_fullStr Poemas entre músicas:: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea
title_full_unstemmed Poemas entre músicas:: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea
title_sort Poemas entre músicas:: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea
author Tinoco, Robson Coelho
author_facet Tinoco, Robson Coelho
Alexandria, Marília de
author_role author
author2 Alexandria, Marília de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tinoco, Robson Coelho
Alexandria, Marília de
description A partir do sentido dialógico de uma dada linguagem poético-musical pode se estruturar um processo didático com atividades que melhor relacionem literatura e música (popular e clássica). Referente à audição de músicas e leitura literária, essa didática objetiva entender os alunos como indivíduos representados por um forte componente dialógico de recepção ético-estética. Assim, no atual contexto social de globalização hiperfacetada e informações multissemióticas acredita-se que, à medida que o aluno-indivíduo perceba a relação dessa dialogia artística, a percepção da musicalidade implícita nos versos de poemas possibilitará que ela seja apreendida, também, como elemento melopoético contemporâneo. Para tanto, e apoiados em conceitos de Mikhail Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, os fundamentos teóricos de tal processo didático valorizam, basicamente, uma concepção comparada, dialógica e interacionista dessas linguagens artísticas. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer Reviewed
Evaluado por los pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9736
10.1590/2316-40183710
url https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9736
identifier_str_mv 10.1590/2316-40183710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9736/8599
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
dc.source.none.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 37 (2011): Literatura e outras linguagens; 157-169
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 37 (2011): Literatura e outras linguagens; 157-169
2316-4018
1518-0158
reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
collection Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com
_version_ 1788355294839963648