Entre escola e universidade : dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Taís
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hartmann, Luciana, Machado, Marina Marcondes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30934
http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579
Resumo: Este texto, escrito a seis mãos, insiste na não-dicotomia entre corpo e mente, ação e pensamento, objetividade e subjetividade, de modo a alcançar as férteis relações adulto-criança no âmbito da ficcionalidade. Defende o exercício da docência do teatro tanto na universidade quanto na escola, na chave de uma dramaturgia encarnada: modo de escrita e de uso do texto dramatúrgico no qual a corporalidade é central. Apresentando mais perguntas do que respostas, busca por um trabalho dramatúrgico que narra, dialoga, propõe performatividade e mudança nos mundos de vida dos discentes das Licenciaturas em Teatro, bem como os mundos de vida de seus futuros alunos, crianças e jovens brasileiros.
id UNB_0e7bbc3a0adf67c9d7193203f7f26e91
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30934
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ferreira, TaísHartmann, LucianaMachado, Marina Marcondes2018-01-04T19:15:48Z2018-01-04T19:15:48Z2017-01FERREIRA, Taís; HARTMANN, Luciana; MACHADO, Marina Marcondes. Entre escola e universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100045&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________FERREIRA, Taís; HARTMANN, Luciana; MACHADO, Marina Marcondes. Between school and university: dinosaurs and little notebooks towards an embodied dramaturgy. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100045&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30934http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579Este texto, escrito a seis mãos, insiste na não-dicotomia entre corpo e mente, ação e pensamento, objetividade e subjetividade, de modo a alcançar as férteis relações adulto-criança no âmbito da ficcionalidade. Defende o exercício da docência do teatro tanto na universidade quanto na escola, na chave de uma dramaturgia encarnada: modo de escrita e de uso do texto dramatúrgico no qual a corporalidade é central. Apresentando mais perguntas do que respostas, busca por um trabalho dramatúrgico que narra, dialoga, propõe performatividade e mudança nos mundos de vida dos discentes das Licenciaturas em Teatro, bem como os mundos de vida de seus futuros alunos, crianças e jovens brasileiros.This six-hand written paper insists on the non-dichotomy between body and mind, action and thought, objectivity and subjectivity, in order to reach the fertile adult-child relationships within fictionality. It supports the practice of theater teaching both at the university and at school, in the key of an embodied dramaturgy: a writing mode and usage of the dramaturgical text in which corporeality is central. Presenting more questions than answering them, it searches for a dramaturgical work that narrates, dialogues, and proposes performativity and changes in the worlds-of-life of teachers in Undergraduate Theater Teachers Education as well as in the worlds-of-life of their prospective students, Brazilian children and teenagers.Cet article, écrit à six mains, insiste sur la non-dichotomie entre le corps et l'esprit, l'action et la pensée, l'objectivité et la subjectivité, afin d'arriver aux fécondes relations entre l'adulte et l'enfant au sein de la fictionalité. Défend la pratique de l'enseignement du théâtre à l'université et à l'école, dans le cadre d'une dramaturgie incarnée: façon d'écriture et d'usage du texte dramaturgique dans lequel la corporéité est central. Présentant plus de questions que de réponses, on cherche un travail dramaturgique que raconte, converse, et propose performativité et changement dans les mondes de vie des étudiants du premier cycle de Théâtre, ainsi que les mondes de la vie de ses futurs étudiants, les enfants et les jeunes Brésiliens.porengUniversidade Federal do Rio Grande do SulRevista Brasileira de Estudos da Presença - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100045&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessEntre escola e universidade : dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnadaBetween school and university : dinosaurs and little notebooks towards an embodied dramaturgyEntre l'école et à l'université : dinosaures et petits cahiers par un dramaturgie incarnéinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTeatro (Literatura) - técnicaCulturaInfância e juventudereponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_EntreEscolaUniversidade.pdfARTIGO_EntreEscolaUniversidade.pdfapplication/pdf509276http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30934/1/ARTIGO_EntreEscolaUniversidade.pdf0699c52c0f514183e61f9e5fbf078f24MD51open accessARTIGO_BetweenSchoolUniversity.pdfARTIGO_BetweenSchoolUniversity.pdfapplication/pdf520914http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30934/2/ARTIGO_BetweenSchoolUniversity.pdfbb177e14262bb3c433ac0dff4ffc5a12MD52open access10482/309342023-05-26 21:02:30.098open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30934Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:02:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre escola e universidade : dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Between school and university : dinosaurs and little notebooks towards an embodied dramaturgy
Entre l'école et à l'université : dinosaures et petits cahiers par un dramaturgie incarné
title Entre escola e universidade : dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada
spellingShingle Entre escola e universidade : dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada
Ferreira, Taís
Teatro (Literatura) - técnica
Cultura
Infância e juventude
title_short Entre escola e universidade : dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada
title_full Entre escola e universidade : dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada
title_fullStr Entre escola e universidade : dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada
title_full_unstemmed Entre escola e universidade : dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada
title_sort Entre escola e universidade : dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada
author Ferreira, Taís
author_facet Ferreira, Taís
Hartmann, Luciana
Machado, Marina Marcondes
author_role author
author2 Hartmann, Luciana
Machado, Marina Marcondes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Taís
Hartmann, Luciana
Machado, Marina Marcondes
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Teatro (Literatura) - técnica
Cultura
topic Teatro (Literatura) - técnica
Cultura
Infância e juventude
dc.subject.keyword.none.fl_str_mv Infância e juventude
description Este texto, escrito a seis mãos, insiste na não-dicotomia entre corpo e mente, ação e pensamento, objetividade e subjetividade, de modo a alcançar as férteis relações adulto-criança no âmbito da ficcionalidade. Defende o exercício da docência do teatro tanto na universidade quanto na escola, na chave de uma dramaturgia encarnada: modo de escrita e de uso do texto dramatúrgico no qual a corporalidade é central. Apresentando mais perguntas do que respostas, busca por um trabalho dramatúrgico que narra, dialoga, propõe performatividade e mudança nos mundos de vida dos discentes das Licenciaturas em Teatro, bem como os mundos de vida de seus futuros alunos, crianças e jovens brasileiros.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-04T19:15:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-04T19:15:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Taís; HARTMANN, Luciana; MACHADO, Marina Marcondes. Entre escola e universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100045&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
FERREIRA, Taís; HARTMANN, Luciana; MACHADO, Marina Marcondes. Between school and university: dinosaurs and little notebooks towards an embodied dramaturgy. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100045&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30934
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579
identifier_str_mv FERREIRA, Taís; HARTMANN, Luciana; MACHADO, Marina Marcondes. Entre escola e universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100045&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
FERREIRA, Taís; HARTMANN, Luciana; MACHADO, Marina Marcondes. Between school and university: dinosaurs and little notebooks towards an embodied dramaturgy. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100045&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30934
http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30934/1/ARTIGO_EntreEscolaUniversidade.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30934/2/ARTIGO_BetweenSchoolUniversity.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0699c52c0f514183e61f9e5fbf078f24
bb177e14262bb3c433ac0dff4ffc5a12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405288594145280