Morais do drama urbano:: violência policial, discurso midiático e produção de contos morais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durão, Susana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Coelho, Maria Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade e Estado
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5928
Resumo: Este trabalho analisa a cobertura midiática do assassinato de Evandro João da Silva, um dos “líderes” do Grupo Cultural AfroReggae (GCAR), ocorrido no Centro do Rio de Janeiro, em outubro de 2009, em consequência de reação a um assalto. A análise baseia-se na interpretação de que as propostas de intervenção social do GCAR constituem um “projeto moral” ancorado na noção de responsabilidade para com o outro. Este projeto seria desenvolvido, no plano discursivo, através de pequenos “contos morais”, que têm como protagonista o sobrevivente, cuja marca emocional é a esperança. Porém, a morte de Evandro insere um dado novo nestes contos: seu protagonista é um mártir, associado não à esperança, mas à utopia. Tomamos este escândalo de opinião pública como um drama social, um momento em que a “sociedade” (neste caso a carioca) discute a si mesma, ou, dito de outro modo, como um ritual, nos termos de Geertz (1978), uma “história que a sociedade conta sobre ela mesma para si mesma”. Qual seria então a “moral” desta história que coloca o GCAR diante de um desafio: lidar com a emergência de um mártir em suas fileiras de sobreviventes? O material analisado é a cobertura do evento no jornal O Globo, no período de 19 a 24 de outubro de 2009. O foco da análise está nas representações da instituição policial presentes nas falas dos diversos atores sociais participantes do debate: autoridades, especialistas, membros do grupo e leitores do jornal.
id UNB-9_a374b92d74a07b7fcdee5e85e440995e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5928
network_acronym_str UNB-9
network_name_str Sociedade e Estado
repository_id_str
spelling Morais do drama urbano:: violência policial, discurso midiático e produção de contos moraisGrupo Cultural AfroReggaeMovimentos sociaisDiscurso midiáticoPoliciamentoViolência urbanaEste trabalho analisa a cobertura midiática do assassinato de Evandro João da Silva, um dos “líderes” do Grupo Cultural AfroReggae (GCAR), ocorrido no Centro do Rio de Janeiro, em outubro de 2009, em consequência de reação a um assalto. A análise baseia-se na interpretação de que as propostas de intervenção social do GCAR constituem um “projeto moral” ancorado na noção de responsabilidade para com o outro. Este projeto seria desenvolvido, no plano discursivo, através de pequenos “contos morais”, que têm como protagonista o sobrevivente, cuja marca emocional é a esperança. Porém, a morte de Evandro insere um dado novo nestes contos: seu protagonista é um mártir, associado não à esperança, mas à utopia. Tomamos este escândalo de opinião pública como um drama social, um momento em que a “sociedade” (neste caso a carioca) discute a si mesma, ou, dito de outro modo, como um ritual, nos termos de Geertz (1978), uma “história que a sociedade conta sobre ela mesma para si mesma”. Qual seria então a “moral” desta história que coloca o GCAR diante de um desafio: lidar com a emergência de um mártir em suas fileiras de sobreviventes? O material analisado é a cobertura do evento no jornal O Globo, no período de 19 a 24 de outubro de 2009. O foco da análise está nas representações da instituição policial presentes nas falas dos diversos atores sociais participantes do debate: autoridades, especialistas, membros do grupo e leitores do jornal.Departamento de Sociologia - UnB/SOL2016-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5928Sociedade e Estado; Vol. 29 No. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 921-940Sociedade e Estado; Vol. 29 Núm. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 921-940Sociedade e Estado; v. 29 n. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 921-9401980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5928/5372Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDurão, SusanaCoelho, Maria Claudia2022-04-26T21:29:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5928Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2022-04-26T21:29:33Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Morais do drama urbano:: violência policial, discurso midiático e produção de contos morais
title Morais do drama urbano:: violência policial, discurso midiático e produção de contos morais
spellingShingle Morais do drama urbano:: violência policial, discurso midiático e produção de contos morais
Durão, Susana
Grupo Cultural AfroReggae
Movimentos sociais
Discurso midiático
Policiamento
Violência urbana
title_short Morais do drama urbano:: violência policial, discurso midiático e produção de contos morais
title_full Morais do drama urbano:: violência policial, discurso midiático e produção de contos morais
title_fullStr Morais do drama urbano:: violência policial, discurso midiático e produção de contos morais
title_full_unstemmed Morais do drama urbano:: violência policial, discurso midiático e produção de contos morais
title_sort Morais do drama urbano:: violência policial, discurso midiático e produção de contos morais
author Durão, Susana
author_facet Durão, Susana
Coelho, Maria Claudia
author_role author
author2 Coelho, Maria Claudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Durão, Susana
Coelho, Maria Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo Cultural AfroReggae
Movimentos sociais
Discurso midiático
Policiamento
Violência urbana
topic Grupo Cultural AfroReggae
Movimentos sociais
Discurso midiático
Policiamento
Violência urbana
description Este trabalho analisa a cobertura midiática do assassinato de Evandro João da Silva, um dos “líderes” do Grupo Cultural AfroReggae (GCAR), ocorrido no Centro do Rio de Janeiro, em outubro de 2009, em consequência de reação a um assalto. A análise baseia-se na interpretação de que as propostas de intervenção social do GCAR constituem um “projeto moral” ancorado na noção de responsabilidade para com o outro. Este projeto seria desenvolvido, no plano discursivo, através de pequenos “contos morais”, que têm como protagonista o sobrevivente, cuja marca emocional é a esperança. Porém, a morte de Evandro insere um dado novo nestes contos: seu protagonista é um mártir, associado não à esperança, mas à utopia. Tomamos este escândalo de opinião pública como um drama social, um momento em que a “sociedade” (neste caso a carioca) discute a si mesma, ou, dito de outro modo, como um ritual, nos termos de Geertz (1978), uma “história que a sociedade conta sobre ela mesma para si mesma”. Qual seria então a “moral” desta história que coloca o GCAR diante de um desafio: lidar com a emergência de um mártir em suas fileiras de sobreviventes? O material analisado é a cobertura do evento no jornal O Globo, no período de 19 a 24 de outubro de 2009. O foco da análise está nas representações da instituição policial presentes nas falas dos diversos atores sociais participantes do debate: autoridades, especialistas, membros do grupo e leitores do jornal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5928
url https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5928/5372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade e Estado; Vol. 29 No. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 921-940
Sociedade e Estado; Vol. 29 Núm. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 921-940
Sociedade e Estado; v. 29 n. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 921-940
1980-5462
0102-6992
reponame:Sociedade e Estado
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Sociedade e Estado
collection Sociedade e Estado
repository.name.fl_str_mv Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br
_version_ 1788355306650075136